11/03/2018

Evolução Dos Cursos Á Distância: Das Aulas Por Correspondência aos Webdocs

Universal1

RESUMO

 

Já imaginou estudarum texto como este interagindo, somando informações e sem um cronograma específico em todos os ângulosde visualização ou leitura e partes, do final ao início? Ou começar pelo meio e ainda usar todos os recursos disponíveis, links explicativos, fotos, áudios,jogos,e ainda em vários tipos de plataformas de projeção? Discorreremos neste trabalho sobre a interatividade das aulas com web documentários e web filmesproduzidos e customizados para todas as plataformas e suportes, podendo ser assistidos em salas de aula ou em qualquer outro lugar. As video aulas podem apresentar o item estudado, a descoberta,ou ainda, a época e o lugar ao interessado, podendo ser aluno e professor eempregando recursos cinematográficos e tecnológicos na forma de documentários ou dramatizados (usando atores ou cenários reais como nos filmes) em animação(desenhos animados convencionais ou 3D por computação gráfica), ou ainda, em simulações ou jogos.

Palavras-chave: Vídeo. Aulas. Avanço. Tecnologia. Futuro. Educação. Vanguarda. Pioneirismo.

1 INTRODUÇÃO      

Que tal estudar um texto como este interagindo e sem um cronograma específico em todos os ângulos e partes do final ao início? Ou começar pelo meio e ainda usar todos os recursos disponíveis, links explicativos, fotos,áudios,jogos, e ainda em vários tipos de plataformas de projeção?Vamos conhecer a novíssima tecnologia de webfilmes e web documentários,tecnologia essa criada para as novas plataformas digitais, que podem contribuir ampliando a transferência de conhecimentos e interatividade nas aulas e, por consequência, aumentando o volume de pesquisas.

Discorreremos neste trabalho sobre a interatividade das aulas com web documentários e web filmes de ficção produzidos e customizados para todas as plataformas web, podendo ser assistidos em salas de aula ou em casa nas mais variadas plataformas e dispositivos. As video aulas podem apresentar o fato, a descoberta, a época e o lugar aos alunos e aos professores usando recursos cênicos ou expositivos em animação(desenhos animados convencionais ou 3D por computação gráfica) ou live-action(usando atores ou cenários reais como nos filmes), não as já conhecidas e adaptadas video aulas ou filmes feitos para o cinema e a TV, mas algo pensando nas novíssimas tecnologias na formação de pensamentos, conhecimento e cultura,com a opção de assistir simultaneamente,de ser a chamada segunda tela: enquanto o aluno em casa faz outro afazer, ele olha, pausa, amplia ou guarda para assistir depois.

 

2A ONDA DA VEZ

O suporte multe midiático dos web documentários oferece interatividade e aguça a curiosidade, uma vez que mexe com a emoção e sugere perguntas e questionamentos,os quais podem ser sanados através de recursos de zoom e perspectivas nas cenas ou nos links. Esses direcionam para aulas cinematográficas complementares ou mais abrangentes, permitindo a interação com turmas e transformando cada aluno em coprodutor de conhecimento ao desenvolver a cooperação do pensamento sem as limitações que provocam desânimo e monotonia. Estudar o mundo ou o universo, repensar fenômenos naturais (astronômicos,físicos ou biológicos), conhecer arte, ciência e tecnologia; tudo é possível em diferentes modos e perspectivas.

A mudança de linguagem no ensino pelos novos meios audiovisuais está bem mais próxima do que se imagina, basta observar que as maiores redes de ensino e TV estão migrando para produções interativas nas plataformas web. Se olharmos para trás,há algumas décadas existiam os famosos cursos a distância que usavam suportes avançados para a época e que hoje já são superados.

