09/10/2022

FIBRAS MUSCULARES E SUAS ADPTAÇÕES EM ESPORTE DE IMPACTO

Adobestock_62047262

MENDONÇA, João Paulo Santos Neves.*;

DO CARMO, Yasmin Vieira.**;

DE SOUZA, Mark Felipe Machado.**;


* Professor Orientador. Docente na Universidade de Cuiabá – Campus Primavera do Leste. Mestre em Ciências da Educação. Especialista em Docência do Ensino Superior. Graduado em Química e Pedagogia.

**Graduandos pela Universidade de Cuiabá – Campus Primavera do Leste.


      O musculo esquelético é um dos tecidos que constitui o maior volume do corpo humano sendo responsável pela sustentação e movimento. A movimentação é uma característica do homem, suas estruturas musculares têm a capacidade de se adaptar a novas funções. As adaptações estão envolvidas pela função mecânica da fibra que se agrupam para melhorar o desempenho do musculo consequentemente melhorando a contração e força fazendo com que o musculo se adapte com a força exigida.

      Esportes de impacto são esportes que exigem muito esforço da musculatura dos atletas, envolvem situações de colisão, muito contato, movimentação, saltos, mudanças de direção, acelerações e desacelerações. Alguns esportes de impacto seriam: vôlei, basquete, futebol, ginastica olímpica entre outros. O futebol em específico é um dos esportes mais famosos e praticado no mundo todo, porém é um grande responsável por causar lesões esportivas recorrentes a prática.

      A lesão é um dano físico causado por um impacto ou doença, tornando- se um acontecimento cotidiano e muito comum em esportes de impacto sendo responsável pelo comprometimento de diversas articulações do corpo. Por esse motivo medidas devem ser tomadas para prevenir que essas lesões não ocorram ou que seus impactos sejam mínimos na vida dos atletas.

      Essa revisão bibliográfica tem como objetivo mostrar as características das fibras musculares e suas adaptações nos esportes de impacto. Permitindo entender quais lesões o musculo esta propicio a sofrer e quais maneira se tem para evitar ou amenizar a situação.

FIBRAS MUSCULARES

      Os músculos são de suma importância para o organismo, pois são capazes de alterar energia química para energia mecânica. E são caracterizados pelo processo de contração sendo capazes de transmitir movimentos dos membros e auxilia na locomoção. O tecido muscular vem de origem mesodérmica e tem como característica milhares de células alongadas chamadas de fibras musculares. Que são formadas de filamentos de proteína, actina e miosina. São divididas em três tipos: estriado esquelético está preso ao esqueleto e é responsável pelos movimentos voluntários, o liso que está presente na parede do intestino sendo involuntário e o estriado cardíaco que aparece no coração tendo contrações involuntárias. Apresentam diferenças nas estruturas, localidade e voluntariedade. O cardíaco e o esquelético apresentam estrias por causa das miofibrilas e já no liso a organização das fibras são diferentes.

      As fibras musculares esqueléticas são longas e com o formato de cilindro, são multinucleadas e os núcleos ficam localizados na periferia e há presença de mitocôndrias, por esse motivo o tecido precisa de muita energia para contrair o músculo. Possuem a coloração avermelhada e a maioria fica localizados junto ao esqueleto e articulações por meio de tendões, assim realizando alguns movimentos e envolver o exterior do corpo humano.

      Em sua composição as fibras são formadas por fibras menores chamadas de miofibrilas que são compostas de filamentos finos e grossos que estarão organizados paralelamente e são responsáveis pelas tiras escuras e claras que dá a aparência de estrias no musculo estriado. O musculo esquelético estruturalmente é formado por fibras muscular e quando conectada a outras fibras e envolvida por uma camada de tecido conjuntivo chamado de endomisio, forma assim os feixes musculares e ele serão envolvidos por uma camada de tecido conjuntivo conhecida como perimísio. E a junção de todos esses grupos de feixes de fibras conectado as aos vasos sanguíneos e tecido nervoso são acondicionados por uma camada de tecido conjuntivo denominado epimísio. Que por sua vez vai estar envolvido em um tecido chamado fáscia que envolve todo o musculo.

      Por ser ter a presença de filamentos de actina e miosina os filamentos utilizam as moléculas de ATP (formadas de adenosina trifosfato) para a contração muscular. Os neurônios motores são muito importantes para que esse processo ocorra, pois, o cérebro manda informações para os neurônios que estão em contato com as fibras através de nervos. Com o musculo relaxado uma molécula de ATP se liga à cabeça da miosina que realiza sua hidrolise armazenando energia o estímulo e chega no retículo sarcoplasmático mudando a conformação das proteínas que bloqueiam a saída, e assim permitindo a saída do Ca++de dentro do reticulo para o sarcoplasma. E o Ca2+ por sua vez se liga na troponina e o complexo de troponina/ tropo miosina expo o sito de ligação entre miosina e actina. A cabeça da miosina se liga na actina, mudando então sua conformação tracionando os filamentos de na direção do centro do sarcômero permitindo sua contração. E uma nova molécula de AT e se liga na cabeça da miosina fazendo com que ela volte à sua conformação original. Fazendo assim o sarcômero diminuir de tamanho.

