04/07/2006

Fuvest apresenta as normas gerais para o Vestibular 2007

A Reitoria da Universidade de São Paulo (USP) lançou um comunicado sobre as normas gerais para o Vestibular 2007. Leia o comunicado na integra:

"Conforme a Resolução CoG no 5338, de 19 de junho de 2006, aprovada pelo Conselho de Graduação em 06 de junho de 2006, e publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo de 21 de junho de 2006, as Normas Gerais para o Concurso Vestibular de 2007 na USP são as seguintes:

1ª Fase:
A prova conterá 90 questões, valendo 1 ponto cada uma, das quais até 10% terão abordagem interdisciplinar, e versará sobre o conjunto das disciplinas do núcleo comum do Ensino Médio: Português, Matemática, História, Física, Geografia, Química, Biologia e Inglês. Todas as questões serão do tipo teste, com cinco alternativas sendo somente uma correta. A duração da prova será de 05 (cinco) horas e realizada em um único dia (26/11/2006).

2ª Fase:
A segunda fase será constituída por um conjunto de até quatro provas analítico-expositivas, das quais, a de Português, compreendendo a elaboração de uma redação e 10 (dez) questões de interpretação de textos, gramática e literatura, é obrigatória para todos os convocados. Essa prova valerá 40 ou 80 pontos, dependendo da carreira. A Redação corresponde à metade da prova. O número de pontos na segunda fase varia de acordo com a carreira, valendo no máximo 160 pontos. As provas da segunda fase e seus pesos são determinados pelas Escolas responsáveis pelos cursos, com aprovação do Conselho de Graduação da USP.

Em cada carreira haverá, além da prova de Português, até mais três provas, cada uma delas valendo 40 pontos (exceto nas carreiras de Arquitetura – FAU – São Paulo e Design, em que as provas de História e Física valerão 20 pontos e na carreira Matemática Aplicada – Ribeirão Preto, em que a prova de Matemática valerá 80 pontos). Cada prova é composta por 10 questões de mesmo valor. Estas provas versarão sobre as seguintes matérias: Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia e História. Os candidatos realização apenas uma prova a cada dia.
Algumas carreiras exigirão, além das provas previstas acima, uma prova de Habilidades Específicas.

Utilização da Nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) para compor os pontos da Primeira Fase
Se o candidato não prestou o ENEM, em 2005 ou em 2006, a FUVEST contabilizará somente seu desempenho na primeira fase. Se o candidato prestou o ENEM (2005 e/ou 2006) e optou pelo aproveitamento dos pontos obtidos em um desses exames, a FUVEST escolherá, para contabilização, o melhor resultado por ele conseguido entre os dois anos.

Sistema de Pontuação Acrescida
Alunos que cursaram integralmente o Ensino Médio Regular em Escolas Públicas (estadual, federal, municipal), terão direito ao Sistema de Pontuação Acrescida, que se traduz em um acréscimo de 3% nas notas das 1ª e 2ª fases. Esse sistema se aplica também aos alunos que cursaram integralmente em escolas públicas o Ensino Médio na modalidade Supletivo Presencial (EJA – Educação de Jovens e Adultos, conforme a LDB/9394/96).

Para usufruir desse Sistema o candidato deverá declarar, no ato da inscrição, ter cursado integralmente o Ensino Médio na Escola Pública. Se aprovado, no ato da matrícula, deverá comprovar essa condição.

Informações adicionais poderão ser obtidas no Manual do Candidato FUVEST/2007, que estará disponível em agências Banespa a partir de 07 de agosto de 2006, bem como no Portal da Fuvest: http://www.fuvest.br

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×