12/05/2014

Inglês sem Fronteiras recebe inscrições para testes de proficiência

Resultado indicará aos participantes o nível de compreensão em língua inglesa. Inscrições até 24 de junho

 

As inscrições para a realização dos testes de proficiência de inglês, o Toefl (Test of English as a Foreign Language), estão abertas até 24 de junho para os alunos de graduação e pós-graduação matriculados nas universidades federais participantes.  O Ministério da Educação (MEC) informa que os testes serão realizados no âmbito do programa Inglês sem Fronteiras até o 30 de junho. Interessados devem se inscrever napágina do programa na internet. 

Estão previstos 430 mil testes para serem aplicados no primeiro e segundo semestres de 2014. O objetivo é realizar uma avaliação diagnóstica para subsidiar as ações voltadas à promoção da internacionalização das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. Acesse a lista de universidades federais participantes e confira oedital completo.

O resultado do teste é importante para o estudante, pois demonstrará o nível de compreensão em língua inglesa que possui. A aplicação dos testes irá auxiliar o governo federal a definir políticas públicas específicas com relação à língua estrangeira inglês, além de auxiliar no dimensionamento de investimento a ser feito nas universidades.

Cabe ressaltar que o aluno que tiver a nota do Toefl também terá prioridade para participar de cursos presenciais de língua inglesa nas universidades federais. É importante alertar que o teste não aprova e nem reprova ninguém. O candidato que quiser, poderá refazer a prova mais de uma vez. Dessa forma, saberá o que deve investir para atingir níveis mais altos. 

De acordo com a coordenadora do Inglês sem Fronteiras, Denise Martins, o amadurecimento do programa já apresenta resultados positivos em sua implantação. “Os resultados não estão apenas na implementação de uma política. Há também efeitos práticos e concretos na formação dos professores e no desenvolvimento de pesquisas específicas, que possam corroborar e auxiliar nas ações que estamos promovendo no núcleo gestor”, afirma.

Em uma segunda etapa poderão participar do teste os alunos de graduação e pós dos institutos federais e universidades estaduais, bem como servidores, técnico-administrativos e docentes das universidades e institutos federais.

Cursos de inglês

O prazo de inscrição para os estudantes interessados nos cursos presenciais de língua inglesa nos núcleos de línguas (NucLi) das universidades federais vai até as 23h59 do dia 12 de maio, no horário de Brasília. O programa Inglês sem Fronteiras oferece aulas complementares aos níveis 2, 3, 4 ou 5 do curso My English Online.

Podem se inscrever alunos de graduação, de mestrado ou de doutorado, com matrícula ativa em universidade federal credenciada como NucLi, que sejam participantes e ativos no curso My English Online, cujas inscrições tenham sido validadas até 48 horas antes da sua inscrição junto ao NucLi e que tenham concluído no máximo 90% do total de créditos de sua graduação ou pós-graduação. Serão ofertadas 2.625 vagas em 23 universidades federais.

Sobre o Inglês sem Fronteiras 

O programa Inglês sem Fronteiras tem 3 ações bem definidas:

  •  Avaliar e diagnosticar o nível de conhecimento dos alunos das instituições públicas;
  • Dar oportunidade de aprimoramento da língua inglesa por intermédio do curso on-line autoinstrucional e
  • Cursos presenciais nas universidades federais para desenvolvimento de habilidades de produção da língua.
 

O programa foi elaborado a partir da necessidade de se aprimorar a proficiência em língua inglesa dos estudantes universitários brasileiros, com o objetivo de proporcionar-lhes oportunidades de acesso a universidades de países anglófonos por meio do programa Ciência sem Fronteiras. Para atender tal demanda, suas ações incluem a oferta de cursos a distância e cursos presenciais de língua inglesa, além da aplicação de testes de proficiência.

A iniciativa possui, ainda, um escopo ainda mais abrangente. Fruto do trabalho conjunto entre o Ministério da Educação (MEC), a Secretaria de Educação Superior (SESu) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), seu principal objetivo é incentivar o aprendizado do idioma inglês e propiciar uma mudança abrangente e estruturante no ensino de idiomas estrangeiros nas universidades do País.

Fonte: Portal Brasil com informações da Agência Brasil Inglês sem Fronteiras

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×