29/01/2021

Física Quântica

Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante e Docente – www.wolmer.pro.br

 

O ensino de física é importante para que nossos alunos estudem a natureza bem como seus fenômenos naturais. O que antes era visto como algo místico ou divino, hoje não passa de simples fenômeno natural, explicável pela ótica da ciência.

Vale lembrar que a palavra física é oriunda do grego physiké cujo significado é natureza, ou seja, ciência que estuda a natureza.

Tivemos grandes nomes a desvendarem os fenômenos naturais, começando por Galileu Galilei, Johannes Kepler e o pai da Física Moderna conhecido com Isaac Newton que trabalhou com a Lei da Gravidade.

Obviamente outros físicos surgiram, contribuindo assim com o desenvolvimento da ciência, como: a termodinâmica, eletromagnetismo, óptica, dentre outros fenômenos, porém o que revolucionou a ciência foi a teoria da relatividade, apresentada por Albert Einstein.

Observe que para ensinar física, geralmente o docente tem que ter feito uma licenciatura em matemática com habilitação em física e/ou uma licenciatura em física, salvo exceções (já que pessoas formadas na área de engenharia têm bastante conhecimento sobre tal ciência), e nós professores desta disciplina, sabemos o quão é difícil para o educando assimilar tal conhecimento.

Isso se dá devido a grande quantidade de ramificações que a disciplina tem e as suas várias fórmulas, bem como conceitos e interpretações, o que nem sempre o próprio aluno tem discernimento para tal, pois lhe falta base matemática além de alguns princípios básicos.

Outro quesito interessante para a disciplina de física está relacionado na interpretação da questão problema, ou seja, saber quais variáveis estão sendo usadas e o que está sendo pedido.

Vale lembrar que a física trabalhada no ensino médio de escola pública está aquém do que o aluno deve aprender, e isso se dá por sua limitação imposta pelo sistema de educação, que tende a atrofiar o pensar libertador e o conhecimento do educando.

Interessante perceber que apesar desta seara ser rica em informações, fórmulas, descobertas, aplicações, ainda falta para muitos educadores, profundo conhecimento sobre tal ciência, fazendo com que ao lecionar muitos passem superficialmente pelos conteúdos.

Observe, que tal complexidade não deveria ser nada para algumas pessoas que se autodenominam conhecedores da física quântica e se põe a explicar tudo sob a sua ótica.

Vale lembrar que a física quântica visa estudar sistemas da física sob o prisma das dimensões reduzidas, ou seja, uma visão micro, próximo aos tamanhos de moléculas e átomos e até mesmo partículas subatômicas.

De acordo com o site BrasilEscola[1] todos os sistemas quânticos têm uma função de onda que os descreve por completo e esta função de onda é uma equação matemática complexa e virtual, ou seja, sem realidade própria, sendo assim, se muitas das pessoas tiveram dificuldade para entender a física denominada newtoniana, ficaria fácil entender então a física quântica? Então porque alguns ao lerem informações superficiais sobre tal conteúdo se julgam especialistas em tal assunto?

Alguns educadores mesmo tendo lecionado a disciplina de física durante anos em escolas públicas sentem a sua pequenez diante de tanto conteúdo, como uma pessoa leiga pode-se dizer conhecedora de uma física que até mesmo cientistas acreditam ser complexa?

Como ressaltado no site brasilescola supracitado, a física quântica tem se mostrado uma verdadeira incógnita, e para tentar entendê-la, faz-se necessário "o domínio de um grande formalismo matemático e muito conhecimento de Física, Álgebra, Geometria, Eletrodinâmica, etc.

Por isso, são necessários muitos anos de estudo para compreendê-la de maneira minimamente aceitável para os padrões acadêmicos".

Dito isso, faço minha as palavras de Leandro Karnal quando afirma que "quando as pessoas não têm a menor idéia de um fenômeno elas dizem que é física quântica e elas também não tem a menor idéia do que seja física quântica, aliás elas não têm do que é física newtoniana que é mais fácil".

 

[1] Para mais informações vide https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-e-fisica-quantica.htm

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×