25/09/2017

Formação Cidadã: Uma Análise Sobre a Participação dos Estudantes da Universidade Estadual da Paraíba em Processos de Consulta Eleitoral No âmbito da Instituição

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RESUMO

A participação nos processos de consulta eleitoral à comunidade acadêmica da Universidade Estadual da Paraíba- UEPB é um tema que ainda não foi discutido e precisa ser investigado. Desse modo, surge a inquietação pautando-se ao seguinte problema: Qual o nível de participação dos estudantes do CCSA – UEPB – Campus I em processos de consulta eleitoral que ocorrem no âmbito da universidade? Para conseguir responder a essa problemática foi avaliado como objetivo conhecer o nível de participação dos estudantes em relação à esses processos de consulta eleitoral que ocorrem na instituição. Utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário com 12 questões fechadas para a coleta de dados que abordaram os seguintes pontos referentes ao processo eleitorais: a importância, o dever do estudante, os meios de divulgação, a obrigatoriedade e a divulgação dos resultados das eleições. Os resultados revelam a baixa participação dos alunos nos processos eleitorais da instituição, dos 2000 alunos do CCSA – UEPB só houve participação de 665. Pode-se concluir que de acordo com as análises dos resultados os processos de consulta eleitoral da UEPB são falhos, a instituição tem que empenhar-se em formas de incentivar e garantir que os estudantes participem, para um melhoramento do próprio processo eleitoral e do desenvolvimento político dos alunos. Após a pesquisa percebe-se a necessidade de novos estudos, abrindo assim novas perspectivas em relação ao cotidiano e a esfera política ocorrida na Universidade.

 

Palavras-chave: Consulta Eleitoral; Universidade Estadual da Paraíba; Política.

 

 

ABSTRACT

The participation in the electoral process to the academic community of the State University of Paraíba - UEPB is a topic that has not been discussed and needs to be investigated. Thus the uneasiness arises is guided to the following problem: What level of participation of students CCSA - UEPB - Campus I in election consultation processes occurring within the university ? To successfully respond to this concern was assessed as objective to know the level of participation of students in relation to these processes of electoral process occurring in the institution . Was used as a research tool a questionnaire with 12 questions to collect data that addressed the following points relating to the electoral process : the importance , the duty of the student, the broadcast media , and the mandatory disclosure of election results . The results show a low student participation in electoral processes of the institution, the CCSA 2,000 students - UEPB there was only attended by 665 . It can be concluded that according to the analysis of the results of the electoral processes of consultation UEPB are flawed , the institution must engage in ways to encourage and ensure that students participate , for an improvement of the electoral process itself and the development political students . After research realizes the need for further studies , thus opening new perspectives on daily life and politics that took place at the University .

 

Keywords : Election Consultation , State University of Paraíba ; Policy .

  1. INTRODUÇÃO

 

O término da ditadura militar foi marcado pela busca por direitos para todos, pela reestruturação do Estado e da economia e pelo fortalecimento do processo de redemocratização. A constituição de 1988 selou a reestruturação do Estado Brasileiro através da consagração do princípio de participação da sociedade civil, umas das vertentes do projeto neoliberal. A democracia interna compreende novas formas de gestão, mecanismos de participação e formas de representação que atinge todos os brasileiros e viabiliza o resgate da cidadania ativa. 

Neste contexto, entende-se que a participação dos discentes nos processos de consulta eleitoral à comunidade acadêmica é um tema relevante e que, no contexto da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, ainda não foi discutido e, portanto, precisa ser investigado. O presente artigo científico surge da inquietação de professores e alunos sobre a real participação dos estudantes da UEPB e em particular do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) nos destinos da universidade. Assim sendo, a questão norteadora desta investigação é: Qual participação dos estudantes da UEPB – CCSA em processos de consulta eleitoral que ocorrem no âmbito da universidade?

Para conseguir responder a essa inquietação foi avaliado como objetivo verificar a participação dos estudantes em relação à esses processos de consulta eleitoral que ocorrem na instituição. Utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário com 12 questões para a coleta de dados que abordaram os seguintes pontos referentes ao processo eleitoral: a importância, o dever do estudante, os meios de divulgação, a obrigatoriedade e a divulgação dos resultados das eleições, com o propósito de entender a participação dos estudantes nos processos eleitorais.

