05/04/2014

Fórum discute projetos de pesquisa internacionais

Profissionais de vários países da África, da América Latina e do Caribe irão trocar experiências de 8 a 11 de abril, em Brasília  

 

De 8 a 11 de abril, cerca de 50 pesquisadores de diversos países da África, da América Latina e do Caribe irão trocar experiências com seus parceiros da Embrapa sobre os projetos de pesquisa para o desenvolvimento, implementados em conjunto.  A Plataforma de Inovação Tecnológica (Agricultural Innovation MKTPlace) realiza seu terceiro fórum no Kubitschek Plaza Hotel, em Brasília.

O objetivo do fórum é ser um canal de interação e aprendizagem entre os envolvidos no MKTPlace, principalmente os líderes de projetos recentemente aprovados e de projetos já finalizados. Além disso, o fórum pretende oferecer apoio e fortalecer capacidades na implementação dos projetos. Estarão presentes cientistas de países como Moçambique, Bolívia, Etiópia, Gana, Burkina Faso, Malauí, Quênia e Tanzânia, entre outros.

A novidade este ano é a discussão sobre a ampliação dos dez primeiros projetos de pesquisa finalizados. A ideia é capacitar e orientar os líderes de projetos de sucesso, já encerrados, a ampliar seu alcance. O chamado “scaling up” significa, com base nos resultados de iniciativas exitosas, elaborar projetos de desenvolvimento, mais amplos, que convertam esses resultados em benefícios para a sociedade.

Recursos para apoiar esta expansão virão de um programa conjunto entre Embrapa, Fundação Bill & Melinda Gates e Fórum para a Pesquisa Agrícola na África (FARA). Haverá um painel sobre o tema no dia 9, com participação do Departamento de Desenvolvimento Internacional do Reino Unido (DFID) e a Fundação Gates.

O evento terá ainda discussões sobre os desafios para a boa implementação de projetos. O encerramento ocorrerá no dia 11 com uma visita aos experimentos da Embrapa Cerrados, em Planaltina. 
O MKTPlace é uma iniciativa internacional apoiada por diversos parceiros que tem como objetivos: diálogo de políticas na cooperação Sul-Sul; apoio financeiro a projetos de pesquisa e desenvolvimento; gestão do conhecimento. 

Lançada em maio de 2010, a plataforma já financiou 50 projetos sobre temas como fixação biológica de nitrogênio, irrigação de baixo custo e culturas como mandioca, arroz e milho. 

Fonte:  Embrapa

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×