21/03/2025

Guia orienta adoção de dispositivos tecnológicos nas escolas

Material faz parte do conjunto de ações do MEC destinadas a implementar a educação digital e criar um ambiente seguro para crianças e adolescentes por meio do uso intencional da tecnologia no ensino e na aprendizagem.

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), lançou, na quarta-feira, 19 de março, o Guia para o Planejamento da Adoção de Dispositivos Tecnológicos nas Escolas. O material integra o conjunto de ações da Estratégia Nacional Escolas Conectadas (Enec), que visam garantir a educação e a cidadania digital nas escolas, promovendo o uso intencional e estratégico da tecnologia para potencializar o ensino e a aprendizagem. A transmissão do encontro está disponível no canal do MEC no YouTube

“A Enec olha para diversos aspectos do uso de tecnologia na educação básica, que é uma tendência do mundo moderno”, apontou a diretora de Apoio à Gestão da Educacional da SEB, Anita Stefani. “Nós temos que entender e continuar incorporando essas tecnologias no nosso dia a dia educacional. Esse Guia é um esforço do MEC para apoiar as secretarias no uso intencional, pedagógico, propositivo e criativo dos dispositivos na educação, focando principalmente no papel do gestor na implementação desse processo”, reforçou. 

A coordenadora-geral de Tecnologia e Inovação da Educação Básica, Ana Dal Fabbro, ressaltou que o material será muito útil para embasar o trabalho das redes. “Com o Guia, queremos que os gestores das secretarias tomem boas decisões na hora de escolher dispositivos digitais e os distribuírem nas escolas, de forma a estarem alinhados ao planejamento pedagógico da rede”, finalizou. 

Durante o encontro, a coordenadora apresentou a Estratégia e todos os seis eixos que a compõem. Além disso, ela também falou sobre os pontos centrais do Guia, sendo eles: intencionalidade pedagógica; diferença entre uso pedagógico e não pedagógico das tecnologias; diferenciação por etapa de ensino; boas práticas de gestão para potencializar o uso desses dispositivos; e modelos de contratação e de gestão de equipamentos. 

O material foi desenvolvido por um grupo de trabalho interdisciplinar com representantes da pasta; do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI); do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); da Unesco; da Universidade Federal da Bahia (UFBA); e especialistas da área. 

Participantes – Também estiveram presentes no encontro a gestora de projetos da Coordenação-Geral de Tecnologia e Inovação da Educação Básica (CGTI/SEB), Marina Kovács; o representante da Unesco, professor Adauto Soares; o diretor de Tecnologia e Inovação do FNDE, Delson Pereira; e o professor da UFBA, Ivan Siqueira. 

Contexto – O MEC já lançou diversos guias e materiais de apoio para auxiliar redes no processo de implementação da educação digital e da Lei nº 15.100/2025, que restringe o uso de celulares nas escolas. Os documentos estão disponíveis na Plataforma MECRED, na coleção de guias e materiais sobre o tema.  

Escolas Conectadas – A Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), do MEC, promove a educação digital como pilar para a transformação das escolas públicas, garantindo acesso e uso pedagógico seguro da tecnologia. A Enec articula políticas públicas para universalizar a conectividade com qualidade e garantir o uso intencional das tecnologias e está estruturada em seis eixos interligados. Na dimensão pedagógica, além das ações mencionadas, a Estratégia busca fortalecer o uso da tecnologia de forma consciente e segura a partir de diversas ações, como:  

  • Lançamento de um Referencial de Saberes Digitais Docentes, com ferramenta de diagnóstico (56 mil respostas em 2024);   

  • Assessoria técnica às redes estaduais para implementação curricular da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Computação;   

  • Ciclo de seminários e oficinas, promovendo a educação digital;   

  • Criação de mil laboratórios maker, com investimento de R$ 100 milhões, para estimular o letramento digital e a aprendizagem ativa; e  

  • Edital para novos cursos no Avamec, aprovando 61 cursos e beneficiando mais de 100 mil professores.   

Essas ações impulsionam a inovação pedagógica, fortalecem a formação docente e promovem a equidade no letramento digital da comunidade escolar.  

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB - 20.03.2025

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×