Gestão Afetiva na Educação
Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante e Docente – www.wolmer.pro.br
Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/9745921265767806
Trabalhar com educação socioemocional faz com que desenvolvamos em nossos educandos competências e habilidades socioemocionais e os resultados desta educação será um aluno consciente de si mesmo e com discernimento para evitar qualquer forma de aliciamento que possa colocá-lo às margens da sociedade.
Dito isso, pode-se perceber no livro Gestão Afetiva: Sistema Educacional e Propostas Gerenciais, publicado pela WAK em 2020 que a educação é de suma importância para que a pessoa se humanize, se socialize, para que ela possa interagir com a sociedade, bem como fazer com que o homem se torne mais humano, já que o aprendizado leva o indivíduo a viver de acordo com o que aprende, pois cada indivíduo é o que é em sua extensão.
É visto na obra supracitada, que no contexto escolar se produz e reproduz conhecimento e isso não exclui desenvolver na criança todo o seu potencial, principalmente nas séries iniciais do ensino infantil e também fundamental, tendo como base a afetividade, já que ela terá no educando um papel singular.
É sabido que a afetividade é de suma importância já que sua ausência nas séries iniciais abre espaço para que problemas relacionados ao caráter surjam.
Uma educação de qualidade pode ser também o reflexo de uma boa gestão que tem inserida nela dedicação, profissionalismo, compromisso e responsabilidade social com o intuito de desenvolver em nossos alunos todo seu potencial.
É notável perceber que a gestão afetiva necessita de uma escuta pedagógica, já que é ressaltado no livro acima que para uma criança aprender, faz-se necessário que a mesma crie um vínculo com sua professora, por muitos chamadas de tias, e este vínculo só terá um elo forte por meio desta escuta e isso ocorrerá porque as demandas efetivas, físicas, sociais e cognitivas não se excluem, mas coexistem.
Será por meio desta escuta que o profissional de educação conseguirá desenvolver no educando a autoestima e fazê-lo acreditar em si mesmo.
Cabe observar que esta escuta não se limita ao campo da fala, isto é, a uma simples audição. Ela se baseia nos detalhes que o aluno não disse, mas que expressou seja de forma consciente ou inconsciente por meio de sua linguagem corporal.
Ouvir é um ato de amor que necessita ser exercitado para que os profissionais da educação possam auxiliar aos alunos o desenvolvimento de suas perfeições e respeitando suas especificidades.
Vale salientar que a gestão afetiva é salutar para o processo ensino-aprendizagem e ela se baseia na tríade professor/educando/família já que toda aprendizagem passa pela emoção.
Interessante pontuar a importância da afetividade começar nas séries iniciais, já que são nestas séries que estão as sementes do futuro e são justamente nestas séries que alguns problemas tem suas origens, como o aluno não gostar de estudar, não gostar de ler, não gostar de certa disciplina assim como outras fobias inclusive de ordem pessoal, como não simpatizar com certo profissional e fazer disso um bloqueio para seu processo ensino-aprendizagem.
Afeto é muito mais que um apanhado de palavras, está diretamente ligado a ação, isto é, a afetividade será percebida por nossos educandos pelos gestos e ações de seus professores, e esta mesma afetividade exercerá um papel de suma importância na vida da criança, o que refletirá inclusive em sua vida adulta.
Quando a afetividade é trabalhada nas instituições escolares, ela faz com que a criança tenha acesso ao mundo simbólico dando assim suporte as atividades cognitivas e em concomitância, o avanço do educando, contribuindo para sua autonomia, disciplina e eficiência.
Cabe ressaltar que o mundo objetivo é construído de forma sensível e reflexível e que exige um sentir, pensar, sonhar e imaginar, e com base nisso, os professores passam a ter afetividade como uma aliada a alavancar o gosto de estudar e a vontade em aprender e a descobrir e será por meio desta mesma afetividade, está além do desenvolvimento cognitivo do educando os seus interesses e necessidades individuais.