18/12/2019

EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA COM ZOONOSES NO IV ENCONTRO DE BIOLOGIA DA UNEB – CAMPUS VII

Marta Maria Oliveira de Santana¹ Laís Silva dos Santos² Alana Carol Severo de Araújo³ Fabrício Carvalho da Silva³ Raquel Alves da Silva³

¹ Dra. Em Saúde Animal. Professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) dos cursos de Ciências Biológicas e Enfermagem. E-mail: mmosantana@uneb.br

² Graduanda do curso de Bacharelado em Enfermagem da UNEB. Bolsista de Extensão do Projeto Zoonoses.

³ Graduandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UNEB. Monitores voluntários do Projeto Zoonoses.

 

Intodução

Zoonoses é um termo utilizado para caracterizar aquelas doenças e infecções naturalmente transmitidas entre os animais vertebrados e humanos. Na atualidade, muitas doenças infecciosas são zoonóticas e os animais são grande depósito dessas enfermidades (Chomel, Belotto e Meslin, 2007).

Os animais de estimação são extremamente importantes para a socialização e desenvolvimento emocional dos seres humanos, sendo essa convivência bastante benéfica para crianças, contudo, uma série de medidas de manejo adequado (de higiene e de saúde) são necessárias para que essa relação seja saudável e assim, se evite a dispersão de agentes infecciosos desses animais para as pessoas (Robertson et al, 2000).

Para uma convivência saudável entre sociedades humanas os animais domésticos torna-se indispensável uma conduta apropriada no manejo dos animais, mas, para tanto, a educação sanitária torna-se imperativa. Pensando nessa situação e na importância da Universidade enquanto geradora de conhecimentos e importante meio de disseminação de informações para as comunidades, que se pensou esse Projeto de extensão.

O objetivo deste trabalho foi promover educação sanitária sobre o tema zoonoses que acometem humanos e animais domésticos, em especial: sarna, infestações de piolhos e carrapatos e toxoplasmose. Especificamente objetivamos apresentar o tema de maneira lúdica e orientar a comunidade de adultos e público infanto-juvenil sobre a importância da posse responsável, hábitos de higiene e cuidados gerais.

Esse trabalho é parte da produção do Projeto Zoonoses que está em desenvolvimento desde o ano de 2009 no Departamento de Educação – Campus VII da Universidade do Estado da Bahia, situado no município de Senhor do Bonfim, Centro Norte Baiano. Esse projeto iniciou com ações em bairros periféricos da cidade (Santana et al. 2014), e atualmente se desenvolve também em ações dentro da Universidade além de algumas atividades de itinerância universitária (Santana et al. 2017; Santana e Leonor, 2019).

A ação educativa ocorreu durante um evento científico (IV ENBIO), de 03 a 05 de setembro de 2019. Esse evento foi promovido pelo curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado da Bahia, Campus VII. Nessa ação a comunidade escolar e não escolar foi convidada a visitar o stand e a receber as informações necessárias sobre as zoonoses acima mencionadas e os cuidados necessários para a não disseminação de algumas dessas principais patologias que acometem cães e gatos.

 

Aplicação do Projeto

O Projeto foi concebido para ser desenvolvido em um stand no pátio do Pavilhão 02 do Campus. O stand ficou atendendo o público durante os três dias do evento, nos turnos da manhã e da tarde.

Antes da montagem do evento se preparou todo o material didático que foi composto de banner, maquetes e brindes, os monitores ou multiplicadores de conhecimentos foram previamente informados e treinados com aulas e leituras a respeito de todos os conteúdos a serem abordados.

A primeira maquete elaborada em acetato-vinilo de etileno, polietileno e massa de modelar continha carrapatos, ovos de carrapatos (simulando o ciclo biológico do carrapato) e cães em um gramado. Essa maquete serviu para explanar aos participantes sobre o ciclo do carrapato, os cuidados a serem tomados com os animais domésticos e com as pessoas durante o manuseio dos animais e acerca das doenças que são transmitidas por esses parasitos.

A segunda maquete fabricada em acetato-vinilo de etileno e massa de modelar continha réplicas de fezes de animais domésticos (gatos), areia e réplica do ciclo da doença. Essa maquete serviu para explanar aos participantes sobre o ciclo do Toxoplasma gondii, as características da doença, formas de contaminação, sobre os cuidados necessários para com os animais domésticos e para desmistificar o papel dos felinos no ciclo da doença.

