29/10/2014

ICMBio promove seminário sobre construções sustentáveis

Evento abrirá oportunidade para discutir a sustentabilidade nas práticas de arquitetura e engenharia em áreas protegidas

 

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Agência Nacional de Águas (ANA) vão promover, entre os dias 29 e 31 de outubro, o seminário "Construções Sustentáveis – Materiais e Técnicas". O objetivo é divulgar e valorizar práticas construtivas que equilibrem o que é socialmente desejável, economicamente viável e ecologicamente sustentável nas Unidades de Conservação (UCs). 

O evento será uma oportunidade para discutir a sustentabilidade nas práticas de arquitetura e engenharia em áreas protegidas, o que inclui a busca por eficiência energética na construção e manutenção das edificações, utilização de menor volume de água, gestão eficiente e adequada de resíduos, melhoria na qualidade de vida dos usuários e o planejamento territorial como medidas de proteção da natureza. 

Fábio de Jesus, coordenador Geral de Uso Público e Negócios (Cgeup/ICMBio), explicou a importância do seminário: "No âmbito institucional, a discussão destas questões possibilitará a criação de diretrizes para elaboração e execução de projetos de arquitetura e engenharia, operacionalização e manutenção dessas construções", afirmou. 

"A administração pública federal já prevê a incorporação de critérios de sustentabilidade ambiental em processos de aquisição de bens e serviços. Esta será uma oportunidade para discutirmos o assunto no âmbito do ICMBio", destacou Beatriz Gomes, coordenadora de Estruturação da Visitação e Ecoturismo (Coest/ICMBio). 

Sobre o seminário 

O seminário está dividido em duas partes, com metodologias diferentes. A primeira delas apresentará palestras e debates com a participação de especialistas no assunto.

A segunda parte do evento será dirigida a cerca de quarenta representantes de órgãos governamentais e conduzida sob a forma de trabalhos em grupos, com a finalidade de produzir subsídios para elaborar procedimentos institucionais sobre o tema. 

As inscrições para o seminário podem ser feitas pelo endereço eletrônico. A participação nas oficinas será feita mediante convite, devido ao número reduzido de vagas. 

Fonte: Instituto Chico Mendes

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×