O processo de consulta eleitoral à comunidade acadêmica do Centro de Ciências Sociais Aplicadas- CCSA, das candidaturas homologadas, concorrentes aos Cargos de: Chefe e Chefe Adjunto(a) dos Departamentos de Administração e Economia, de Comunicação Social, de Ciências Contábeis e de Serviço Social; Coordenador(a) e Coordenador(a) Adjunto(a) do Curso de Administração, do Curso de Ciências Contábeis, de Comunicação Social e de Serviço Social.

A votação foi realizada por alunos que compõem os departamentos citados que integram o CCSA. A apuração de votos nos departamentos ocorreu no final do processo eleitoral, as mesas apuradoras de votos foram compostas de três membros titulares e três membros suplentes, sendo o seu presidente designado pela Comissão Eleitoral. Os trabalhos de apuração foram iniciados da seguinte maneira: Contagem do número de eleitores por segmento e através da lista de votantes de acordo com os cursos. Tal processo colabora para a formação cidadã dos discentes da instituição.

O processo de educação formal é um marco da sociedade, além de formação acadêmica, que capacita os discentes profissionalmente há a formação política dos indivíduos, esse envolve aspectos de desenvolvimento da capacidade crítica, compreensiva e analítica dos indivíduos em relação aos fotos e acontecimentos da sociedade além de desenvolver o espírito de cidadania e capacitar os discentes de modo que permita-os viver de forma harmônica em sociedade.

A escola faz parte das instituições pertencentes à sociedade civil que desempenham um papel importante no desenvolvimento da consciência social desde a infância até a idade adulta, cumprindo o aspecto formal da educação, a Universidade vem dando uma continuidade a esse processo tendo uma importância dominante, tanto na consciência social quanto na formação e desenvolvimento político dos estudantes que passam por ela, daí surge a preocupação em avaliar a participação dos estudantes em eleições de âmbito interno da UEPB, pois essa participação é um reflexo da formação política proporcionada pela Universidade, além de também refletir o grau de consciência da comunidade universitária em relação ao seu papel no processo democrático de escolha.

Para realização desse estudo foi tomado com autores principais Di Palma: (1990); Przeworski: (1989a, 1986); Morlino: (1980); Fernandes, (1994); Landim, (1993); Alvarez, (1999); Paoli, (2002); Salamon, (1997) os autores foram escolhidos devido a suas contribuições de relevante importância a cerca do tema.

O presente artigo está composto por uma introdução, seguido de fundamentação teórica, que aborda temas como democracia e importância da Universidade na formação política de seus discentes, a continuação do trabalho e seguida pela metodologia, analise dos resultados e considerações finais.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

  2. POLITICA PARTICIPATIVA: A DEMOCRACIA

O termino da ditadura militar foi marcada pela busca por direitos para todos, a reestruturação do Estado e da economia fortalecendo o processo de construção da democracia para a população. A constituição de 1988 foi quem selou essa reestruturação através da consagração do princípio de participação da sociedade civil umas das vertentes do projeto neoliberal. Segundo o art. 14, CF/88 “A soberania popular seria exercida através do sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante: I- plebiscito; II- referendo; III- iniciativa popular”, firmando o inicio da sociedade civil no espaço publico. O restabelecimento da democracia através das eleições livres e a reorganização partidária beneficiaram ambas as partes, tanto o Estado pelo estabelecimento do seu poder fixado em leis concretas e para a sociedade civil que através desse estabelecimento teve-se o conhecimento dos seus direitos.

A democracia é um questionamento na sociedade contemporânea, onde se busca pela igualdade perante a lei, os direitos individuais, a legalidade institucional e a tão sonhada liberdade. O fato é que construir a ordem democrática é um processo longo, difícil e, em algumas vezes, bastante penoso, tornando ela ineficaz para ações imediatas divido a burocracia do processo de escolha democrática. A democratização é vista, como parte importante da literatura, primeiramente como um resultado de uma escolha estratégica das elites políticas relevantes; a partir disto, prescindiria da formação de uma cultura democrática Di Palma (1990); Przeworski (1989ª e 1986); Morlino (1980).

A redefinição da noção de sociedade civil e do que ela indica talvez tenha constituído uma mudança mais visível produzido no processo de implementação do projeto neoliberal. O Aumento do crescimento e o novo papel desempenhado pelas Organizações Não-Governamentais; a emergência do chamado Terceiro Setor e das Fundações Empresariais, com a ênfase numa filantropia redefinida Fernandes (1994); Landim (1993); Alvarez (1999); Paoli (2002); Salamon (1997); e a marginalização, onde para alguns autores definida como “criminalização” Oliveira (1997) dos movimentos sociais, marcam essa redefinição.