2.1 DO INÍCIO POR CORRESPONDÊNCIA, PASSANDO PELAS ONDAS DO RÁDIO E CHEGANDO ATÉ A TELEVISÃO

2.1.1 No início era assim

A partir de um projeto encomendado pela Secretaria Municipal de Educação do Distrito Federal a qual era dirigida por Anísio Teixeira, em 1934 Edgard Roquette-Pinto fundou a Rádio Escola Municipal na cidade do Rio de Janeiro tendo como objetivo unir o rádio e o cinema educativo (Humberto Mauro), a biblioteca e o museu escolar em uma inovadora proposta de educação a distância.

No entanto, dois anos depois, um relatório reacionário contrário às mudanças no sistema educacional brasileiro, elaborado na Inglaterra por um grupo de educadores tendo à frente o conselheiro Newton Sucupira e encomendado pelo Governo Federal, acabou por tornar-se um grande obstáculo à implantação da Universidade Aberta e a Distância no Brasil.

No ano de 1940,na cidade do Rio de Janeiro a Rádio Nacional lançou para os professores secundaristas o programa educativo Universidade no Ar.

Durante o regime militar, mais especificamente no ano de 1967 – foi criado o Mobral(Movimento Brasileiro de Alfabetização); contando com o suporte de professores/tutores as aulas transmitidas por rádio,objetivavam criar um ambiente de alfabetização de adultos, principalmente aqueles que viviam no interior do país.

No que concerne aos documentários multe plataforma, seu embrião surgiu no pioneirismo das rádios escolas, consistindo em aulas gravadas em estúdio e transmitidas através de sinais de rádio para escolas,afim de formar uma vasta rede de ouvintes.

2.1.2 Cursos por correspondência

No Brasil, o embrião dos cursos por correspondência foi o Instituto Radio técnico Monitor, em 1939, hoje Instituto Monitor, depois o Instituto Universal Brasileiro, em 1941, e o Instituto Padre Reus, em 1974, dentre vários pioneiros da educação a distância. As experiências em nosso país foram muitas tanto no setor privado como no público, tendo sido investido um grande volume de recursos.

Não houve aceitação popular nos estudos a distância de imediato.Porém, regras e leis foram estabelecidas. Em outros países, desde 1904 escolas e universidades privadas ofereciam cursos a distância, no início por correspondência.

Com o passar dos tempos, várias plataformas de apoio foram usadas: desde os anos 1900 a correspondência; na década de 1930 as rádios;na década de cinquenta a TV; e atualmente a internet.

2.1.3 Rádio ensino

No Brasil,no ano de 1934 Edgard Roquette-Pinto fundou a RádioEscola Municipal na cidade do Rio de Janeiro, projeto encomendado pela Secretaria Municipal de Educação do Distrito Federal,na época dirigida por Anísio Teixeira, unindo o rádio e o cinema educativo (Humberto Mauro), a biblioteca e o museu escolar numa pioneira proposta de educação a distância.

Os alunos tinham acesso às aulas impressas, além de correspondências para contato com a Instituição. Já em 1939 surgiu em São Paulo o Instituto Monitor, na época ainda com o nome de Instituto Radio técnico Monitor.

Dois anos depois surge a primeira universidade a distância pelas ondas de rádio, que durou até 1944. Em 1947, surge a Nova Universidade do Ar, patrocinada pelo SENAC, pelo SESC e por emissoras associadas.Durante a década de 1960, com o Movimento de Educação de Base (MEB), a Igreja Católica e o Governo Federal utilizavam um sistema rádio-educativo: educação, conscientização, politização, educação sindicalista etc. Em 1970, surge o Projeto Minerva, uma parceria da Fundação Padre Landell de Moura e a Fundação Padre Anchieta para a produção de textos e programas. Dois anos depois, o Governo Federal enviou à Inglaterra um grupo de educadores, tendo à frente o conselheiro Newton Sucupira: o relatório final marcou uma posição reacionária às mudanças no sistema educacional brasileiro, colocando um grande obstáculo à implantação da Universidade Aberta e a Distância no Brasil (INSTITUTO VANGUARDA, [s./d.]).

O embrião do ensino a distancia por correspondência virou roteiro de áudio aulas transmitidas por rádio,as quais se transformaram em tele aulas transmitidas pela televisão, atraindo e cativando um publico cada vez maior e variado.

