15/12/2023

Formação de professores para a inovação é tema de encontro

MEC promoveu troca de experiências na articulação de estratégias de formação continuada para desenvolvimento de competências digitais e uso de tecnologias e inovação pedagógica.

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), e em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), promoveu o Encontro Nacional sobre Formação Continuada de Professores da Educação Básica para a Inovação Pedagógica. O encontro virtual, nesta quarta-feira, 13, foi espaço de escuta e compartilhamento de experiências na articulação de estratégias de formação continuada para o desenvolvimento de competências digitais e uso de tecnologias e inovação pedagógica. Além do MEC, estiveram presentes representantes da UFMS, e de 19 estados da federação pelo Consed. 

Os participantes tiveram oportunidade de compartilhar as dificuldades com relação à formação continuada para o uso de tecnologias digitais e desenvolvimento de competências digitais, bem como as potencialidades e fragilidades da rede para a construção dessas competências que possam resultar em práticas pedagógicas inovadoras com impacto na aprendizagem dos estudantes. As ações são orientadas a partir da Política Nacional de Educação Digital, Lei nº 14.533 de 11 de janeiro de 2023.  

Foram discutidos temas como cidadania digital, acesso à tecnologia, inclusão, equidade, sustentabilidade da formação continuada, estruturação dos currículos, segurança digital, colaboração, comunidades de prática, recursos educacionais digitais, ferramentas, plataformas, desafios para a formação inicial de professores, dentre outros. 

Lourival José Martins Filho, diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação (Difor), destacou “a importância do diálogo com os profissionais da educação Básica que vivem contidamente o desafio do processo de ensino e aprendizagem e da gestão pedagógica escolar. As políticas educacionais tornam-se ações curriculares a partir do trabalho sério de quem faz acontecer”. A Estratégia Nacional Escolas Conectadas (ENEC) foi destacada pela diretora de Apoio à Gestão Educacional (Dage). “A formação tem função fundamental para o sucesso da implementação da ENEC nas redes municipais e estaduais”, disse. 
 
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB - 14.12.2023

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