Faltam dois meses para o Enem 2024
O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), iniciou nesta terça-feira, 3 de setembro, a contagem regressiva para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Ele será aplicado daqui a dois meses, nos dias 3 e 10 de novembro. Neste ano, o Enem conta com 5.055.699 pessoas inscritas, superando as últimas edições.
No primeiro dia, são aplicadas, além da redação, as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e de ciências humanas e suas tecnologias. Já no segundo dia, os participantes fazem as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, assim como de matemática e suas tecnologias.
Orientações – Em seu portal, o Inep conta com uma página na qual constam as principais orientações para os participantes do Enem. Há também uma seção designada às perguntas frequentes sobre o exame. Desse modo, os interessados podem conferir os questionamentos mais comuns e os respectivos esclarecimentos a respeito da aplicação.
Pé-de-Meia – Neste ano foi implementada mais uma novidade: o programa Pé-de-Meia, destinado a jovens de baixa renda matriculados no ensino médio. Os estudantes do 3º ano do referido segmento inscritos no Enem que realizarem os dois dias de prova receberão um incentivo extra, no valor de R$ 200.
Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, por exemplo o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep - 03.09.2024