01/10/2020

Inep representa o Brasil na Assembleia Geral da IEA

A associação internacional debate avanços alcançados em seus estudos educacionais. É a primeira vez que o Brasil participa do fórum

 

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, participou, juntamente com o diretor de Avaliação da Educação Básica da autarquia, Carlos Souza, nesta terça-feira, 29 de setembro, do primeiro dia da 61ª Assembleia Geral da Associação Internacional para a Avaliação do Desempenho Educacional (IEA). O Inep representa o Brasil na associação, que conta com institutos de pesquisas internacionais e formuladores de políticas educacionais de todo o mundo. O Brasil volta a ser representado na instância deliberativa da IEA após décadas. Isso não ocorria desde os anos 1990, quando o país aderiu à associação. A reunião, realizada pela primeira vez por videoconferência  (em função da pandemia de COVID-19), estende-se até a próxima quinta-feira, 1º de outubro. 

A agenda do evento prevê o debate sobre avanços alcançados nos estudos educacionais desenvolvidos atualmente pela IEA. As avaliações internacionais em larga escala, como o Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS) - o Inep é o responsável pela aplicação da avaliação, no Brasil -, o Estudo Internacional sobre Educação Cívica e Cidadania (ICCS) e o Estudo Tendências em Matemática e Ciências (TIMSS) são pautas da assembleia, assim como a produção de novos subsídios às políticas públicas de educação, considerando as diferentes realidades e tendências de cada país. "A Assembleia Geral é uma grande oportunidade para aprendermos mais sobre os avanços e tendências mais recentes da IEA em estudos comparativos de desempenho educacional", afirmou o presidente do Inep, Alexandre Lopes. "Essa também é a razão pela qual recentemente aderimos aos estudos PIRLS e ICCS e iniciamos as tratativas com a IEA para participar do TIMSS (2023). O objetivo é lançar mais luz sobre todo o sistema de educação básica", acrescentou Lopes. 

Cooperação Técnica Internacional - O Inep incluiu em seu portfólio de projetos estratégicos institucionais a implementação de um plano de cooperação técnica internacional com nações e organismos internacionais que sejam referências globais nas áreas de atuação da autarquia, a exemplo dos testes adaptativos em computador. Nesse contexto, a IEA é um dos principais atores internacionais com potencial para cooperação técnica com o Inep. 

Assembleia Geral - É instância deliberativa e principal via de tomada de decisões de alto nível da IEA. O colegiado é composto por representantes indicados pelas instituições membros da associação, que participam das reuniões da assembleia como delegados votantes, representando órgãos centrais de estudos e pesquisas educacionais voltados para a formulação de políticas públicas. 

IEA - A Associação Internacional para a Avaliação do Desempenho Educacional é uma associação internacional de instituições nacionais de pesquisa, agências governamentais de pesquisa, acadêmicos e analistas que trabalham para avaliar, compreender e aperfeiçoar a educação em todo o mundo. Mais de 60 países estão ativamente envolvidos na rede IEA e mais de cem sistemas educacionais participam dos estudos desenvolvidos.

 

Assessoria de Comunicação Social do Inep - 30.09.2020

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×