Formações para docentes de educação infantil ocorrem em todo o Brasil
Por meio do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, o Ministério da Educação (MEC) promove formação para professores de educação infantil em parceria com universidades públicas de todo o País. As ações formativas integram o programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI). Ao todo, foram investidos R$ 96 milhões, e a expectativa é que as formações alcancem 295 mil docentes em 2024.
O LEEI é um esforço nacional para a implementação de ações estratégicas dedicadas a garantir que todas as crianças brasileiras possam alcançar êxito no processo de alfabetização. Nessa perspectiva, a educação infantil integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, buscando a inserção da criança na cultura do escrito e dentro das especificidades dessa etapa da educação básica.
Em parceria com estados e municípios e em sintonia com a Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (Renalfa), 32 universidades públicas realizam as atividades formativas para professores e professoras da educação infantil.
Para Kátia Schweickardt, secretária de Educação Básica do MEC, a aprendizagem da criança é a meta central. “Nesse sentido, o MEC vem trabalhando numa perspectiva sistêmica, de forma integrada com redes de ensino e instituições formadoras, para que a leitura e a escrita e ações docentes intencionais estejam presentes na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental”, disse.
O diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação do MEC, Lourival José Martins, destacou que, “desde a educação infantil, o MEC está trabalhando na formação qualificada de profissionais da educação básica, com foco em práticas pedagógicas exitosas de docentes e gestores escolares”.
Em fevereiro, o Norte iniciou seu ciclo formativo de forma presencial. A região é coordenada pela Universidade Federal do Amapá (Unifap). Já o Nordeste, coordenado pela Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), e o Centro-Oeste, coordenado pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), iniciaram seus ciclos em março. O Sudeste, que é coordenado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), promoveu seu lançamento no início de abril. Por fim, a Região Sul, coordenada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRG), lançou seu ciclo formativo na última quinta-feira, 25 de abril.
Veja os lançamentos transmitidos pelo YouTube:
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB) - 29.04.2024