11/10/2019

Inep participa de audiência pública na Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados realizou, nesta quinta-feira, 10 de outubro, audiência pública da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência sobre as condições de acessibilidade no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. Neste ano, 37 mil participantes tiveram o pedido de algum recurso acessível homologado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela elaboração, aplicação e correção das provas.

A audiência discutiu os avanços e os desafios para as pessoas com deficiência. O diretor de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais do Inep, Camilo Mussi, falou sobre a Política de Acessibilidade e Inclusão do instituto. “O Inep estuda todas as solicitações; tem, inclusive, uma Comissão de Demandas e realiza um esforço para atendê-las, com o intuito de fazer do Enem um exame o mais isonômico possível”, explicou Mussi.

Recursos - O Enem oferece 15 tipos de recursos de acessibilidade para atender os participantes, incluindo auxílio para transcrição, tradutor-intérprete de Libras, prova em braile e ampliada, tempo adicional e videoprova em Libras, que passou a ser ofertada em 2017, quando o tema da redação do exame foi “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”, promovendo um amplo debate sobre o assunto. 1.363 participantes farão videoprovas em Libras nesta edição do Enem e 14,8 mil terão tempo adicional para finalizar a prova. Para atender quem precisa de auxílio para leitura, o Inep terá mais de 6 mil ledores de provas.

Novidade - Pela primeira vez em 2019, surdos, deficientes auditivos e surdocegos puderam indicar, durante a inscrição, o uso do aparelho auditivo ou de implante coclear, o que melhora o atendimento ao participante no dia da prova. Para 2020, uma comissão de especialistas estuda a elaboração de uma cartilha de redação para quem tem autismo, dislexia e surdez.

O Inep ainda faz o atendimento específico para gestantes, lactantes e idosos – em situação hospitalar e outras condições –, o que soma 8 mil atendimentos neste ano. O Inep também garante o atendimento por nome social, com 394 deferimentos nesta edição. Os pedidos para atendimento específico e especializado devem ser feitos durante a inscrição; já os por nome social são feitos após o período de inscrição.

Enem Digital – Com o início da implantação do Enem Digital, em modelo-piloto, no ano que vem, a acessibilidade deve aumentar, de acordo com Mussi. “O computador facilita a inclusão de recursos acessíveis”, afirma o diretor de tecnologia. A aplicação em computador será oferecida a 50 mil pessoas em 15 capitais do país, nos dias 11 e 18 de outubro de 2020.

Enem – O diretor do Inep explica que o Enem é a maior avaliação do mundo com provas nominais. O exame será realizado em 3 e 10 de novembro em 1.727 municípios e 10.133 locais de provas para 5,1 milhões de inscritos. Os locais de aplicação estarão disponíveis no dia 16 de outubro, na Página do Participante, no site do Enem.

Leia o edital do Enem 2019

Acesse a Página do Participante do Enem

Conheça a Cartilha de Redação do Enem 2019

Veja os vídeos da Cartilha de Redação do Enem em Libras 2019

INEP - 10.10.2019

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×