Hoje podemos constatar que a tecnologia educacional avança rapidamente. O que tínhamos como de vanguarda há décadas hoje está obsoleto,servindo apenas como peças e artigos de museu (RADIOFAM, [s./d.]).

Nessa época – de 1960 até início dos anos1990 – os cursos por correspondência usavam fitas K7 como suporte.

Algumas rádiosde cidades pequenas ainda resistem e se utilizam desse suporte, como o Programa Talian, que ensina a língua e a cultura dessa variante da língua italiana falada no norte da Itália (BRASIL TALIAN, [s./d.]).

2.1.4 Tele-ensino

A TV Cultura – Fundação Padre Anchieta – desenvolveu em 1970 seu primeiro projeto educacional: o pioneiro Curso Supletivo de Primeiro Grau, que integrava as emissões do Projeto Minerva para todo o país. Durante mais de uma década, foram criados e veiculados diversos programas voltados ao ensino básico: eram aulas de línguas estrangeiras, história, matemática, português e até de ginástica (TV CULTURA, [s./d.]).

Nessa época os cursos por correspondência migraram para o suporte das fitas VHS.

Desde 1978 a Rede Globo transmitia um supletivo e curso de alfabetização chamado de Tele curso 2000, da Fundação Roberto Marinho. Esse curso, passado nas TVs públicas pela Rede Globo, ainda hoje persiste e é chamado de Novo Tele curso.

As primeiras tentativas de interação digital de que se tem memória no Brasil foram realizadas por programas de TV que misturavam ficção e realidade, como o brasileiro Você decide, que na década de 1980 era transmitido pela Rede Globo e dava ao telespectador a oportunidade de escolher por telefone o final de cada história, sendo o formato do programa exportado para várias televisões de todo o mundo.Havia ainda o game dinamarquês Hugo, criado pela empresa InteractiveTelevisionEntertainment e exibido no Brasil no anos 1990 pela CNT. Nesse game o telefone servia como um console para que um telespectador sorteado movimentasse o personagem e jogasse o game ao vivo.

2.1.5O início da web aula

Com o advindo da internet, técnicas de ensino a distância que se utilizavam de sinal de satélite para tele aulas em supletivos, cursos de alfabetização e até universitários migraram aos poucos para a nova tecnologia já no final da década de 1990. Devido à precariedade da internet no início, essas técnicas se desenvolveram mais rapidamente a partir dos anos 2000.

As teleaulas nada mais eram do que aulas gravadas de escolas e faculdades,sendo profissionalizadas aos poucos graças à inspiração e ao pioneirismo das aulas dramatizadas, como telefilmes produzidos pelas Fundações Padre Anchieta, da TV Cultura de São Paulo,na década de 1970 e Roberto Marinho, das Organizações Globo, na década de 1980.

O audiovisual dramatizado ou documentário narrativo vem se desenvolvendo desde então. Como exemplo podemos citar os games 3D, que têm sido usados como simulador para treinamento de pilotos de aeronaves de corridas e até nas agências espaciais russa e americana há mais de 30 anos.

Atualmente, óculos projetores de realidade aumentada e sobreposição de imagens têm sido usados tanto em aulas como na prática para consertos e manutenção de circuitos avançados,equipamentos e máquinas (GAZETA DE ALAGOAS, 2016).

Depois que o acesso à internet ficou mais veloz e os vídeos mais populares,o realizadores tiveram liberdade para produzir audiovisuais que englobassem textos,áudios, vídeos, animações, infográficos,games e qualquer outro elemento em narrativas nãolineares, organizadas numa interface própria que dá identidade a cada projeto, reúne e orienta a navegação do usuário.

Em realizações assim, o espectador tem que interagir, assumir um papel na narrativa, pois ele não é apenas um espectador passivo que escolhe quando e a ordem em que quer assistir, pode também se tornar coautor, anexar elementos, comentar ou compartilhar em redes sociais cada conteúdo,ou ainda,participar de uma comunidade em torno da obra. Nesse tipo de integração há reconfigurações de conteúdo, enquanto se assiste, o espectador se torna produtor de conteúdo.

