25/03/2025

Inclusão pra Valer debate o direito à educação inclusiva

Segundo episódio da série abordará “os paradigmas do direito à educação para pessoas com deficiência”. Com a presença da doutora Martinha Dutra, programa será transmitido no Canal Educação, a TV do MEC.

O próximo episódio do programa Inclusão pra Valer debaterá o direito à educação inclusiva e os paradigmas para assegurar que pessoas com deficiência tenham acesso ao ensino de qualidade. O segundo episódio da série de entrevistas vai ao ar na terça-feira, 25 de março, às 19h30, no Canal Educação, a TV do MEC. O programa é promovido pelo Ministério da Educação (MEC), sob orientação da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi).  

Ao longo da série, a pesquisadora em educação inclusiva e ativista pelos direitos das pessoas com deficiência, Mariana Rosa, recebe especialistas de diversas áreas para um bate-papo sobre a inclusão escolar de pessoas com deficiência. No segundo episódio, a convidada será a doutora em Educação Inclusiva, Martinha Dutra, que também é integrante do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável da Presidência da República (CDESS). No encontro, ela destacará sua experiência pessoal como criança cega e abordará a perspectiva da inclusão escolar, com foco no que é definido pela Constituição Federal de 1988. 

Mariana Rosa e Martinha Dutra conversarão acerca das diferenças entre os quatro paradigmas do direito à educação para pessoas com deficiência: exclusão, segregação, integração e inclusão. O debate também abordará as escolas que valorizam as especificidades de cada estudante, oferecendo recursos de acessibilidade para o aprendizado, quando necessário. Outro tema do encontro será a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (PNEEPEI), criada em 2008. 

Canal Educação  A TV do MEC pode ser assistida pelo canal aberto 2.3 em Brasília, no Rio de Janeiro e no Maranhão. Já São Paulo assiste pelo canal 1.3. Para saber outras formas de sintonizar o canal, o público pode acessar o portal do MEC. Também é possível acompanhar a TV do MEC ao vivo pelo site do Canal Educação e pelo portal do ministério. Além disso, é possível assistir todas as produções do Canal Educação no YouTube.   

Serviço  

Segundo episódio da série Inclusão pra Valer 

Data: 25 de março de 2025 (terça-feira) 
Horário: 19h30 (horário de Brasília)  
Reprises: 25/3 (terça): 23h30.  
26/3 (quarta): 6h, 13h e 20h30.  
29/3 (sábado): 11h30.  
30/3 (domingo): 21h.  

  

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Canal Educação - 24.03.2025

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×