19/07/2022

INOVAÇÃO E MUDANÇAS EM UMA ORGANIZAÇÃO

Tomadas de decisões impactantes na inovação e mudança organizacional
 
 
 
José Alexandre Fernandes Locci 
Must University 
 
 
Resumo: a busca por inovação nas organizações demanda de uma visão fortalecida em processos de gestão de mudanças, uma vez, que para adaptar as organizações as demandas e exigências de um mercado consumidor, está cada vez mais acentuada. Sendo que pelo próprio avanço dos conceitos de Tecnologia da Inovação e Comunicação – TIC presente em todas as organizações, esse processo exige das mesmas um olhar mais reflexivo e sistemático para operar com mais eficiência e eficácia neste mercado globalizado e altamente concorrencial. Focar as ações organizacionais na visão sistêmica e orientação para processos, que visem atender as expectativas dos consumidores é essencial, portanto, faz-se necessário o uso de sistemas e processos que viabilizem um diagnóstico muito mais aprofundado dos desejos, expectativas dos clientes finais, neste momento entra em cena ferramentas e sistemas que possam dar sustentação a análise de informações, que possam subsidiar os processos de tomada de decisão, dentre os quais serão tratados neste artigo dois processos fundamentais, sendo eles o BI – Business Intelligence e o ERP – Enterprise Resources Planning. Ambos conceitos possibilitam e viabilizam uma análise muito mais apurada e concisa, propiciando aos analistas de negócios e gestores, uma gama de informações rica e aprofundada sobre tendências de mercado e desempenho organizacional, que naturalmente impactarão em todos os processos de tomadas de decisões, em conformidade com o planejamento estratégico organizacional. 
 
Palavras-chave: Business Intelligence. Dashboard. Enterprise resources planning. Estratégia. Informações. Tomada de decisão. 
 
 
 
 
 
 
INNOVATION AND CHANGES IN AN ORGANIZATION
 
Impactful decision-making on innovation and organizational changes
 
 
Abstract: the search for innovation in organizations demands a strengthened vision in change management processes, once that adapting organizations to the demands and requirements of a consumer market it is increasingly accentuated. Due to the advancement of the concepts of Innovation and Communication Technology - ICT present in all organizations, this process requires a more reflective and systematic look to operate more efficiently and effectively in this globalized and highly competitive market. Focusing organizational actions on a systemic view and process orientation, which aim to meet consumer expectations is essential, therefore, it is necessary to use systems and processes that enable a much more in-depth diagnosis of the wishes, expectations of end customers. In this moment comes into play tools and systems that can support the analysis of information, that can subsidize the decision-making processes, among which two fundamental processes that will be dealt with in this paper: BI - Business Intelligence and ERP - Enterprise Resources Planning. Both concepts enable a much more accurate and concise analysis, providing business analysts and managers with a rich and in-depth range of information on market trends and organizational performance, which will naturally impact on all decision-making processes, accordingly with strategic organizational planning. 
 
Keywords: Business Intelligence. Dashboard. Enterprise resources planning. Strategy. Information. Decision making.
1 Introdução 
Quando se avalia o mercado atual e a forma de competitividade exigida pelo mesmo, para a manutenção e longevidade das organizações e instituições, obrigatoriamente demandam das organizações ações e tomadas de decisões eficazes, que possibilitem, tanto a manutenção, quanto o avanço/crescimento das organizações.
 
Portanto, faz-se necessário um olhar mais detalhado e apurando para acompanhar as tendências de mercado e demandas do mercado consumidor, portanto, manter-se atualizado e alinhado com as novas premissas e demandas que surgem constantemente, procurando cada vez mais entender as “dores”, necessidades e expectativas dos clientes finais é um processo de ação continuada de pesquisa, análise e atualização para que se possa manter as organizações e/ou instituições adaptadas a esse novo momento, sendo assim, o mercado requer profissionais atualizados e dispostos a buscar a inovação de maneira rotineira.
 
Esse artigo foi desenvolvido baseado em pesquisas e estudos bibliográficos, com análise de informações obtidas em websites, artigos, livros e apostilas. Toda a pesquisa considerou os conceitos apresentados pelos seus respectivos autores e fundamentaram a análise para o desenvolvimento do artigo, sobre os impactos nas organizações e instituições em seus processos decisórios, pautado em dados e informações relevantes que deem sustentação nas análises de resultados e tendências de mercado, objetivando oferecer as organizações a possibilidade de se tornarem mais atrativas, através de diferenciais competitivos que permitam a mesma enfrentar e se sobressair perante a concorrência .
 
2 Desenvolvimento 
Construir um cenário corporativo, que ofereça condições para as organizações operarem com uma visão por processos é requisito básico para toda e qualquer empresa que objetive a melhoria de performance e alcance de resultados.
Para tanto, entender como lidar com a visão por processos é primordial para as organizações, e no quadro abaixo, pode-se identificar com clareza a composição dos tipos de processos.
 
