18/12/2014

Guia de inovação no turismo destaca ações implantadas em dez cidades

Guia

Experiências inovadoras em gestão de turismo no Brasil foram mapeadas em guia do Ministério do Turismo e do Sebrae

 

Lançado pelo Ministério do Turismo em conjunto com o Sebrae, o Guia Boas Práticas em Turismo relata experiências bem-sucedidas em inovação em 10 roteiros turísticos espalhados pelo território brasileiro. A expectativa é que a publicação incentive outros gestores de instâncias públicas e privadas a implantar e desenvolver projetos com foco na diferenciação de produtos e serviços turísticos.

As experiências que compõem a publicação foram implantadas em destinos turísticos dos estados do Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Alagoas, Bahia e Minas Gerais, além do Distrito Federal. A lista contempla desde projetos de acessibilidade e centrais conjuntas de compras a descontos para pacotes de baixa temporada.

Ao todo, 11 projetos, de mais de 80 analisados, se destacaram pela inovação em um produto, processo, método de marketing ou organizacional.

Confira quatro projetos em destaque no Guia Boas Práticas em Turismo:

Cuiabá

O projeto Tour Regular respondeu pelo salto nas vendas de roteiros individuais em Cuiabá (MT) de 120 para 2,5 mil por ano. Para melhorar as vendas, foi criado, em 2012, um sistema para facilitar a comercialização desses roteiros, disponibilizado este ano na internet e compartilhado com empresas parceiras. A compra é feita na operadora ou agência do cliente, o que rende comissionamento e bônus sobre performance à empresa vendedora, graças a um plano de metas.

Recife

Há dois anos, um serviço de mobilidade urbana mudou a rotina de parte dos moradores e turistas de Recife (PE). A iniciativa Porto Leve, que oferece aluguel de bicicletas públicas, tornou possível o deslocamento sustentável entre três bairros da capital pernambucana - além de contribuir para redução na emissão de poluentes. Combinada com o projeto Olha! Recife, a iniciativa facilitou o acesso de moradores e turistas a pontos históricos da capital pernambucana.

Maragogi

A campanha “Maragogi em Defesa da Criança e do Adolescente”, lançada em 2013 na cidade de Maragogi (AL), mostra a importância de prevenir e enfrentar a exploração do trabalho infantil na indústria de viagens e turismo. De acordo com a secretária municipal de turismo, Mariana Gorenstein, a campanha alcançou a meta de reduzir em 95% o trabalho infantil no setor.

Ipojuca

O Programa Turismo Acessível Pernambuco Sem Barreiras abriu a possibilidade de acesso ao mar e passeios de jangadas a pessoas com dificuldade de locomoção e colocou a pernambucana Ipojuca no mapa dos destinos que desenvolvem boas práticas no turismo brasileiro.

Fonte: Ministério do Turismo

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