Fiocruz lança prêmio para jovens pesquisadores
Prêmio vai contemplar trabalhos sobre o processamento, controle de qualidade e utilização do leite humano
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por intermédio da Rede de Bancos de Leite Humano (rBLH), lança o 1º Prêmio Jovem Pesquisador da Rede de Bancos de Leite Humano, que está com inscrições abertas até 31 de janeiro de 2015 no site do concurso.
O prêmio vai contemplar trabalhos em três linhas de investigação: Processamento, controle de qualidade e utilização do leite humano; Assistência em amamentação na rBLH; e Comunicação e informação na rBLH.
Os primeiros colocados de cada área temática – três do Brasil e três do exterior – serão premiados com intercâmbio técnico, no período de sete dias, em um dos Centros de Referência em Banco de Leite Humano da rBLH.
Os ganhadores também receberão o financiamento de suas inscrições e a concessão de passagens e hospedagem para participarem do VI Congresso da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano e II Congresso Ibero-americano de Bancos de Leite Humano, que vão acontecer de 24 a 27 de junho de 2015, em Brasília.
Os três eixos de investigação propostos pelo prêmio são centrais para a rBLH. O ‘Processamento’ vai abordar aspectos relacionados ao avanço do conhecimento científico e tecnológico, no âmbito da segurança alimentar e nutricional na atenção neonatal.
A ‘Assistência’ em amamentação coloca a mulher como protagonista do processo e vai contemplar pesquisas sobre novas estratégias de promoção, proteção e apoio à amamentação.
A 'Comunicação' vai avaliar as novas contribuições para o campo da comunicação e da informação direcionadas para a rBLH.
Fonte: Fundação Oswaldo Cruz