19/02/2025

Formação dos gestores escolares é debatida no MEC

Ministério da Educação recebeu, durante dois dias, retorno de curso voltado a diretores de escolas públicas. Além de terem sido apontadas melhorias, foi oferecido um planejamento das ações formativas para 2025.

O aprimoramento da gestão administrativa, financeira e pedagógica das escolas públicas de educação básica segue em pauta no Ministério da Educação (MEC). Em reunião realizada em Brasília (DF) na segunda e terça-feira, 17 e 18 de fevereiro, os coordenadores-gerais do Programa de Formação Continuada para Diretores Escolares e Técnicos das Secretarias de Educação (Proditec) avaliaram resultados obtidos em curso de aperfeiçoamento. Além de debaterem melhorias nesse processo, os coordenadores ainda receberam o planejamento das ações formativas para 2025. 

Ao longo dos dois dias, os coordenadores deram retorno sobre o Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares. Promovido pela Secretaria de Educação Básica (SEB), o evento reuniu representantes de oito universidades públicas federais e os responsáveis pela oferta das turmas do curso em 2024. Na ocasião, ainda foi apresentada a migração das turmas para o Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (Avamec). 

A diretora de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação no MEC, Rita Esther Luna, destacou que a pasta tem boas expectativas em relação a esse tipo de encontro. “O diálogo é fundamental para organizarmos cada vez melhor esse processo. Nada substitui a oportunidade de nos encontrarmos, discutirmos, trocarmos ideias e experiências. Esse é o grande motivo de estarmos juntos: alinhavar, de forma cada vez mais sólida, essa formação — que tem se mostrado tão relevante para nossos diretores”, celebrou.   

Proditec O Programa de Formação Continuada para Diretores Escolares e Técnicos das Secretarias de Educação desenvolve ações formativas que visam melhorar os resultados de aprendizagem dos estudantes nas diversas etapas e modalidades da educação básica. A ação é realizada em parceria com estados, municípios e instituições públicas de ensino superior. 

Entre essas iniciativas, está o Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares, uma formação inédita que estimula o compartilhamento de saberes e práticas voltados à solução de desafios emergentes nas escolas. Com carga horária de 210 horas e ofertado de forma virtual, o curso combina atividades síncronas e assíncronas, utilizando ferramentas tecnológicas para garantir excelência e qualidade no processo formativo. 

Uma das grandes apostas para o fortalecimento da educação básica no Brasil é a formação continuada dos diretores escolares. Reflexões sobre a atuação desses gestores e como ela impacta diretamente a qualidade do trabalho realizado nas escolas são fundamentais. Nesse cenário, o Proditec surge como um importante aliado, oferecendo formação continuada para diretores escolares e técnicos das secretarias de educação em todo o país.  

Impacto e desafiosDados de 2023 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao MEC, indicam que apenas 20,8% dos diretores escolares possuem formação continuada em gestão escolar. O percentual evidencia a necessidade de expandir e fortalecer políticas públicas que promovam o aperfeiçoamento desses profissionais.  

Para o MEC, a formação de diretores escolares fortalece a gestão educacional como um todo, impactando positivamente professores, estudantes e comunidades escolares. “O curso de aperfeiçoamento reforça o compromisso com a qualidade da educação pública e com a valorização dos diretores escolares como agentes transformadores”, reforçou a diretora Rita Luna.  

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB - 18.02.2025

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×