17/02/2023

Ginástica laboral e sua importância para os dentistas

Foto_gl

AUTOR: RONEI DINIZ DE CARVALHO

O dentista é um profissional que trabalha mantendo posturas repetitivas e exaustivas durante horas de trabalho. Por isso, é importante uma atividade física que amenize os efeitos maléficos da má postura e sedentarismo, proporcionando melhoria na qualidade de vida, maior concentração, produtividade e disposição para o atendimento evitando assim o surgimento de um Distúrbios Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT) .

Um estudo feito por PEREIRA et al. Demostrou que tanto os dentistas clínicos gerais (40,71%), quantos os especialistas da odontologia (43,57%), referiram a presença de DORT. A Endodontia foi a especialidade com maior porcentagem de profissionais afetados. A posição sentada foi a mais utilizada pelos dentistas durante os atendimentos, adotada por 48 clínicos e 55 especialistas. Segundo os entrevistados, a região do corpo mais afetada foi a lombar, seguida pelo ombro e coluna cervical, em especial onde se localizam as fibras superiores do músculo trapézio. Assim, sendo condizente com os achados de Silva (2003, p. 106) que revelaram que as posturas estáticas de extrema flexão e rotação cervical; inclinação anterior e lateral da cabeça; elevação de ombros; elevação e abdução de membros superiores e rotação e inclinação anterior do tronco estão entre as posturas adotadas por dentistas que mais geram sobrecargas e queixas de dor e desconforto corporal.

 

O Que é Ginástica Laboral?

Ginástica Laboral (GL) é uma atividade aplicada nas diversas áreas de trabalho, pode ser aplicada pelo fisioterapeuta durante a jornada diária, aos funcionários, dentro do seu local de trabalho. A GL consiste em exercícios específicos orientados que visam à promoção da saúde do trabalhador em geral, através de sessões que, comumente, duram de 10 a 15 minutos, sendo realizada no próprio local de trabalho, com as mesmas vestimentas que o funcionário utiliza no seu dia a dia.

 

Classificações da Ginástica Laboral

Segundo a literatura, a Ginástica Laboral pode ser efetuada antes, durante ou após a jornada de trabalho, atuando de forma preventiva e terapêutica nos casos de Distúrbios Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT). Isso,  sem levar o trabalhador a exaustão, por ser de curta duração e trabalhar mais o alongamento e relaxamento dos músculos que permanecem tensos durante as atividades laborais diárias.

 


Existem três tipos mais conhecidos de Ginástica Laboral, que podem ser classificados em:


Fonte: Ronei Diniz de Carvalho, 2023

Alguns autores pontuam que devido a rotina de trabalho agitada, algumas profissionais optam com maior frequência, pela prática da ginástica laboral preparatória, realizada antes do início da jornada de trabalho. Ela tem como principal objetivo preparar o funcionário para sua determinada tarefa, aquecendo os grupos musculares que irão ser solicitados em seus encargos e despertando-os para que se sintam mais dispostos ao iniciar o trabalho (POLETTO,2002).

 

Outros cuidados necessários 

Com isso, para além da aplicação da ginastica laboral,  estudos propõem orientações a serem seguidas, que  são importantes de serem passadas ao profissional, afim de contribuir na diminuição dos riscos de doenças ocupacionais, como:


1 - Evitar Inclinação excessiva da cabeça para frente, laterais e rotações de cabeça;


2 - Trabalhar com os membros superiores afastados do tronco, mantendo-os elevados acima da linha do ombro e suspensos no ar;


3 - Manter as costas apoiadas no encosto do mocho, e os pés no solo;


4 - Evitar movimentos repetitivos dos membros superiores, limitando a duração do esforço contínuo;


5 - Evitar longas jornadas de trabalho;


6 - Manter durante a jornada de trabalho distância em torno de 30 a 40cm de distância entre os olhos do dentista e a boca do paciente;


7 - Um ângulo coxa-perna entre 90 e 120 graus;  


8 - Os punhos em posição neutra, evitando flexões ou extensões extremas que passem de 20 graus;


9 - Coxas totalmente apoiadas sobre o assento, a borda anterior do assento deve ser arredondada, evitando a compressão da região posterior dos joelhos;


10 - Realizar trocas de posturas durante os atendimentos;


11 - Trabalhar, sempre que possível, com a ajuda de uma auxiliar;


12 - Realizar alongamentos musculares (ginástica laboral) dentro do seu consultório, em intervalos entre um atendimento e outro, ou sempre que julgar necessário;


13 - Realizar atividades físicas regularmente e adotar hábitos posturais saudáveis durante o trabalho e fora dele.


Com tudo, a forma mais eficaz e fácil de se combater o surgimento de doenças ocupacionais como as LER/DORT é a prevenção. Algumas atitudes simples, como praticar exercícios de relaxamento e alongamento antes e depois da jornada de trabalho ou adotar medidas ergométricas no consultório já surtem um efeito positivo para saúde destes profissionais.

 

 


 

REFERÊNÇIAS BIBLIOGRAFICAS

PINTO, A. C. Ginástica laboral Aplicada à saúde do cirurgião dentista um estudo de caso na Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis – SC. Florianópolis, 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia De produção). Coordenadoria de pós graduação, Universidade Federal de Santa Catarina – USFC.

GARBIN, A. J. et al. Ginástica Laboral como forma de prevenção às lesões por esforços repetitivos. São Paulo: UNESP 2008. p 12 – 18.

SOUZA, A.  P. et al. Qualidade de vida no trabalho utilizando a ginástica laboral. Saúde em foco, São Lourenço, n. 07, p.1-7, 2015.

CASTRO, D. P. OMIVEIRA, C. R. A prática da ginástica laboral como uma ferramenta na melhora da qualidade de vida. Revista Saúde e Educação, Coromandel, v.1 n.1, p45-63, 2016

 


RONEI DINIZ CARVALHO

Fisioterapeuta graduado pela Faculdade Sete Lagoas - FACSETE e possui registro no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª Região, nº 4/362273F.


 

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×