27/05/2025

IFs são destaque em competição de tecnologia na China

Em meio a 210 mil estudantes e instrutores de duas mil instituições de ensino oriundos de mais de 100 países, institutos federais brasileiros conquistaram pódio. Etapa final ocorreu de 20 a 24/5, em Shenzhen, na China.

Quatro institutos federais de educação, ciência e tecnologia (IFs), autarquias vinculadas ao Ministério da Educação (MEC), conquistaram pódio na Huawei ICT Competition, torneio internacional na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) que aconteceu na cidade de Shenzhen, na China, entre 20 e 24 de maio. A 9ª edição do evento reuniu 210 mil estudantes e instrutores de mais de duas mil instituições de ensino de mais de 100 países. Após as etapas nacionais e regionais, 179 equipes de 48 países chegaram à final global.  

As instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica conquistaram os seguintes resultados: 

  • Primeiro lugar na categoria Cloud: Instituto Federal da Paraíba (IFPB); 

  • Primeiro lugar na trilha Innovation: Instituto Federal da Bahia (IFBA); 

  • Segundo lugar na categoria Computing: Instituto Federal do Ceará (IFCE); 

  • Grande Prêmio Global de Redes: Instituto Federal do Tocantins (IFTO); 

  • Prêmio Women in Tech global: Instituto Federal da Bahia (IFBA).   

O IFPB já conquistou quatro títulos de campeão mundial na competição, sendo três na categoria Cloud (nuvem) e um na trilha Innovation (Inovação). Nesta edição, mais uma vez, os estudantes da unidade exercitaram seus conhecimentos em Big Data e Inteligência Artificial. “Prezamos sempre pela excelência operacional e já criamos conceitos consolidados de como formar o aluno, principalmente num processo mais rápido, com foco nas novas tecnologias. Estamos formando em casa os líderes da tecnologia do futuro”, disse o diretor-geral do Polo de Inovação do IFPB, Erick Melo. 

Huawei ICT Competition – Evento global na área de TIC focado no conhecimento sobre o uso de tecnologias e plataformas atuais. Lançada em 2015, a competição tem registrado a participação de estudantes de vários países, com destaque para os alunos dos institutos federais. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e do IFPB. - 26.05.2025

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×