    1. A IMPORTÂNCIA DA UNIVERSIDADE NO DESENVOLVIMENTO POLÍTICO DOS ESTUDANTES

Sabe-se que a escola faz parte das instituições pertencentes à sociedade civil e que desempenham um papel importante no desenvolvimento da consciência social, e a Universidade tem uma importância dominante de continuação neste processo, uma vez que proporciona a formação política e desenvolvimento critico de seus estudantes.

Para exercer este papel, as universidades devem possuir autonomia e independência, não só frente ao campo do conhecimento, mas, especialmente frente aos centros decisórios de políticas concretas que venham a afetar o seu funcionamento. Neste sentido, a autonomia universitária fundamenta-se hoje na função própria da instituição universitária, a construção de um saber independente e contextualizado que impulsione o desenvolvimento da sociedade. Às universidades possuem como características fundamentais a formação de uma consciência social, crítica e autônoma, etc. Contudo, elas evidenciam, na base de sua prática, um conjunto de contradições que se manifestam principalmente na oposição entre seu papel de reprodução de um saber e uma ordem social dominante e seu papel de criação de um saber crítico em relação à ordem existente Fragoso, (1984); Ribeiro (1975); Gianotti (1987).

Desse modo a universidade desempenha um papel importante quanto ao desenvolvimento político de seus alunos, restando indagar como este papel é desempenhado. As universidades são instituições complexas, constituídas por diversos níveis de atividades. Do mesmo modo, a participação dos alunos nestes níveis não se dá de modo homogêneo, e sim em diversos graus diferenciados para cada atividade universitária. As atividades curriculares, definidas por atividades formalmente programadas pela universidade e diretamente ligadas ao currículo, constituem-se num dos níveis de atividade da vida universitária. Um outro nível é constituído pela colocação dos serviços e produção acadêmica à disposição da comunidade (extensão), e pelos mecanismos de gestão acadêmica onde os alunos podem participar ativamente. Inclui-se aqui o espaço de organização de classe e de representatividade disponível para os alunos (Movimento Estudantil: Diretório Central dos Estudantes, Centros Acadêmicos), bem como suas atividades autônomas dentro das universidades. Neste nível, chamamos as atividades de extra-curriculares.

  1. METODOLOGIA

Para o alcance do objetivo foi realizada uma pesquisa descritiva, pois “Esse tipo de estudo pretende descrever os fatos e fenômenos de determinada realidade” Triviños (1987). Os procedimentos adotados foram bibliográficos, pois a pesquisa bibliográfica é realizada a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas, e publicadas por meios escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos. E documental, pois pesquisa documental utiliza fontes diversificadas e dispersas, sem tratamento analítico, tais como: tabelas estatísticas, jornais, revistas, relatórios, documentos oficiais, etc. Fonseca (2002).

A pesquisa foi dividida em duas etapas, a primeira correspondendo a pesquisa documental e bibliográfica e a segunda por meio de coleta de dados no campo de estudo. Na realização da primeira etapa da pesquisa utilizou-se para tanto documentos das últimas eleições, realizadas no ano de 2011, cedidas pela comissão eleitoral do CCSA, assim como as atas das eleições, as chapas homologadas e o número de votantes aptos a participar do processo, com a finalidade de investigar a participação dos estudantes nas últimas eleições, havendo também a realização de pesquisa bibliográfica através de livros e periódicos científicos a fim de fundamentar a pesquisa.

Posteriormente no desenvolvimento da segunda etapa foram aplicados questionários, compostos por 12 questões fechadas de múltipla escolha, sendo as sete primeiras de caracterização da amostra e as sete últimas que tratavam de temas como: a importância da participação, os meios de divulgação utilizados pela universidade, a obrigatoriedade do voto e a divulgação dos resultados das eleições que objetivavam identificar a participação dos alunos nos processos eleitorais de 2011. Participaram da pesquisa os estudantes dos cursos de Administração, de Ciências Contábeis, de Comunicação Social, de, de Serviço Social e, o critério de inclusão/exclusão adotado foi o pertencimento destes ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas - CCSA do campus I - UEPB, cuja amostra foi de 90 (noventa) alunos de diferentes períodos dos cursos investigados, que se disponibilizaram em participar da pesquisa e responder os questionários.

