Finep fecha acordo com Instituto de Tecnologia de Massachusetts
Parceria busca promover o intercâmbio entre universidades, empreendedores, investidores e especialistas, nos EUA e no Brasil
A Finep acaba de firmar acordo com a MIT Technology Review (MIT TR), publicação do Massachusetts Institute of Technology (MIT). O memorando de entendimento, assinado no dia 12 de setembro, tem como objetivos principais o intercâmbio de conhecimento entre universidades, empreendedores, investidores e especialistas, nos EUA e no Brasil, além de ampliar redes de relacionamentos e favorecer o acesso a experiências internacionais.
A primeira ação derivada da cooperação será a realização da Conferência de Tecnologias Emergentes (EmTech) em 2015, a primeira no Brasil. A EmTech acontece desde 1999, e já houve edições no México, China, Espanha, Cingapura, Alemanha e EUA. Segundo os organizadores, o evento busca promover convergência entre tecnologia, negócios e cultura, sendo uma vitrine para tecnologias emergentes com grande potencial para mudanças, e uma oportunidade para se vislumbrar o futuro.
Para a EmTech 2015, a MIT TR propõe os seguintes tópicos de discussão: cidades inteligentes, conteúdos digitais, telessaúde, energia, ecossistema para empreendedorismo e inovadores com menos de 35. O evento fará parte do calendário oficial das comemorações dos 450 anos de fundação da cidade do rio de Janeiro.
Com indicação de parceiros e palestrantes, definição de temas e patrocínio, a Finep terá participação ativa no EmTech. Veja como foi a edição de 2014, e saiba mais sobre a MIT TR (conteúdo em inglês).
A Finep é uma empresa pública vinculada ao MCTI. Foi criada em 24 de julho de 1967, para institucionalizar o Fundo de Financiamento de Estudos de Projetos e Programas, criado em 1965. Posteriormente, a Finep substituiu e ampliou o papel até então exercido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e seu Fundo de Desenvolvimento Técnico-Científico (Funtec), constituído em 1964 com a finalidade de financiar a implantação de programas de pós-graduação nas universidades brasileiras.
Fonte: Finep