Hotmilk é destaque em ranking que reconhece a inovação no país
A Hotmilk, ecossistema de inovação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), conquistou o primeiro lugar na categoria de Ecossistema Regional do Paraná, no Ranking de Top Ecossistemas 2023. A premiação da 100 Open Startups, plataforma internacional conceituada na geração de negócios entre grandes empresas e startups, aconteceu na última quarta-feira (18), no Rio de Janeiro.
O Ranking Top Ecossistema, tem como objetivo destacar aqueles que mais contribuem para o crescimento das startups em suas respectivas regiões. O prêmio, obtido por meio de votação direta das próprias startups, ressalta o impacto positivo que a Hotmilk tem tido no ecossistema de inovações paranaense.
O prêmio foi atribuído com base em critérios de avaliação rigorosos. Foram considerados 15 tipos de relacionamento, divididos em quatro grupos, onde a Hotmilk demonstrou excelência em vários desses critérios, destacando-se como o número 1 em apoio às startups no Paraná e às grandes empresas por meio da consultoria de inovação aberta.
“Essa premiação é muito importante para a PUCPR e a Hotmilk, pois ela reconhece todo o esforço que foi feito para desenvolvermos e aceleramos startups para que elas pudessem crescer e estar presentes em rankings tão importantes como esse. É um símbolo de todo esse trabalho em desenvolver um ecossistema forte, que é capaz de transformar por meio da inovação”, explica Marcelo Moura, diretor da Hotmilk.
Entre as startups premiadas que indicaram o ecossistema da PUCPR para este reconhecimento, estão: TruggHub: Residente; IndustryCare: Inovação aberta pelo programa "Brdelabs" (BRDE); Altave: Inovação aberta pelo programa "Plugin" (LIGGA); Giro.Tech: Acelerada no Speedup; Tindin: Acelerada no Speedup; Renault: Membro Corporate; e Boticário: P&D.
Sobre a Hotmilk – Ecossistema de inovação da PUCPR, a Hotmilk trabalha em diferentes frentes: P&D+I, inovação aberta, aceleradora + incubadora, educação e empreendedorismo. Com uma estrutura de mais de 240 laboratórios de pesquisa e 1,8 mil pesquisadores, a iniciativa atua desde a produção de conhecimento científico e tecnológico até o desenvolvimento de pesquisas em diversos estágios para o setor produtivo, mediante projetos e parcerias estratégicas entre a PUCPR e grandes empresas. Possui mais de 350 startups aceleradas e incubadas. Conectou mais de 3,5 mil startups a grandes empresas, intermediando mais de 230 negócios. Além disso, possui uma estrutura física de 11 mil metros quadrados (m²) para a incubação de empresas com base tecnológica e inovadoras.