Fazer Concurso Público ou Faculdade?
Fazer concurso público ou faculdade? Esse é um dilema vivido por muitos jovens hoje em dia. Quem busca uma carreira de sucesso sempre pensa que para isso é necessário passar 5 ou até mesmo 10 anos em uma universidade. Mas, será que isso é mesmo verdade?
Cada vez mais jovens estão optando por um caminho "mais curto" rumo a boa remuneração e carreira. Esse caminho é o concurso público. Hoje em dia temos centenas de concursos abertos no Brasil em todos os anos e, para concorrer a essas vagas, muitas vezes é necessário ter apenas o nível médio completo. O mais impressionante é que diversos concursos oferecem uma remuneração maior do que aquela que é paga na iniciativa privada. Temos diversas oportunidades como o concurso da Receita Federal 2017 ou o concurso da Polícia Federal que pagam mais de 5 mil reais em início de carreira.
A escolha tem começado cedo
Tem sido muito comum ver jovens optando por prestar concursos antes mesmo de completar 18 anos. A grande explicação para isso é que, normalmente, após ser aprovado em um concurso vai demorar um certo tempo até você ser realmente nomeado para o cargo. A espera, às vezes, pode chegar a 2, 3 ou até 4 anos, que é o prazo máximo de validade de um concurso público. Sendo assim, jovens de 15 ou 16 anos podem prestar concursos que irão assumir somente após completarem a maior idade.
É possível conciliar?
Será que realmente se faz necessário escolher entre a universidade e o concurso? Acredito que seja, também, plenamente possível conciliar os estudos para concurso com a faculdade. Também não podemos esquecer que os melhores concursos exigem nível superior, como é o caso do concurso para auditor fiscal da receita federal, que exige nível superior completo em qualquer área de atuação, e tem como remuneração inicial um valor superior a 16 mil reais por mês. Também vale ressaltar que alguns cargos pagam um adicional de qualificação para quem possui nível superior completo.
Se fosse para escolher apenas um, qual escolher?
A resposta para essa pergunta é: DEPENDE. Você tem por objetivo seguir alguma carreira específica ou quer fazer faculdade apenas por fazer? Se você deseja ser um médico, um advogado, um dentista, ou qualquer outra profissão que faça a faculdade ser indispensável, com certeza vale a pena você focar apenas na faculdade. Por outro lado, se você quer apenas ter uma boa remuneração, optar por algum concurso público que pague bem é a melhor opçao!