Hábito de leitura de alunos será avaliado
Por Talita Bedinelli
Cartilha gratuita vai ajudar comunidade a verificar se escolas públicas e privadas do Brasil estimulam adequadamente a leitura e a escrita.
Pais, alunos, professores, diretores e funcionários de escolas vão ganhar um reforço para avaliar a leitura e a escrita dos estudantes. Uma cartilha elaborada pelo Ministério da Educação, por agências da ONU e outras entidades ajudará as instituições de ensino a detectarem se elas adotam uma metodologia eficiente de alfabetização e se os alunos têm o hábito de ler e de utilizar bibliotecas e internet. O material será disponibilizado este ano para todas as entidades de ensino do Brasil que se interessarem.
Intitulado a “Dimensão de leitura e escrita”, o material é um complemento da Cartilha Indicadores de Qualidade na Educação, desenvolvida pelo PNUD, UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), Ministério da Educação, UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e a organização não-governamental Ação Educativa. A cartilha, elaborada em 2004 e revisada neste ano, já está disponível no site da Ação Educativa. Ela apresenta seis aspectos que a escola deve levar em conta ao se auto-avaliar: o ambiente educativo, a prática pedagógica e avaliação, a gestão escolar democrática, a formação e a condição de trabalho dos profissionais da escola, o ambiente físico escolar, e o acesso e a permanência dos alunos na escola.
O material sobre leitura e escrita será distribuído separadamente da cartilha e terá um foco maior no resultado do processo pedagógico da escola, de acordo com a coordenadora de projetos da Ação Educativa, Vera Masagão Ribeiro. “Observamos que as dimensões da primeira cartilha abordam aspectos importantes para a escola, mas não o centro da aprendizagem: a leitura e a escrita. Faltava algo focado no resultado da atividade [escolar]”, diz.
Por meio de perguntas diretas — como, por exemplo, se as salas de aula da pré-escola têm livros e se os alunos são estimulados a ler —, serão analisados alguns aspectos da metodologia de alfabetização desde a pré-escola até o último ano do ensino médio. O material permite averiguar se a escola têm um ambiente letrado rico, se dispõe de uma proposta clara para a alfabetização, se existe um acompanhamento do processo em todas as fases e se os alunos utilizam bibliotecas e têm acesso à internet. “A idéia é que as pessoas tenham mais um elemento para participar da avaliação das escolas”, destaca Vera. (PrimaPagina)