30/01/2017

Gêneros discursivos e a comunicação nas mídias

Por Claudinei José Martini

Professor. Especialista em Educação a Distância, Mídias na Educação e Ensino de Ciências.

Caro leitor, vamos procurar discutir e refletir a questão dos gêneros jornalísticos.

Cada gênero designa o papel que uma classe de discursos tem diante de uma determinada linguagem formativa, de modo a organizar ideias, meios e recursos disseminados em culturas e orientados pela comunicação na comunidade pelo uso da linguagem oral ou escrita.

A percepção do gênero discursivo remete a exposição de temas ou assuntos tratados em público onde à comunicação é o ato da palavra no uso da língua na construção de um processo de significados através de textos ou algum outro tipo de expressão que possa transmitir uma mensagem, como uma pintura ou escultura, retratando a sociedade e sua história.

Constatam-se nos gêneros midiáticos, especificamente no jornalismo impresso, diversos discursos voltados à comunicação de massa na qual o relato da informação não necessariamente se traduz em estética, pois, essa forma de expressão jornalística traz o relato do cotidiano. Neste sentido, há uma diferença do jornalismo noticioso de interesse humano e o jornalismo literário caracterizado pelas biografias e as histórias da vida real, ambos comprometidos com as manifestações culturais de cada sociedade.

Entretanto, as evidências nos gêneros jornalísticos trazem uma análise das transcrições que as técnicas e os estilos promovem a partir da informação, interpretação, opinião e entretenimento sendo uma orientação aos leitores e que servem também como interface entre o diálogo entre jornal e o leitor, permitindo assim que, a exigência pela qualidade se torne mais determinante pela escolha dos diversos veículos de comunicação.

Assim sendo, as possibilidades de aplicação dos gêneros apresentados, na classificação dos programas informativos televisivos, nos aponta que a análise crítica do leitor ou do tele-espectador sobre os conteúdos pode possibilitar uma leitura aprofundada do contexto abordado, que vai além de uma leitura aparente. Cabe ao leitor investigar a linguagem oculta presente no material que o está informando. É preciso ir além das palavras, é preciso investigar o pensamento, ir além do óbvio.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×