GT Educação aponta boas práticas para uso de recursos digitais
O Ministério da Educação (MEC) apresentou para as 31 delegações participantes GT de Educação do G20, ao final da tarde da terça-feira, 9 de julho, no Rio de Janeiro, as diretrizes alcançadas após dois dias de deliberações.
A importância de envolver os educadores no processo de desenvolvimento de plataformas de conteúdo pedagógico; a necessidade de que as soluções digitais tenham atenção à equidade e à inclusão; e um chamado para que as ferramentas de inteligência artificial se baseiem em conteúdos que tenham passado por processos de checagem foram as três principais conclusões do encontro.
O assessor especial para Assuntos Internacionais do MEC, Francisco Figueiredo de Souza, fez um balanço dos dois dias de evento e considerou os trabalhos positivos. Segundo ele, foi possível ouvir as delegações, que apresentaram suas boas práticas, mas também os desafios que enfrentam em seus respectivos países, apontando para oportunidades de trabalho conjunto no futuro.
Representando a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) na sessão final, Rebeca Otero enfatizou que os recursos educacionais digitais têm potencial para auxiliar na aprendizagem, de forma a fomentar iniciativas de educação para o desenvolvimento sustentável em sala de aula.
Nesse sentido, o Brasil ganhou destaque com a plataforma MECRED, que dispõe recursos educacionais digitais criados por professores de todo o país. “Existe muita desinformação circulando nas redes sociais e plataformas de conteúdo pedagógico como essa procuram trazer informação de qualidade para os docentes, com informação baseada na ciência, valorizando experiências de sala de aula”, observou Francisco de Souza.
Resultados – Na manhã do segundo dia de reunião, as delegações foram divididas em quatro subgrupos temáticos e orientados a apresentar propostas de resultados concretos. Houve acordo para produzir uma pequena publicação que apresente as boas práticas educacionais compartilhadas no âmbito do grupo. Também foi marcada uma reunião virtual do grupo, que deverá ocorrer no início de setembro, para dar continuidade aos trabalhos, em preparação para o último encontro presencial do ano do GT, que culminará com uma reunião ministerial, em Fortaleza, no mês de outubro. O GT realiza, ainda, nesta quarta (10/7), visita técnica a uma escola da rede municipal do Rio.
Brasil-África do Sul – Após o encerramento da reunião do GT Educação, a Assessoria Internacional do MEC se reuniu com os Ministérios da Educação Básica e Superior da África do Sul para compartilhar experiências relativas à presidência do G20 e dialogar sobre possíveis tópicos de continuidade que a África do Sul deverá colocar em pauta, durante sua presidência no grupo em 2025. A África do Sul pretende replicar algumas das dinâmicas adotadas pelo Brasil neste ano, entre as quais a realização de vídeo conferências e a definição de um tópico específico para cada reunião do GT. Os delegados da África do Sul também pontuaram que a criação de grupos de trabalhos menores e mais informais é positiva, ao permitir maior engajamento das delegações e a apresentação de ideias que possam resultar em resultados concretos. A reunião serviu, ainda, para alinhar os encontros presenciais do G20 e do Brics, de modo a evitar sobreposições e criar eficiência no calendário do próximo ano, quando caberá ao Brasil a presidência do Brics.
Participação – O MEC, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), selecionou um time de estudantes de nível superior para participar das atividades do GT de Educação do G20. Os selecionados são alunos dos cursos de Defesa e Gestão Estratégica Internacional e de Relações Internacionais da UFRJ. Os jovens foram treinados para atuar na interface com os delegados durante todos os dias de evento no Rio de Janeiro.
Assessoria de Comunicação Social do MEC - 10.07.2024