Importância da boa liderança para o aprendizado dos liderados
Entenda o impacto da liderança no desenvolvimento pessoal dos colaboradores da sua empresa
Quando se fala em desenvolvimento pessoal no âmbito corporativo, há uma série de dicas e estratégias que podem ser colocadas em prática para alcançar resultados satisfatórios.
Criar e fortalecer a cultura empresarial, investir no bem-estar emocional dos colaboradores, apostar no crescimento intelectual e desenvolvimento técnico são alguns exemplos de boas práticas utilizadas pelas empresas.
Neste contexto, uma liderança bem estruturada e que sirva de exemplo vai fazer toda a diferença na construção da identidade e desenvolvimento dos liderados. Mas como tirar esses conceitos do papel e transferi-los para o dia a dia da empresa?
O conceito de liderança nas empresas
Provavelmente você já ouviu a máxima de que “um chefe difere de um líder”. Se trata de um clichê no mundo corporativo e isso não é por acaso.
A liderança não pode ser confundida com chefia, porque a premissa de atuação e o comportamento de um “líder” é totalmente diferente de um “chefe”.
O líder, além de gerenciar profissionais e equipes, consegue inspirar as pessoas, motivando e influenciando-as positivamente no sentido de atingir os objetivos do negócio.
Para que uma empresa alcance resultados satisfatórios é fundamental que os colaboradores e os líderes trabalhem em sinergia, com objetivos e posturas alinhados.
Papel do líder no processo de desenvolvimento das equipes
A liderança é construída por meio do exemplo, por isso, para desenvolver as equipes de uma empresa não basta que o gestor diga o que precisa ser feito e espere que os resultados aconteçam.
O resultado está na ação e no trabalho realizado de forma conjunta, contando com a participação executória do líder e dos profissionais envolvidos no projeto.
Para que um gestor consiga alcançar resultados satisfatórios ele precisa, primeiro, de autoconhecimento e capacidade de autogestão.
Para fomentar a aprendizagem durante a execução das tarefas, o líder precisa estar ciente que está sendo constantemente observado pelos seus liderados.
Por isso a consciência é importante, o líder precisa entender que todos os seus atos, comportamentos e reações fazem parte do processo de construção de identidade e de aprendizagem dos seus liderados.
Práticas para fomentar a aprendizagem das equipes
Afinal, como colocar tudo isso em prática? A mudança de comportamento e uma visão macro da empresa são os primeiros passos que devem ser adotados pelo líder que deseja fomentar a aprendizagem das equipes.
Falar e pensar com equilíbrio e de maneira coerente auxilia na construção de um verdadeiro líder e favorece a percepção positiva dos liderados.
A seguir, elencamos outras práticas que podem ser inseridas na rotina profissional:
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Desenvolver a capacidade de observação: o líder precisa desenvolver a capacidade de olhar para os processos e pessoas de forma crítica e analítica, reunindo o conhecimento técnico, externo e interno. Antes de saber o que fazer e como fazer é necessário analisar o todo e ter uma percepção clara da realidade. O líder que sabe observar pode incentivar o desenvolvimento destas capacidades nos seus liderados, assim, a empresa terá olhos treinados e poderá aproveitar as vantagens de ter diferentes pontos de vista trabalhando em um mesmo projeto.
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Avaliar as possibilidades e discutir com as equipes: o líder deve aproveitar os diferentes pontos de vista para desenhar e discutir diferentes hipóteses com os liderados. Isso ajuda no desenvolvimento das pessoas, incentiva o compartilhamento de opiniões e qualifica o processo de tomada de decisões.
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Sistematizar e compartilhar o conhecimento: concluído um projeto, o líder deve aproveitar para celebrar a conclusão e sistematizar junto a equipe os processos adotados, bem como, os acertos e erros experimentados ao longo do processo. O que pode ser “óbvio” para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso, a importância de compartilhar conhecimento e realizar trocas entre líder e liderados. Assim, todos podem crescer juntos.
Em um mercado cada vez mais competitivo e com profissionais amplamente qualificados, os gestores já perceberam que os simples comandos para executar tarefas não funcionam mais.
A tentativa de controle das tarefas, além de improdutivo, desmotiva os talentos.
Vivemos em constante transformação e o papel de um líder é justamente de contribuir para que essa transformação favoreça tanto a empresa quanto os profissionais que fazem parte dela.
Isso significa trabalhar de forma conjunta, buscando conhecimento e agregando qualidade a todos os processos.
Um líder inspira e é inspirado, influencia e sabe se deixar influenciar, além de ser uma peça de sustentação do negócio e referência na construção dos futuros líderes.