A pesquisa tem abordagem quanti-qualitativo, pois segundo Fonseca, (2002) a utilização conjunta da pesquisa qualitativa e quantitativa oportuniza obter mais informações do que se poderia conseguir isoladamente, havendo assim uma maior preocupação em se fazer a analise dos dados numéricos obtidos como o tratamento dos dados coletados através da aplicação de questionário transformando os números em informações por meio de interpretações dos resultados.

  1. ANÁLISE DOS RESULTADOS

Como abordado anteriormente, a aplicação do questionário foi realizada a fim de avaliar o nível de participação, dos estudantes do CCSA – UEPB – Campus I, em processos de consulta eleitoral que ocorrem no âmbito da universidade no ano de 2011. Os resultados serão descritos em seguida, de acordo com a ordem de perguntas abordadas.

Questão 1 de acordo com a idade: Existe uma predominância de idade de 19 e 20 anos, mas havendo variações de 18 à 48 anos de idade. Percebe-se que a amostra trabalhada é jovem.

Idade:

Fonte: Pesquisa Direta (2012)

Questão 2 em relação ao sexo dos respondentes, percebe-se que 62% dos respondentes são do sexo feminino o que representa 56 mulheres, enquanto que 38% são do sexo masculino representado por 34 homens. Dessa forma o sexo feminino é predominante na pesquisa.

Sexo:

Fonte: Pesquisa Direta (2012)

Na questão 3 em relação ao estado civil: Observou-se a predominância da amostra entrevistada em relação ao estado civil “solteiro” o que equivale a 92% com 83 respondentes, 7 pessoas afirmaram ser “casadas”, o que equivale a 8% da amostra

Estado civil:

Fonte: Pesquisa Direta (2012)

Na questão 4 que se refere à cidade onde reside os entrevistados: Teve-se como respostas as seguintes cidades: Campina Grande, Lagoa Seca, Fagundes e Lagoa de Roça. De acordo com os dados a predominância dos entrevistados reside em Campina Grande - PB, cidade onde foi aplicada a pesquisa.

Cidade onde reside:

Fonte: Pesquisa Direta (2012)

Na questão 5. No que se refere onde os respondentes da pesquisa cursaram o ensino médio, houve a predominância de estudantes vindos de escolas públicas, 67% dos pesquisados, o que já é uma característica da Universidade Estadual da Paraíba, pois a mesma possui incentivos no seu vestibular, como exemplo o uso das cotas, o que incentiva os alunos que terminaram o ensino médio na rede pública prestarem o vestibular na UEPB. E advindo da rede de ensino particular teve-se 33% das respostas. Conforme a representação gráfica 5 abaixo:

Gráfico 5: Cursei ensino médio na:

Fonte: Pesquisa Direta (2012)

Questão 6. Participei do processo de consulta eleitoral da UEPB? Obteve-se os seguintes dados, 57% dos alunos responderam que “sim” afirmando sua participação nos processos, mesmo sendo mais do que a metade da amostra pesquisada ainda é preocupante, entende-se a importância da participação e do envolvimento de todo corpo discente da instituição nas votações internas. Em seguida temos 17% afirmando que “não” nunca participaram de nenhum processo de consulta eleitoral de âmbito interno, é um número considerável de alunos que não se envolvem em tais consultas, é preciso que a instituição trabalhe em incentivos para que esses alunos participem das votações. E por fim 26% alegaram que “não lembro” de terem participado de tal processo. A participação e o envolvimento dos alunos é bastante importante para que se estreite a relação com a instituição e possa decidir democraticamente os ocupantes de cargos administrativos na UEPB.

Gráfico 8: Participei do processo de consulta eleitoral da UEPB?

Fonte: Pesquisa Direta (2012)

Questão 7. Marque a alternativa correspondente à sua última votação, caso tenha participado de algum processo de consulta eleitoral da Instituição, pode ser marcada mais de uma alternativa: Dos entrevistados a maior participação está nas eleições da Coordenação com 44% de participação dos alunos, em seguida com 36% a escolha dos representantes da chefia de departamento e por fim com 20% a direção de centro. A participação ainda não é equilibrada e seria interessante se houvesse um equilíbrio de participação onde o mesmo aluno participasse de todos os processos de consulta eleitoral da UEPB.

