Guia orienta instituições de ensino a utilizar educação a distância
Com a crescente demanda da aprendizagem a distancia,, surge uma nova pergunta. Os professores estã familiarizados com essa evoluçaõ.
Se há algumas décadas a educação a distância era realizada por correspondência, na era digital ela é feita principalmente pela internet. No entanto, questiona-se se os professores estão familiarizados com essa evolução.
Essa foi a preocupação do analista de sistemas Carlos Alberto Seixas, ao apresentar um guia que orienta a utilizar a informática na aprendizagem. Resultado da dissertação de mestrado apresentada à Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP-USP), a plataforma é de fácil acesso e pode ser aplicada a qualquer área do conhecimento.
O pesquisador elaborou um curso-piloto de microinformática para enfermeiros utilizando o software Teleduc, desenvolvido pelo Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). "Comprovamos que os usuários tiveram grande facilidade para utilizar as ferramentas e não precisaram de nenhum curso preparatório", disse Seixas.
O pesquisador conta que muitos professores da USP não possuíam familiaridade com outras plataformas e acabavam utilizando-as parcialmente. "Eles apenas colocavam o conteúdo das aulas na internet", afirmou.
Para Seixas, a educação a distância possui suas especificidades. Não basta copiar todo o conteúdo da aula dada em sala. "É preciso interatividade para manter o aluno interessado". Na nova plataforma é possível encontrar todas as ferramentas básicas para desenvolver um curso: agenda e cronograma, exercícios de múltipla escolha, questões dissertativas, leituras de textos com hiperlinks, fórum de comunicação entre os alunos e professores, sala de bate-papo. O professor também consegue averiguar quanto tempo o aluno ficou conectado no site e quantas vezes o acessou.
Para quem critica essa modalidade de ensino por achar a falta de proximidade entre professor e aluno é prejudicial, o pesquisador argumenta: "A distância que existe é apenas física. Há figuras presentes que auxiliam a aprendizagem, como os tutores que tem contato direto com os alunos, intermediando as relações".
Para ter acesso ao guia, basta acessar www.usp.br