13/04/2022

Importância da boa liderança para o aprendizado dos liderados

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Entenda o impacto da liderança no desenvolvimento pessoal dos colaboradores da sua empresa

Quando se fala em desenvolvimento pessoal no âmbito corporativo, há uma série de dicas e estratégias que podem ser colocadas em prática para alcançar resultados satisfatórios. 

 

Criar e fortalecer a cultura empresarial, investir no bem-estar emocional dos colaboradores, apostar no crescimento intelectual e desenvolvimento técnico são alguns exemplos de boas práticas utilizadas pelas empresas.

Neste contexto, uma liderança bem estruturada e que sirva de exemplo vai fazer toda a diferença na construção da identidade e desenvolvimento dos liderados. Mas como tirar esses conceitos do papel e transferi-los para o dia a dia da empresa?

O conceito de liderança nas empresas

Provavelmente você já ouviu a máxima de que “um chefe difere de um líder”. Se trata de um clichê no mundo corporativo e isso não é por acaso.

A liderança não pode ser confundida com chefia, porque a premissa de atuação e o comportamento de um “líder” é totalmente diferente de um “chefe”.

O líder, além de gerenciar profissionais e equipes, consegue inspirar as pessoas, motivando e influenciando-as positivamente no sentido de atingir os objetivos do negócio.

Para que uma empresa alcance resultados satisfatórios é fundamental que os colaboradores e os líderes trabalhem em sinergia, com objetivos e posturas alinhados. 

Papel do líder no processo de desenvolvimento das equipes

A liderança é construída por meio do exemplo, por isso, para desenvolver as equipes de uma empresa não basta que o gestor diga o que precisa ser feito e espere que os resultados aconteçam.

O resultado está na ação e no trabalho realizado de forma conjunta, contando com a participação executória do líder e dos profissionais envolvidos no projeto.

Para que um gestor consiga alcançar resultados satisfatórios ele precisa, primeiro, de autoconhecimento e capacidade de autogestão.

Para fomentar a aprendizagem durante a execução das tarefas, o líder precisa estar ciente que está sendo constantemente observado pelos seus liderados.

Por isso a consciência é importante, o líder precisa entender que todos os seus atos, comportamentos e reações fazem parte do processo de construção de identidade e de aprendizagem dos seus liderados. 

Práticas para fomentar a aprendizagem das equipes

Afinal, como colocar tudo isso em prática? A mudança de comportamento e uma visão macro da empresa são os primeiros passos que devem ser adotados pelo líder que deseja fomentar a aprendizagem das equipes.

Falar e pensar com equilíbrio e de maneira coerente auxilia na construção de um verdadeiro líder e favorece a percepção positiva dos liderados.

A seguir, elencamos outras práticas que podem ser inseridas na rotina profissional:

  • Desenvolver a capacidade de observação: o líder precisa desenvolver a capacidade de olhar para os processos e pessoas de forma crítica e analítica, reunindo o conhecimento técnico, externo e interno. Antes de saber o que fazer e como fazer é necessário analisar o todo e ter uma percepção clara da realidade. O líder que sabe observar pode incentivar o desenvolvimento destas capacidades nos seus liderados, assim, a empresa terá olhos treinados e poderá aproveitar as vantagens de ter diferentes pontos de vista trabalhando em um mesmo projeto.

  • Avaliar as possibilidades e discutir com as equipes: o líder deve aproveitar os diferentes pontos de vista para desenhar e discutir diferentes hipóteses com os liderados. Isso ajuda no desenvolvimento das pessoas, incentiva o compartilhamento de opiniões e qualifica o processo de tomada de decisões.

  • Sistematizar e compartilhar o conhecimento: concluído um projeto, o líder deve aproveitar para celebrar a conclusão e sistematizar junto a equipe os processos adotados, bem como, os acertos e erros experimentados ao longo do processo. O que pode ser “óbvio” para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso, a importância de compartilhar conhecimento e realizar trocas entre líder e liderados. Assim, todos podem crescer juntos.

Em um mercado cada vez mais competitivo e com profissionais amplamente qualificados, os gestores já perceberam que os simples comandos para executar tarefas não funcionam mais.

A tentativa de controle das tarefas, além de improdutivo, desmotiva os talentos.

Vivemos em constante transformação e o papel de um líder é justamente de contribuir para que essa transformação favoreça tanto a empresa quanto os profissionais que fazem parte dela. 

Isso significa trabalhar de forma conjunta, buscando conhecimento e agregando qualidade a todos os processos.

Um líder inspira e é inspirado, influencia e sabe se deixar influenciar, além de ser uma peça de sustentação do negócio e referência na construção dos futuros líderes.  

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