Fórum discutirá a agenda ambiental na administração pública
Evento acontecerá em junho e terá como tema os 15 anos do programa A3P. Inscrições estão abertas
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) realiza, nos dias 3 e 4 de junho, o 8º Fórum da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) O encontro, aberto ao público, será no Teatro da Caixa Cultural, em Brasília. Interessados em participar devem se nscrever gratuitamente neste link.
Esta edição terá como tema os 15 anos do programa A3P e seus destaques. Serão debatidos os avanços na implantação de políticas públicas de gestão ambiental na administração pública. Na ocasião, também acontecerá a cerimônia de premiação do 5º Prêmio Melhores Práticas da A3P.
A coordenadora da A3P, Ana Carla Almeida, enfatiza que o programa contribui para pautar a sustentabilidade nos órgãos públicos. “Por isso a importância de um Fórum que irá reunir diversos parceiros em favor de um debate sobre como tornar nosso ambiente de trabalho cada vez mais sustentável”, reforça.
Diversos órgãos apresentarão suas experiências sobre ações que estão inovando a gestão pública, auxiliando no descarte adequado dos resíduos gerados e no uso e manejo sustentável dos recursos naturais. Também será realizado um painel sobre os cursos de sustentabilidade realizados pelo MMA nos municípios e estados para os alunos que participaram dos encontros. Confira neste link a programação completa .
Sobre o Programa A3P
O programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) completa, em 2014, 15 anos de existência. Seu principal objetivo é promover e incentivar as instituições públicas no país a adotarem e implantarem ações na área de responsabilidade socioambiental em suas atividades internas e externas.
Coordenado pelo Departamento de Cidadania e Responsabilidade Socioambiental da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do MMA, o programa é uma iniciativa voluntária e que demanda engajamento pessoal e coletivo. O principal instrumento para formalização de um órgão ao programa é a assinatura de um termo de adesão, que dura quatro anos e depois precisa ser renovado, firmado entre o MMA e a instituição interessada.
O programa reúne, atualmente, com 93 instituições federais, 70 estaduais e 48 municipais. Quem não tem o acordo assinado pode participar da Rede A3P, canal de comunicação para troca de experiências, que conta atualmente com quase 500 órgãos cadastrados e 1.200 pessoas.
Fonte: Ministério do Meio Ambiente