      O músculo esquelético é constituído por um misto de fibras denominadas genericamente de contração rápida ou de contração lenta. Os músculos que realizam contração com rapidez, são formados por fibras de contração rápida e uma pequena quantidade de fibras de contração lenta. Já na contração lentamente o musculo é constituído de fibras de contração lenta e a contração é prolongada.

      Mesmo apresentando uma distribuição dos tipos de fibras, pode acontecer de haver uma reorganização das fibras de acordo com o esforço do atleta. A fibra de contração rápida pode ser, através de exercícios, remodelada em fibras de lenta contração. Porém o inverso não ocorre.

ESPORTE DE IMPACTO

      Esportes de impacto são aqueles que podem levar o atleta a esforçar a musculatura ao máximo e com isso ocorrer lesões musculares devido a esse estresse. São esportes que envolvem situações de colisão em que um corpo em movimento se choca sobre outro corpo. Podendo ocorrer também em uma queda em alguma superfície fixa como quadra ou na terra. Dessa forma esporte que exige impacto são: Ginastica olímpica, vôlei, basquete, futebol, atletismo entre outros. Onde seus principiantes têm tendências a lesões por consequência das ações feitas e do esforço físico.

      Os membros inferiores são os mais afetados nessas modalidades visto que recebem a maior sobrecarga em saltos, deslocamentos rápidos e aterrisagem.  O salto por ser uma atividade física que solicita muita força muscular e coordenação tanto para o deslocamento do corpo contra a gravidade quanto para manter a postura em momentos de instabilidade. Há um grande estresse mecânico do aparelho locomotor tendo mais riscos de lesão sendo causado por fraqueza muscular recorrentes de uma prática inapropriada, fadiga ou torções.

      Cada modalidade apresenta suas características e como afetam o sistema musculoesquelético, podendo ocorrer de maneira inesperada, mesmo fora do espaço de treino e jogos. O futebol é um esporte de origem inglesa denominada “football” sendo jogado por duas equipes com onze jogadores em cada equipe, um árbitro e dois auxiliares para que sejam aplicadas as regras. É o esporte mais famoso e praticado no mundo, atraindo centenas de participantes e espectadores de diversas idades.

      A estrutura que é praticada o esporte tem uma extensão muito grande, exigindo assim grande esforço físico dos atletas, técnica, tática e variação em cordas algo que é muito utilizado em campo. E é um esporte que solicita muito dos membros inferiores, sendo muito usado o quadril, pernas, joelhos e pés. Oque acaba fortalecendo e ao mesmo tempo estressando o músculo. Por ter muitas acelerações, desacelerações e diferentes níveis de intensidade, dependendo do treino ou competitividade do atleta existe uma alta dominância de atletas lesionados.

      No ponto de vista fisiológico o futebol é um esporte que tem variáveis ao metabolismo aeróbio quanto ao anaeróbico. Os atletas durante o jogo executam diferentes tipos de esforços, como por exemplo saltos, giros, correm, piques, ente outros, para isso o atleta necessita de um alto nível de aptidão física.

COMO AS FIBRAS MUSCULARES REAGE COM O ESTRESSE FISICO

      Durante o exercício, os músculos sofrem pequenas lesões em suas fibras, e após o treino, o organismo começa a repor e reparar as fibras musculares perdidas ou danificadas, promovendo o aumento do tamanho do músculo. O estresse também pode ser percebido devido à sensação de queimação do músculo durante ou após a realização do exercício, isso acontece devido ao inchaço das células musculares por causa do acúmulo de sangue, glicogênio e outras substâncias no seu interior, o que estimula o aumento da massa muscular.

      As lesões musculares podem ser entendidas como alguma alteração que promove uma mudança no funcionamento do músculo. Podendo ocorrer de duas formas: trauma direto quando há uma batida sobre a musculatura e estiramento quando há deslocamento excessivo da musculatura sendo maior do que normalmente aguentaria.

      Os graus de comprometimento das fibras podem ser classificados como: Lesões de 1 grau em que há ruptura mínima das fibras; Lesão de 2 grau, onde ocorre dilaceração muscular e lesão de 3 grau sendo aquele que ocorre a perda parcial ou total da lesão. Várias causas são apontadas como possíveis responsáveis pelas lesões nas fibras musculares esqueléticas, alguns estudos destaca a fadiga muscular como um dos maiores influenciadores dessas lesões. A fadiga muscular pode mudar o funcionamento muscular, devido ao esgotamento de mediadores de vários níveis, ocorrendo assim um desequilíbrio muscular sendo favorável o surgimento de lesões.

