25/07/2023

Formação para diretores, subdiretores e adjuntos de diretores de escolas em Portugal

Jorge Barros

Pós-graduado e Mestre em Administração e Gestão Escolar, Doutor em Administração e Gestão Educativa e Escolar, Professor no 2.º Ciclo do Ensino Básico no Agrupamento de Escolas Garcia de Orta, Porto

 

A partir de setembro de 2023 a admnistração educativa portuguesa, através do Instituto Nacional de Administração (INA, I. P.) e da Direção-Geral da Administração Escolar, vai disponibilizar formação aos diretores, subdiretores, adjuntos e a outras lideranças de agrupamentos de escolas e de escolas não agrupadas em Portugal.

Esta situação surge após muita controvérsia, debate, estudos e défice de formação destes atores educativos. A controvérsia que surgiu em torno da formação destes profissionais da educação motivou a realização de algumas investigações, da qual se destaca a levada a cabo por Jorge Barros e concluída, em 2017, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra sob o título – “Formação e necessidades de formação de diretores de agrupamentos de escolas do Algarve”. Neste estudo já se concluiu na altura a desatualização deestes lídes, gestores e administradores das escolas portuguesas, no que à formação diz respeito.

Deste modo, reconhecendo esta situação, a administração educativa portuguesa vai promover o curso de atualização de diretores escolares dirigido àqueles atores educativos citados. Pretende-se reforçar as competências destes indivíduos para uma gestão mais eficiente e eficaz da escola em áreas como a liderança, a gestão e administração escolar, planeamento e contabilidade pública e contribuir para o seu desenvolvimento profissional enquanto líderes indutores do reforço da autonomia da escola, no contexto da descentralização da educação e de qualificação da escola pública em Portugal.

O curso irá decorrer em formato B-learning com sessões Síncronas (presencial e à distância) e Assíncronas, com um total de 103 horas (mais 2 horas de avaliação). Trata-se de atualizar formativamente estes atores educativos de forma a estarem mais aptos a darem respostas mais assertivas às inúmeras solicitações, desafios e problemas com que se deparam todos os dias no desempenho das suas funções.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×