Gráfico 9: Marque a alternativa correspondente à sua última votação, caso tenha participado de algum processo de consulta eleitoral da Instituição, pode ser marcada mais de uma alternativa:

Fonte: Pesquisa Direta (2012)

Questão 8. De acordo com sua opinião, os processos de consultas eleitorais são importantes para a melhoria da universidade? No gráfico 10, da amostra pesquisada 53% “concorda plenamente” alegando a importância desses processos de consultas eleitorais para uma melhoria da universidade, logo que através de tais participações se estreita a relação do corpo discente da UEPB com a parte administrativa, deixando os alunos não só como seguidores das diretrizes da instituição, mas sim participantes dos processos decisórios, 24% “concorda parcialmente” com a importância de tais consultas, 10% “discorda plenamente” isso é preocupante, pois esse pensamento impede que os alunos desenvolvam um pensamento político não dando a importância para esses processos, 7% “ainda não possuo uma opinião formada” e por fim 6% “discordo parcialmente”. Essa questão tem que ser bastante trabalhada, os alunos precisam conhecer o valor de tais processos, e a instituição funciona como agente modificador dessa realidade, cabe a ela incentivar e informar a importância da participação dos alunos.

Gráfico 10: De acordo com sua opinião, os processos de consultas eleitorais são importantes para a melhoria da universidade?

Fonte: Pesquisa Direta (2012)

Questão 9. De acordo com sua opinião, participar dos processos de consulta eleitoral da UEPB é um dever e um direito do estudante universitário? Com a análise do gráfico 11 pode-se notar que com 57% dos entrevistados responderam “concordo plenamente” afirmando o dever do estudante universitário em participar desses processos, é um dado positivo já que mais da maioria é ciente desse dever e direito, 20% responderam “concordo parcialmente” mesmo sabendo da importância da participação no processo de consulta eleitoral há pouca participação efetiva nos processos eleitorais da UEPB, 17% “discordo plenamente” esse número como foi dito na questão anterior é preciso reverter, e através das ações da instituição isso será possível e por fim com 6% “ainda não possuo opinião formada” quando se aborda esse assunto.

Gráfico 11: De acordo com sua opinião, participar dos processos de consulta eleitoral da UEPB é um dever e um direito do estudante universitário?

Fonte: Pesquisa Direta (2012)

Questão 10. De acordo com sua opinião, os processos de consulta eleitoral da UEPB são amplamente divulgados, facilitando a participação dos alunos? Nessa questão foi avaliado a opinião dos estudantes em relação a divulgação e obteve-se os seguintes dados, 34% dos alunos concordaram parcialmente, isso significa que existe a divulgação porém ainda não é eficiente devido ao baixo número de alunos que concordaram com a afirmativa. Seguindo a pesquisa 26% discordaram plenamente a existência de divulgação, é preocupante a forma com que a UEPB está divulgando tais processos é dever da instituição divulgar de forma clara e continua para que haja uma participação maior dos alunos, seguinte com 17% concordaram plenamente que existe essa divulgação, também com 17% os alunos discordam parcialmente reforçando a necessidade de existir um esforço maior para tais divulgações, e por fim 6% ainda não possuem opinião formada em relação a questão, como pode-se perceber com o gráfico abaixo.

Gráfico 12: De acordo com sua opinião, os processos de consulta eleitoral da UEPB são amplamente divulgados, facilitando a participação dos alunos?

Fonte: Pesquisa Direta (2012)

Questão 11. A participação nos processos de consulta eleitoral interno na UEPB devem ser obrigatórios. A participação dos alunos nesse tipo de consulta eleitoral é importante, na questão presente questiona-se a obrigatoriedade e obteve-se os seguintes dados, 26% dos alunos discordaram plenamente da afirmação não sendo bem aceito pelos estudantes no que diz respeito a ser obrigatório a sua participação nesse tipo de consulta eleitoral, 24% afirmaram ainda não possuir opinião formada não declarando suas posições sobre a temática, 23% concordam plenamente defendendo a ideia central da afirmação, 20% concordam parcialmente e por fim 7% discordaram parcialmente sobre o tema. Essa abordagem é bastante delicada pois se trata de obrigatoriedade e consequentemente o não cumprimento de tal ação irá desencadear ações para quem desobedecer. Dessa forma é necessário todo um processo tanto intelectual quanto cultural para que tal mudança seja aceita sem grandes conflitos entre as partes e que todo processo seja realizado de forma burocrática e harmônica. Segue o gráfico abaixo expressando graficamente os dados da questão.

Gráfico 13: A participação nos processos de consulta eleitoral devem ser obrigatórios?