O design gráfico, os elementos textuais e os conteúdos em vídeo, áudio ou fotografia fazem de cada web documentário um projeto exclusivo. O espectador não é mais passivo, pelo contrário, é mais interpretativo e complementador da informação, uma vez que a mensagem não se dá mais em sentido único, mas em múltiplos sentidos, em uma plataforma de distribuição livre e direta, como redes sociais ou plataformas sobre demanda.

Estes são alguns comandos interativos de um web doc:

  1. play/pausa;
  2. navegar nas partes do doc;
  3. visualizar as mídias+info+ visualização rápida; e
  4. visualizar os workshops associados ao doc de percurso (DOCTELA, [s./d.]).

 

2.1.6 A adaptação dos produtores de conteúdo à tecnologia webdoc

 

Produtores como os canais educativos BBC de Londres,RAIda Itália, TVE da Espanha ou Discovery são feitos para a TV.A TVE da Espanha está se aventurando nas produções de documentários para a web, visto que o primeiro acaba de sair, oBulgarach,[1]que discorre sobre como sobreviver a um apocalipse maia. O documentário – que está na plataforma on-line da emissora – já recebeu vários prêmios de crítica e inovação.

As primeiras investidas nacionais

As primeiras tentativas de interação digital de que se tem memória foram os programas deTV que misturavam ficção e realidade, como o brasileiro Você decide, que na década de 1980 era transmitido pela Rede Globo e dava ao telespectador a oportunidade de escolher por telefone o final de cada história, sendo o formato do programa exportado para várias televisões de todo o mundo.Havia ainda o gamedinamarquêsHugo,criado pela empresa InteractiveTelevisionEntertainment e exibido no Brasil no anos 1990 pela CNT. Nesse game o telefone servia como um console para que um telespectador sorteado movimentasse o personagem e jogasse o game ao vivo.

 

O pioneirismo nos web docs

Os pioneiros na produção de conteúdo digital foram os franceses, mas a maior produtora de filmes e documentários para plataformas digitais web é a canadense NationalFilmBoard,[2] agência de filmes oficial do governo canadense fundada em 1930 e que se atualizou em todas as épocas, passando por todas as plataformas de comunicação. Os filmes produzidos por essa produtora adotam a idéia da multe plataforma e todos os recursos das novas tecnologias.

Como recursos e propostas que podem ser usados para informar e instigar os web documentários em aulas e cursos, podemos citarum filme web sobre o Museu do Louvre, com visão em zoom e 360 graus, sendo possível ver todas as obras de arte em detalhes, links, informações catalogadas de cada obra. Em História,pode-se fazer uma viagem à Grécia Antiga, com os seus filósofos e pensadores e todos os recursos desse meio. E ainda viajar ao tempo de Cristo, com detalhes históricos dramatizados, links com várias informações, imagens computadorizadas e atuais, visão de lugares em todos os ângulos. Em Geografia, é possível visualizar os detalhes cartográficos, os links com os tipos de plantas. Em Medicina e Direito Forense, o corpo humano pode ser observado em todas as perspectivas e tamanhos com minuciosidade de imagens e informações, além da possibilidade de acesso a links para documentários sobre doenças físicas e psiquiátricas.

Usando todos os recursos das novas tecnologias digitais, atualmente temos as plataformas de produções cinematográficas on demand ou sob demanda, como Netflix, em que há,além de filmes de estúdios e produtoras convencionais, os filmes produzidos pela própria empresa. Esses filmes têm recursos extras que só podem ser acessados na plataforma digital, mas é possível veiculá-los sem os extras em qualquer meio; são chamados de filmes transmídias ou para qualquer mídia.

Atualmente,além dos aparelhos de suporte para transmissão de audiovisuais,há pesquisas com projeção holográfica que inserem as pessoas no ambiente do filme.

