20/11/2020

Idolatria

Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante e Docente – www.wolmer.pro.br

 

            A história é uma disciplina de suma importância, já que cabe a nós não cometermos os mesmos erros de nossos antepassados.

            Vamos ao quesito idolatria. Existe algo mais estulto que idolatrar político? A pergunta se faz pertinente devido ao sistema político que é corrupto e corruptor, assim sendo, não existe e nunca existirá um político totalmente ético.

            Harari em seu livro 21 Lições para o Século 21, publicado pela Companhia das Letra em  2018, é enfático ao afirmar que verdade e poder andam juntos por pouquíssimo tempo, pois em um momento seguirão caminhos distintos. Par ao autor, se uma pessoa busca poder, em algum momento de sua vida disseminará mentiras o que hoje é comum e conhecido como fake news, e se o mesmo quiser saber a verdade sobre o mundo, o mesmo terá que renunciar ao poder, coisa que depois que se tem, é difícil se abdicar, está provado aí no mundo político, já que até se mata para se manter neste antro.

            Ciente destas informações, cabe a pergunta, existe algo mais idiota que idolatrar alguém, principalmente político?

            Pois é, em nosso país pelo jeito é o que mais se tem, pois adora-se políticos e até espalham mentiras e disseminam ódio por eles.

            O Brasil, que é um gigante deitado eternamente em berço esplendido, e que parece que o mesmo encontra-se em um estado de coma induzido,  é idolatrado político misógino, corrupto, homofóbico, ladrão, ditador, genocida, racista, xenofóbico e com ideologias alienantes.

            A idolatria é representada pela intolerância de ideias divergentes que são refletidas em discursos fomentando o descaso com o povo, entretanto, os idólatras são representado por seres acéfalos, já que perderam o discernimento em perceber a realidade gritante a nosso redor.

            Idolatra-se político que comemora o fracasso de uma vacina mesmo sabendo que por falta desta, já morreram mais de um milhão e quatrocentas mil vidas humanas.

            Idolatra-se político que fala que não estupra uma mulher porque ela não merece e infelizmente hoje a justiça reconhece o termo estupro culposo, ou seja, um homem violenta a integridade feminina roubando sua dignidade e disse que não foi intencional?

            Idolatra-se político que afirma que não existe Estado laico e que o Estado é Cristão, fomentando intolerância religiosa?

            Interessante ainda é afirmar que a fome no Brasil não existe, é uma grande mentira, mesmo uma instituição de pesquisa idônea afirmando que em 5 anos cresce em 3 milhões o número de pessoas em situação de insegurança alimentar grave.

            Idolatra-se uma pessoa que idolatra a cavalaria americana por ter dizimado seus índios comparando assim com a cavalaria brasileira chamando-a de incompetente por não ter feito o mesmo.

            Enfim, temos um problema para a educação brasileira que é mostrar a história sem ser omisso com a verdade e manipulação do ódio inserido nas falas para que não criemos assim, néscios a adorarem outros néscios.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×