Fonte: Pesquisa Direta (2012)

Questão 12. Após as eleições, há ampla divulgação dos resultados apresentados. Por último, será analisado a divulgação dos resultados após as eleições, com um número elevado de respostas, 40% dos alunos discordaram plenamente com a afirmativa, negando a existência de uma ampla divulgação dos resultados, a instituição necessita repensar suas técnicas de divulgação, pois a falta de informação pode ser um agente que impeça os estudantes à participar em eleições futuras, tendo em vista que não está tendo um retorno de informações por parte da UEPB, 20% discordam parcialmente, o que deixa em alerta a necessidade de divulgar para os alunos os resultados das eleições, em seguida também com 20% dos alunos concordaram parcialmente, percebe-se que existe tal divulgação só é necessário um empenho maior e 11% concordaram plenamente, esse número só tenderá em aumentar se a instituição empenhar-se na divulgação de suas consultas, e por fim 9% ainda não possuem opinião formada sobre o tema abordado. Talvez a má divulgação seja um dos fatores que impeçam a efetividade dos processos de consulta eleitoral na UEPB, pois a instituição precisa repassar um feedback para os alunos que participam das eleições incentivando-os ainda mais as futuras participações, segue a representação gráfica abaixo:

Gráfico 14: Após as eleições, há ampla divulgação dos resultados apresentados?

Fonte: Pesquisa Direta (2012)

  1. Considerações Finais

A formação política do cidadão se dá em um ambiente de crescimento intelectual como escolas e as universidades, esses ambientes além de capacitar os seus discentes profissionalmente capacitam-os também para a vida na sociedade, incentivando o desenvolvimento político e critico compreensivo da realidade social.

As estruturas administrativas das universidades brasileiras estão hierarquicamente bem organizadas, a Universidade Estadual da Paraíba tem seus cursos de graduação ligados a uma coordenação, um departamento e a um Centro. O processo de escolha dos dirigentes está à disposição do corpo discente da instituição de forma democrática, ou seja, a comunidade acadêmica possui a ferramenta para que os mesmos possam participar de forma efetiva nos processos de decisão nos cargos administrativos dos cursos da instituição. Os benefícios proporcionados por esta ferramenta decisória é incomensurável, uma vez que insere o corpo discente em processo de avaliação de propostas, expostas por candidatos e coloca-os no centro das decisões proporcionando o desenvolvimento critico compreensivo do alunado além de fortalecer a formação política proposta pelas universidades brasileiras.

Porém em relação a pesquisa, nota-se a pequena participação dos estudantes universitários do CCSA nos processos eleitorais de âmbito interno na instituição. A participação dos alunos nas eleições departamentais nas eleições de 2011 foram: Deptº. Administração e Economia 168 alunos votantes, Deptº. Comunicação Social 118, Deptº. Contabilidade 192, Deptº. Serviço Social 187 alunos compareceram às votações.

As eleições para coordenadores obtiveram um número de estudantes equilibrados em relação aos quatro cursos com média de 150 votantes. No total o Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA da UEPB é formado por aproximadamente 2000 (dois mil) alunos, e quando é feito uma análise comparativa entre os que participaram das votações é preocupante, segue abaixo a ilustração gráfica da comparação do número total de alunos pertencentes do CCSA que não votarão (75%) e os que participaram da última votação (25%):

Gráfico: Participação dos alunos do CCSA nas eleições de 2011.

Fonte: Fonte: Pesquisa Direta (2012).

Conclui-se, portanto que a forma como tem sido conduzidos os processos eleitorais da UEPB-CCSA-CAMPUS I não tem influenciado positivamente o processo de participação dos alunos o que tende a gerar uma baixa participação do envolvimento político destes e consequentemente o distanciamento da gestão participativa promulgada na Constituição de 1988. As falhas evidenciadas pelos alunos nessa pesquisa, apesar de neste momento está interferindo negativamente no processo de participação do alunado, são facilmente eliminadas caso a comunidade acadêmica assuma a responsabilidade de construir uma universidade plural, possível, apenas, com a participação dos vários atores sociais envolvidos. 

Portanto, os processos eleitorais no âmbito da UEPB-CCSA-CAMPUS I precisam ser repensados e reformulados para que atinja o seu verdadeiro propósito, ou seja, o desenvolvimento do senso crítico e de pertencimento dos discentes e a consciência da importância da gestão participativa e compartilhada. Diante do exposto, considera-se que o que foi detectado nesta pesquisa é o reflexo do que ocorre nos demais processos eleitorais do país, ou seja, um processo que prioriza a democracia representativa em detrimento da democracia participativa e tende a fragilizar a participação popular tão importante para o desenvolvimento do país.

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