Quadro 1 – Composição dos tipos de processos
 
Os processos organizacionais podem ser classificados de diferentes maneiras. Isso pode ser feito a partir da perspectiva do domínio de aplicação (finanças, petróleo, saúde, etc.), da relação com o negócio (tático, estratégico, operacional) e outros. Não é nosso objetivo aqui fazer uma abordagem das possíveis formas de classificação, mas apenas esclarecer que elas existem. Usaremos a abordagem da classificação pela relação com a função organizacional: primário, suporte e gerencial.    
Os processos primários, muitas vezes chamados de finalísticos, são aqueles que se relacionam diretamente com o cliente da organização, ou seja, são os processos que entregam ao cliente o valor criado pela organização. Considere o caso de uma organização de ensino que ofereça cursos livres, de graduação e de pós-graduação. Os processos de ensino, incluindo matrícula, renovação, aulas, provas e todos os diretamente relacionais, seriam processos primários. Estes processos são ponto a ponto por natureza, pois trazem a demanda do cliente para dentro da organização e devolvem a este cliente o resultado.    
Os processos de suporte, também chamados de apoio, trabalham para os processos primários. Eles não têm relação com o cliente externo da organização, mas sim com o cliente interno. Ou seja, os clientes atendidos pelos processos de suporte são outros processos organizacionais, notadamente os primários. Esses processos têm grande importância e podem guardar em si as maiores oportunidades de melhoria e de aumento de eficiência de uma organização. Podemos citar como exemplo os processos de recursos humanos, tecnologia da informação, apoio administrativo, segurança patrimonial e outros.    
Os processos gerenciais, por sua vez, trabalham para garantir a eficácia e a eficiência dos processos primários e de suporte. Esses processos monitoram e gerenciam os demais, inclusive buscando melhorias ou inovação de todos os processos organizacionais. Podemos citar como exemplos de processos gerencias os relacionados a gestão estratégica, de auditoria, de gestão de projetos, entre outros.  
Fonte: Campos (2014, p. 14 e 15) - Adaptado
 
Objetivando ilustrar como se processa esse mecanismo, Campos (2014, p.15) apresenta um modelo simplificado da construção de processo dos tipos primário, suporte e gerencial.
 
Exemplos hipotéticos de processo dos tipos primário, suporte e gerencial    
EMPRESA ENSINA TUDO    
PRIMÁRIOS
   
  APOIO
   
GERENCIAIS
 
 
Fonte: Campos (2014, p. 15) - Adaptado
 
Considerando os conceitos ora apresentados, o próximo passo é buscar componentes, sistemas e suporte, que subsidiem as organizações em seus processos de tomada de decisão é um enorme desafio para dar sustentação nos processos de mudança e inovação, para o alcance dos resultados esperados.
 
Processo de Negócio é o conjunto de atividades ou tarefas que são estruturadas e giram em torno da produção de um resultado de valor para o cliente, por meio da entrega de um serviço ou produto. Ele mostra O QUE deve ser realizado, COMO deve ser realizado e QUEM é o responsável. (Almeida, 2020).
 
2. 1 Business Intelligence (BI).
Realizar a gestão de mudanças e a busca por inovação, são decisões a serem tomadas pela organização em todos os seus processos e essas ações precisam ser adotadas com velocidade e precisão.
 
Um grande aliado neste processo é o conceito de BI - Business Intelligence, que passa a ser praticamente uma obrigatoriedade nas organizações que primam pela eficácia.
 
Antonelli (2020) diz “resumidamente, o Business Intelligence é um conjunto de conceitos e metodologias que, fazendo o uso de dados extraídos de uma organização, apoia a tomada de decisões”.
 
O BI - Business Intelligence, é uma ferramenta, que viabiliza a tomada de decisão pauta, na mineração de dados, transformando-os em informações consistentes e integradas, que propicia uma visão sistêmica dos processos e interrelações de dados e informações, entre todas as áreas envolvidas no processo.
 
Por sua abrangência de informações, tanto internas que compreendem os processos organizacionais, quanto externas, tais como: demandas de mercado, perfil e histórico de consumo, hábitos e expectativas de clientes, fornecedores, mercado, cenário socioeconômico, pautado em análises de dados, informações e conhecimento, concentrada em dashboards, que por sua essência, apresentam através de configurações gráficas informações relevantes que respaldam os processos de tomada de decisão.
 
Nos processos organizacionais atuais, para que as organizações consigam manter sua saúde financeira, mantendo-se ativa e principalmente competitiva em um mercado, globalizado e de concorrência brutal é mister, um conhecimento aprofundado de seus clientes atuais e potenciais, portanto, conhecer seus hábitos de consumo, desejos e expectativas é imprescindível.
 
Construir históricos de comportamentos e desejos de clientes, cooperam para que as empresas decidam, onde inovar e promover mudanças necessárias, para adaptação de seus processos, serviços e produtos, objetivando atender as demandas identificadas, permitindo desta forma, oferecer a seus clientes as ofertas de acordo com as expectativas dos mesmos.
 
