31/10/2023

GT avalia melhorias para programa de formação

Grupo de Trabalho inicia os trabalhos de avaliação do Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (Profuncionário)

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), realizou nesta segunda-feira, 30 de outubro, a primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) para avaliar a retomada e melhorias do Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (Profuncionário). O encontro também marca a instauração do GT, que foi instituído pelo Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, no dia 9 de agosto, por meio da Portaria n. 1.574/2023.  

Para o Secretário da Setec, Getúlio Marques Ferreira, “a retomada do Profuncionário atende uma demanda histórica de melhoria da qualidade de formação e valorização de funcionários e funcionárias de escolas”. Ainda segundo ele, essa é uma política pública muito importantes para a educação Brasileira. 

O Secretário de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino, Maurício Holanda, também esteve na primeira reunião do GT e afirmou o seu compromisso com a pauta do Profuncionário. “Nós, da Sase [Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino], estamos nesse movimento de dialogar com as demais secretarias do MEC, no intuito de contribuir com as ações compartilhadas. Essa pauta do Profuncionário é muito importante para a Sase e, por isso, queremos estar presente nesse trabalho”, disse.  

Durante a reunião, a Diretora de Políticas e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica da Setec, Patrícia Barcelos, apresentou um breve histórico do Programa e da Portaria que compôs o GT. Na sequência, o grupo debateu acerca das ações voltadas às melhorias do Profuncionário e apresentou a proposta de trabalho e o cronograma de atividades.   

Membros – Os membros do GT foram designados pela Portaria n. 1.936, de 23 de outubro de 2023. O grupo é constituído por 20 integrantes, sendo dez titulares de dez suplentes. Sua composição conta com representantes da Setec, que coordena o GT; e por representantes designados pela Sase; pela Secretaria de Educação Básica do MEC (SEB); pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); pelo Fórum Nacional de Educação (FNE); pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE); pelo Conselho dos Secretários Estaduais de Educação (Consed); pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif); e pelo Conselho Nacional de Dirigentes das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais (Condetuf). 

Profuncionário  — O Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público foi criado pela Portaria nº 25, de 31/5/2007, com o objetivo de promover, por meio da educação a distância, a formação profissional técnica em nível médio de funcionários da educação, nas seguintes habilitações: Gestão Escolar; Alimentação Escolar; Multimeios Didáticos; Meio Ambiente e Manutenção da Infraestrutura Escolar. 

O Profuncionário foi ampliado como instrumento da Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica, por meio do Decreto n. 7.415, de 30 de dezembro de 2010, e incorporado na Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica, instituída pelo Decreto n. 8.752, de 9 de maio de 2016. Ele atua como um indutor da formação em serviço de profissionais da educação básica que trabalham em escolas e órgãos das redes públicas de ensino. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec)  - 30.10.2023

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×