Produções inovadoras e novas plataformas

Na França,neste ano está em cartaz a exposição de arte Carrières de Lumières, em que as obras de arte são projetadas nas paredes,no chão e no teto.

A sensação de entrar na essência da arte dos artistas expostos é fantástica.

 

[1] Documentário disponível em:<http://lab.rtve.es/webdocs/bugarach/>.

[2]NationalFilmBoard disponível em: <https://www.nfb.ca/>.

Pode-se usar a holografia –projeção de imagem tridimensional no ar –em shows de artistas já falecidos em duetos ou em reuniões em que o articulador não pode estar em todos os lugares.[1]

 

 

[1]É importante ressaltar que até hoje não existe uma forma de projeção de imagens no ar sem projetor.

O filme sobre a vida de Van Gogh – "LovingVicent" – é a primeira animação feita apenas com pinturas a óleo, uma verdadeira imersão no mundo do pintor. O filme teve uma equipe de mais de 100 pintores trabalhando incansavelmente, já que são necessárias cerca de 12pinturas para a montagem de um segundo do longa.

Aotodo,150 artistas de todo o mundo dedicarem-se durante dois anos à criação de mais de 62.450 telas-frame, que resultaram em 95minutosde filme. A lógica da obra foi reproduzir o estilo de Van Gogh e refletir sobre a sua vida e as circunstâncias controversas da sua morte. O projeto foi caro, tendo sido financiado pelos fãs por meio de plataformas na internet.

Técnicas e projetos brasileiros de veiculação e produção de webdocs

 

No Brasil, temos a chamada educomunicação, que nada mais é doque inserir o audiovisual na educação como forma de consolidar e emitir conhecimentos com e por meio das diversas categorias do audiovisual.

A educomunicação surgiu a partir das pesquisas desenvolvidas pelo Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) da Universidade de São Paulo (USP) no final da década de 1990, entre 1997 e 1999, após a realização da Pesquisa Perfil do Educomunicador – visível nas ações do movimento social em toda a América Latina a partir dos anos 1960, através da comunicação alternativa e de resistência, assim como da educação popular.

Trata-se de um terreno investigativo-funcional que sugere uma manifestação, a começar de diversas vertentes básicas, como ensino para a mídia; utilização de mídias no ensino; criação de matérias educativas; administração igualitária dos meios de comunicação; e execuçãoepistêmica e prática da concepção. Há quem compreenda a educomunicaçãocomo um sistema de ensino cujoobjetivo sugere a idealização de biossistemas acessíveis, reflexivos einovadores com ligação linear entre os participantes e os membros colaborativos de conteúdos, empregando várias linguagens e recursos de ênfase, arte e divulgação.

Como se compreende pela denominação, é a junção da educação com a comunicação, multimídia, associativa e multidisciplinar. Pode ser ampliada em qualquer meio de desenvolvimento, não estando condicionada ao domínio da educação convencional, apesar de vários experimentos no Brasil ocorrerem em escolas, principalmente com crianças e adolescentes.

A educomunicação também é conhecida resumidamente como educom. Como modelos de educomunicação, podemos citar o uso de rádio escola, webrádio virtual, jornal comunitário, videogames, softwares de autoensinoon-line, podcasts, blogs, fotografia, elaboração de notícias para propagação em mídias alternativas (EDUCOM USP, 2011).

No Brasil, várias organizações, movimentos sociais e alguns projetos governamentais desenvolvem programas de educomunicação que possuem em comum a promoção ao protagonismo infanto juvenil, como também a horizontalidade da comunicação, tentando diminuir as diferenças hierárquicas entre educadores e educandos, ampliando o acesso à cultura e à informação de maneira crítica e autônoma.

Como suporte inovador de projeção com tecnologia brasileira, citamos como exemplo a projeção em domo, ou seja, a projeção em um ambiente em forma de cúpula.