Portanto uma análise depurada e consistente de informações é ponto chave, para o sucesso organizacional, porém essa não é uma tarefa e um desafio fácil de ser alcançado, pois, as organizações necessariamente precisarão investir em inovações e mudanças, frequentemente para ajustar seu posicionamento frente ao mercado de atuação da mesma.
 
Sendo assim, para obter sustentação e apoio nestes processos de tomada de decisão, faz-se necessário a adoção de sistemas e ferramentas que viabilizem a operacionalização de todos os seus processos e diagnósticos.
 
2. 2 Enterprise Resource Planning (ERP).
 
Neste cenário a opção pelo uso de sistemas que possam suportar esses processos, passa a ser uma demanda prioritária para as organizações, e por sua essência, um sistema de gestão empresarial, como o “ERP”, é uma alternativa que agrega valor aos resultados organizacionais.
 
Considerando que o ERP, impacta diretamente no planejamento de recursos da empresa, uma vez que essa ferramenta permite o tratamento de dados e informações consolidadas, a atuando como uma visão sistêmica de processos (visão por processos), uma vez que por sua constituição o “ERP” integra as principais áreas e processos organizações, facilitando o trâmite e inter-relacionamento de dados e informações entre esses processos, que impactarão diretamente na tomada de decisão.
 
O Enterprise Resource Planning, ou em português, Planejamento dos Recursos da Empresa é um sistema de gestão informatizado, responsável por todas as operações diárias de uma empresa, e tem como função integrar seus processos baseado nas definições e nos parâmetros da empresa. (Bullentini, 2019, p. 4).
 
 
Evidentemente para que se obtenha o sucesso esperado, é de suma importância a parametrização do sistema, de forma consistente e efetiva, pois, qualquer desvio ou falha, pode inviabilizar um estudo efetivo das informações, caso, não se tenha a solidez necessária no uso e aplicação do ERP.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fonte: https://blog.saipos.com/wp-content/uploads/2019/05/Sistema-de-gest%C3%A3o-para-restaurantes-O-que-%C3%A9-ERP-SAIPOS-Sistema-para-Restaurantes.jpg - Adaptado
 
Aliar o uso do ERP, com o BI, é uma questão de sobrevivência das organizações que buscam por uma maior competividade de mercado, agregando efetivamente valor tanto aos seus clientes finais, quanto para o planejamento estratégico organizacional.
 
Sendo assim essa é uma estratégica corporativa, que necessariamente precisa estar presente em todos os processos de inovação, gestão de mudança e busca por resultados financeiros compatíveis com as premissas estabelecidas no planejamento estratégico das empresas.
Uma vez que só é possível apurar e medir resultados, quando se possui indicadores de performance consistente e mensuráveis, o uso de sistemas, que viabilizem a extração de dados, informações e conhecimento, torna-se imperativo para a obtenção dos resultados preestabelecidos.
 
3 Considerações Finais 
 
Um olhar e foco nos desafios para as organizações e instituições frente a esse novo ambiente corporativo, objetivando a maximização de resultados frente aos impactos em um mercado altamente competitivo, obriga as organizações a utilizarem em seus processos o uso da tecnologia da informação e comunicação (TIC), da forma mais assertiva e eficaz, portanto, o uso de conceitos, ferramentas e sistemas que suportem o processo de decisório é um requisito obrigatório para as corporações, que pretendem atuar na gestão de mudanças e inovação.
 
Diante do exporto neste artigo, pode-se concluir que o uso e aplicação do Business Intelligence (BI) e do Enterprise Resource Planning (ERP) é mandatório nas análises, diagnósticos e tomadas de decisões corporativas, portanto, é essencial que as organizações privilegiem a aplicação destas ferramentas, quando de seu planejamento estratégico, pois, essa é uma estratégia que precisa estar inserida na cultura organizacional, de empresas que buscam um diferencial competitivo, que impactem nos resultados, visando a obtenção do sucesso no mercado atual.
 
 
 
 
4 Referências Bibliográficas
 
Almeida, V. N. O que é Processo de Negócio: entenda a Classificação de Processos em uma organização. Disponível em:<https://www.euax.com.br/2018/08/processo-de-negocio/>. [Acessado em: 26 setembro 2020]
Antonelli. A. R. Conhecendo o Bussiness Intelligence (BI). Uma ferramenta de auxílio a tomada de decisão. Disponível em:https://revistas.utfpr/pb/index.php/CAP/article/download/933/554 PDF. [Acessado em: 05 outubro 2020]
Bullentini E.; Damasio, A. (2019). Sistema de Gestão ERP (Enterprise Resource Planning. [e‐book] Flórida: Must University
CAMPOS, André L.N. Modelagem de processos com BPMN. 2. ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2014. (e-book).

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×