      Os músculos esqueléticos são formados por muitos tipos de fibras que se adaptam de acordo com a atividade feita. As alterações que o musculo sofre é determinada através da sua contração. As lesões ocorrem quando essas alterações mudam o funcionamento muscular.

      O grau das lesões é dado a partir da sua duração e intensidade da atividade que está sendo exercida. Se feita de forma fadigosa, os dois provocam danos celulares e degeneração que acontece a partir das miofibras e sarcoplastos e percorre para sarcolema acometendo as células miosatelites chgando por fim no endomísio e capilares.

      São mais comuns em esportes de contato, atividade e esportes que tenha muitas mudanças de direções, movimentos brusco, saltos e acelerações e desacelerações. O futebol em específico é o esporte responsável pela grande maioria das lesões esportivas e afastamento dos atletas da modalidade.  Isso dado pois o futebol tem como fator de risco as diferenças nas performases musculares entre os músculos dominantes e não dominantes. As lesões no futebol podem ocorrer com muita frequência pela falta de aquecimento ou alongamento mal-feito antes do treino ou jogo.

      Algumas lesões que os atletas que praticam o futebol podem sofrer são: lesões no joelho as mais frequentes são o rompimento do ligamento cruzado anterior; lesão do ligamento colateral-tibial; e lesão do menisco. Os joelhos são alvo de lesões devido aos movimentos de rotação, eles acabam sendo sobrecarregados e podem sofrer essas tais lesões.

      O tornozelo também sofre com o impacto e a rápida movimentação do futebol, além da articulação estar sujeita a traumas e pancadas durante o jogo. As entorses e os rompimentos de ligamentos do tornozelo são as lesões mais comuns durante a prática do futebol, essas lesões são bem comuns e bastante chato e demorado o tratamento jogador perde confiança da pisada devido a grau da lesão.

      Na coxa, o tipo mais comum são as lesões musculares, como estiramento. Ao chutar, o atleta também pode sofrer uma contratura muscular, ou até mesmo uma ruptura das fibras musculares. Isso costuma ocorrer em pessoas que tem pouco condicionamento físico, que não se aquecem antes do treino ou que sobrecarregam excessivamente a musculatura da coxa. As fraturas também podem ocorrer no futebol, já que durante a prática do esporte acontecem quedas, impactos fortes, e movimentos violentos. As fraturas comuns costumam ocorrer em ossos da perna, do tornozelo e dos pés. Já a fratura por estresse (aquela na qual um osso normal é sobrecarregado por carga repetitiva até se fraturar), é mais comum nos ossos dos pés e da perna.

EXERCICÍOS E BOA PRÁTICA PARA DIMINUIR OS RISCOS DE LESÕES MUSCULARES

      Alguns exercícios podem diminuir significa mente riscos de lesões que possa prejudicar os atletas de executar movimentos. Ou até mesmo ajudar a prevenir lesões durante atividade diária. Existem diversas atividades físicas que podem ser recomendadas para tratar ou diminuir dores musculares, traumas ou lesões, porém, é sempre importante lembrar que a atividade escolhida deve promover o bem-estar e ser adequada ao problema que deseja tratar, visitar um profissional que possa dar auxílio na escolha dos exercícios, na frequência e na intensidade, é muito relevante.

      Pilates é uma das atividades mais recomendadas quando se trata de doenças do sistema muscular, como distensões musculares, sendo uma modalidade com exercícios de alongamento e contração, que são excelentes para o equilíbrio das cadeias musculares, fortalecendo os músculos e aumentando a flexibilidade, pilates também é recomendado para lesões osteoarticulares e problemas respiratórios.

      A pratica da musculação ou também pode ser conhecido como treinamento resistido ou contra a resistência, é outro exemplo que nos traz inúmeros benefícios, dentre eles a produção de miocinas que são obtidas através da contração muscular, as miocinas são conhecidas pelos seus efeitos no sistema imunológico agindo em oposição às citocinas pró inflamatórias, gerando com isso efeito anti-inflamatórios, promovendo efeitos benéficos em relação às doenças cardiovasculares, diabetes tipo II, obesidade, hipertensão arterial, algumas doenças autoimunes e para alguns tipos de câncer, usado geralmente por atletas profissionais de futebol pois devido seu calendários pesados de jogos que sempre costuma ser bastante desgastante e levando a sua musculara ao extremo, uma pratica regular desses atletas que busca benefícios como aumento da massa muscular, fortalecimento dos ossos, melhora no condicionamento físico.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×