Uma lupa binocular foi montada no stand contendo carrapatos, piolhos e pulgas, todos conservados em álcool. Esse recurso foi especialmente importante, pois, foi muito disputado pelo público infanto-juvenil que queria ver com detalhe todas as partes desses ectoparasitos. Tendo sido, assim, o espaço mais concorrido de todo o stand.

Um Banner contendo conceitos básicos sobre doenças foi também elaborado como forma de abordar as principais definições como zoonose, agente etiológico, vetor, hospedeiro, profilaxia, infecção e infestação.

Ao final da apresentação os visitantes receberam lembrancinha composta por um lápis adornado com um animal doméstico em acetato-vinilo de etileno e um pirulito personalizado com atiqueta do projeto.

Os monitores apresentaram, juntamente com a orientadora, todos os materiais disponíveis (maquetes, lupa, banner) em sistema de rodízio. Essa apresentação teve além da orientação da população a respeito das zoonoses trabalhadas, a possibilidade de envolver os alunos universitários no trabalho de atendimento à comunidade. Tais atendimentos são extremamente necessários para aproximação dessas duas esferas da nossa sociedade (ambiente escolar unversitário e pessoas em geral).

Todo o conteúdo foi tratado de forma a desmistificar o senso comum de que animais domésticos são prejudiciais à saúde, especialmente às crianças, mas, que em verdade esses animais, além de importantes para o desenvolvimento da afetividade humana, necessitam de cuidados especiais para que não se tornem vetores de doenças (zoonoses).

 

Considerações Finais

Ao final da aplicação do projeto extensionista pudemos constatar que com relação às crianças atendidas, estas ficam muito dispersas no ambiente da Universidade, sendo que a atividade que mais chamou a atenção dessa clientela foi a observação em lupa de pulgas, piolhos e carrapatos. Concluimos assim, que para as crianças, há necessidade de ações mais voltadas à ludicidade para atrair a atenção das mesmas para o tema.

Com relação aos adultos podemos concluir que a ação foi bastate positiva, que estes responderam com atenção às perguntas sobre o tema durante toda a exposição, também tiraram bastante dúvidas sobre cuidados em geral. Nesse sentido, a forma de apresentação do Projeto Zoonoses, embora tenha um aparato metodológico voltado ao contexto da criança, foi mais eficiente com os adultos.

Sugerimos assim, para o próximo evento extensionista a elaboração de jogos e atividades manuais que permitam aos alunos uma maior interatividade com o tema. O próximo passo será o aprimoramento dessas atividade nos espaços da Universidade, mas, especificamente o desenvolviemento de ações nos espaços escolares e nas comunidades rurais para que tais comunidades possam ter maior acesso a essas informações, já que o deslocamento dessas comunidades até a Universidade nem sempre é fácil, dependendo da ação de prefeituras e associações.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CHOMEL, B. B.; BELOTTO, A.; MESLIN, F. X. Wild animals, exotic pets and emerging zoonoses, Emerging Infections Diseases. n.13, v.1, p.16-11, Jan. 2007.

ROBERTSON, P. J.; KYMBERY, A. J.; THOMPSON, R. C. A. The role of comparion animals in the emergence of parasites zoonoses. International Journal for Parasitology. v. 30, p. 1369-1377, nov. 2000.

SANTANA, M. M. O.; VIANA, A. M.; LEONOR, M. I. S.; SANTOS, F. J. L.; SANTANA, R. E. J.; PORTUGAL, G. A.; SILVA, S. S.; NASCIMENTO, D. E.; SANTOS, G. N. S.; SILVA, F. T. Projeto Zoonoses: Relações de saúde e responsabilidade entre homem e animais no município de Senhor do Bonfim, Bahia. GESTÃO UNIVERSITÁRIA, v. 1, p. 1-6, 2014.

SANTANA, C. C. S.; MARQUES, M. F. O.; MORAES, T. S.; PINHO, M. J. S.; GUEDES, A. P. P.; SANTANA, M. M. O.; FONSECA, A. L. M.; PEIXOTO, R. S. Aproximação entre pessoas e saberes sobre o meio ambiente no contexto da extensão universitária. EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO, v. 62, p. 1-16, 2017.

SANTANA, M. M. O.; LEONOR, M. I. S. Zoonoses: Relações de saúde e responsabilidade entre homem e animais. In: SILVA-SANTANA, C. de C.; PINHO, M. J. S. (Org.). Educação Científica: abordagens teóricas e metodológicas na pesquisa, ensino e extensão. 1. ed. Curitiba: CRV, 2019. v. 1. 206p.

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