28/11/2019

IB diploma facilita acesso de alunos a universidades brasileiras e internacionais

Fachada_-_cr%c3%a9dito_divulga%c3%a7%c3%a3o_bx

Apoiados por um currículo escolar criado na Suíça e que privilegia o desenvolvimento do pensamento crítico, alunos da Escola Bilíngue Pueri Domus conquistam vagas em universidades de primeira linha no país e no exterior.

 

Em universidades americanas, como as da Carolina do Norte, do Sul da Flórida, Georgia Tech, Drew University, na canadense Universidade de Toronto e em brasileiras, como Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e Fundação Getúlio Vargas (FGV), ex-alunos da Escola Bilíngue Pueri Domus utilizaram o IB diploma para facilitar o acesso às instituições e ao ensino superior.

O IB Diploma faz parte dos programas criados pela fundação suíça International Baccalaureate e possibilita que jovens de 16 a 19 anos tenham qualificação internacional, reconhecida por universidades de cerca de 140 países. Desde 2010, a unidade Verbo Divino da Escola Bilíngue Pueri Domus integra a rede de instituições de ensino no Brasil que recebeu a acreditação e, recentemente, as unidades Itaim e Aldeia da Serra também passaram a fazer parte deste seleto grupo.

O diferencial do IB Diploma é propiciar aos jovens uma formação mais ampla e focada no desenvolvimento do pensamento crítico, além de preparar o aluno para entrar em uma universidade de primeira linha do país ou em várias partes do mundo. “Ao frequentar as aulas do programa, os estudantes tornam-se mais questionadores e passam a enxergar problemas de diferentes perspectivas, ou seja, desenvolvem habilidades cada vez mais exigidas pelo mercado do trabalho”, explica o diretor da unidade Verbo Divino, Deivis Pothin.

São dez as disciplinas que compõem o IB Diploma na Escola Bilíngue Pueri Domus: Português A Linguagem & Literatura, English, Business Management (Gerenciamento de Negócios), Environmental Systems and Society (Sistemas Ambientais & Sociedades), Math (Matemática) e Brazilian Social Studies (Estudos Sociais Brasileiros), Theory of Knowledge – TOK (Teoria do Conhecimento), Extended Essay – EE (Monografia) e Creativity, Activity and Service – CAS (Criatividade, Atividade e Serviço). Desta maneira cria-se um roteiro de aprendizado que ultrapassa o conhecimento acadêmico tradicional brasileiro e leva o aluno a uma imersão em alguns tópicos com maior profundidade.

Um exemplo de como isso se dá é a disciplina Creativities, Arts and Sports (CAS). Nesta matéria os alunos precisam desenvolver algum projeto social nas áreas criativa, artística ou esportiva. Ou seja, constroem um olhar mais amplo em relação ao mundo e questões sociais, aprendem na prática conceitos de empreendedorismo social.

Aluno de graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas, Bernardo Dias de Aquino Nascimento é um dos ex-alunos da Escola Bilíngue Pueri Domus que cursou o programa IB Diploma. Das 13 instituições de ensino que se candidatou, foi aprovado em 9, entre elas estão as universidades de Minnesota, de Michigan, de Toronto, do Texas, de Washington, da Pensilvânia, de Maryland, além da FGV.

“O IB Diploma contribuiu muito na minha formação! O curso foi excelente para eu criar uma rotina de estudos autônoma e estimular minha responsabilidade individual. E também contribuiu no aprofundamento do raciocínio crítico por meio das aulas de TOK (Theory of Knowledge) e na compreensão de que existem coisas muito importantes além do estudo, como o bem-estar físico e a promoção do bem-estar do outro, qualidades estimuladas pelas aulas de CAS (Creativity, Actionand Service)”, comenta Bernardo.

“Estudo Relações Públicas na Universidade do Sul da Flórida e todo o conteúdo é voltado a pesquisas. O IB me preparou para enfrentar adversidades acadêmicas como a de realização de pesquisas; enquanto outros alunos internacionais não tiveram suporte prévio e têm dificuldade para realizar tal tarefa. Além disso, facilitou muito o entendimento de todas as tarefas, uma vez que eu tinha o domínio da língua inglesa. Através das tarefas extracurriculares e matérias como TOK e CAS, pude abrir a minha mente e entender como posso mudar o mundo e diferentes maneiras de aprender um conteúdo. O IB também fez de mim uma pessoa mais equilibrada”, explica João Pedro Pinto, também ex-aluno da Escola Bilíngue Pueri Domus.

Aluna do curso de Administração de Empresas na Universidade da Carolina do Norte, Amanda Witzke, ao concluir o IB Diploma no Pueri, se candidatou a várias faculdades no Brasil e nos Estados Unidos. Aqui passou na FGV e no INSPER e nas norte-americanas foi aprovada nas universidades da Flórida, de Minesota, de Indiana, de Pittsburgh, além da que estuda.

“Cursar o IB em uma escola no Brasil foi um diferencial porque esse diploma mostra para a universidade que você já foi exposto a um currículo puxado e exigente. Com o IB eu aprendi a trabalhar em um ambiente estressante e de alta exigência. Hoje em dia, percebo que foi muito bom ter essa experiência cedo porque me deparo com situações desse tipo constantemente, tanto na faculdade quanto na vida aqui nos EUA. Desenvolvi minhas habilidades de planejamento, organização e foco e elas são aplicadas à minha vida diária”, conta Amanda.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×