28/10/2003
Gestor ou Coordenador de Curso?
Segundo o nosso sempre respeitado Dicionário do Aurélio, o gestor é sinônimo de gerente e este termo, por sua vez, deriva do latim "gerentia", de "gerere", fazer. Por sua vez e segundo a mesma fonte, coordenar deriva de "coordinare" que significa "dispor segundo certa ordem e método, organizar, arranjar".
E é exatamente essa a questão que se pretende discutir: o papel dos coordenadores de curso nas instituições de ensino superior. Com certeza este profissional é, especialmente a partir da Lei 9394/96, cada vez mais, um "gestor", responsável, dentre várias outras coisas, pela articulação sempre delicada entre o corpo discente, corpo docente e administração superior. Para que um programa tenha sucesso não basta que o responsável seja um "coordenador", isto é, organize as coisas para que elas fluam segundo determinada ordem. Existe um papel político a ser exercido e mais, são exigidas desse profissional determinadas competências e habilidades que extrapolam o conhecimento específico do curso e que instrumentalizam um gerente para a tomada de decisões e o exercício das ações que sejam necessárias na busca de respostas adequadas às expectativas de todos os envolvidos no processo: alunos, professores, administração e mercado de trabalho, inclusive.
E é exatamente essa a questão que se pretende discutir: o papel dos coordenadores de curso nas instituições de ensino superior. Com certeza este profissional é, especialmente a partir da Lei 9394/96, cada vez mais, um "gestor", responsável, dentre várias outras coisas, pela articulação sempre delicada entre o corpo discente, corpo docente e administração superior. Para que um programa tenha sucesso não basta que o responsável seja um "coordenador", isto é, organize as coisas para que elas fluam segundo determinada ordem. Existe um papel político a ser exercido e mais, são exigidas desse profissional determinadas competências e habilidades que extrapolam o conhecimento específico do curso e que instrumentalizam um gerente para a tomada de decisões e o exercício das ações que sejam necessárias na busca de respostas adequadas às expectativas de todos os envolvidos no processo: alunos, professores, administração e mercado de trabalho, inclusive.