O software de projeção é uma tecnologia 100% brasileira adotada em todo o mundo. A projeção em 360º em domo exige de seis a oito projetores e tem como resultado a imersão do telespectador no ambiente projetado; todos os ambientes de uma sala estarão no contexto do filme.
A forma de projeção em 360º é uma verdadeira imersão no filme projetado. Inicialmente foi usada em festivais de músicas por VJsedepois estendida a planetários para melhor entender o universo. Agora é ampliada para os mais diversos assuntos,como o projeto“Arte Palavra Alimento” no Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, sendo “A escolha pela realização das performances em domos [...] para promover a imersão do visitante no assunto" (AVPRO, [s./d.]).
Existe até um festival de filmes e projeções diversas em domo que aconteceu entre os dias 17 e 20 de maio de 2017, na cidade de Jena, na Alemanha, intitulado 11º Full dome Festival (LEE, 2017).
 

A produção de webdocs para a área acadêmica

 

No meio acadêmico a transmídia ou os multimeios podem enriquecer, além das aulas presenciais, uma legião de alunos de cursos a distância que têm como único meio de informação as teleaulas.

Segundo pesquisas da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED, [s./d.]), em 2003 a educação a distância continha apenas 49.911 alunos, a quantidade saltou para 1.143.552 cerca de 10 anos depois. Em 2014, já eram 3,8 milhões; e para 2017 beiram os 4 milhões, contando cursos livres, profissionalizantes, graduações e pós-graduações. O número de alunos a distância de graduações e pós-graduações deve chegar a 2 milhões.

Por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB) existem hoje cursos de mestrado e doutorado com teleaulas em polos em universidades públicas espalhadas pelo Brasil. Vejamos abaixo os cursos com o maior número de matrículas.

 

Tabela 1 – Cursos EaD mais procurados em 2016

Direito

11%

Administração

9,1%

Pedagogia

8,7%

Engenharia Civil

4,6%

Ciências Contábeis

4,5%

Enfermagem

3,5%

Psicologia

3%

Formação de Professor de Educação Física

2,4%

Arquitetura e Urbanismo

2,1%

Engenharia de Produção

2,1%

Fonte: Censo de Educação Superior 2016 (INEP, [s./d.]).

 

Tabela 2 – 15 maiores cursos EaD de licenciatura em 2016

Pedagogia

44,4%

Formação de Professor de Educação Física

12,2%

Formação de Professor de História

5,8%

Formação de Professor de Matemática

5,6%

Formação de Professor de Biologia

5,4%

Formação de Professor de Língua/Literatura Vernácula (português)

5,0%

Formação de Professor de Geografia

3,6%

Formação de Professor de Língua/Literatura Vernácula e Língua Estrangeira Moderna

2,7%

Formação de Professor de Língua/Literatura Estrangeira Moderna

2,7%

Formação de Professor de Química

2,4%

Formação de Professor de Física

1,7%

Formação de Professor de Artes Visuais

1,4%

Formação de Professor de Filosofia

1,3%

Formação de Professor de Sociologia

1,2%

Formação de Professor de Música

1,0%

Fonte: Censo de Educação Superior 2016 (INEP, [s./d.]).

 

Devemos considerar ainda que escolas, cursos e universidades presencias necessitam cada vez mais do auxílio das aulas sintetizadas e com estudos mais aprofundados sobre diversos assuntos.

Os webdocs oferecem ainda o benefício da coprodução, pois os usuários podem ajustar a obra através de chats ou fóruns, o que torna os ouvintes produtores ou curadores das obras.

O levantamento de recursos de produção também tem se tornado mais facilitado, através de crowfunder de telespectadores em potencial que se identificam com determinados temas por ativismo ou identidade, convergindo em produção de cultura e conhecimento.

Esse mercado só tende a crescer e se desenvolver em todos os setores no mundo todo.Assim sendo, os webdocs são uma maneira de instigar o aluno a imergir na área de estudo a partir de assuntos propostos ou problemas latentes da sociedade que carecem de pesquisas e soluções, atendendo aos apelos por conhecimentos do mundo atual para o futuro.

 

 

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Percebe-se que,além de aguçar o interesse dos alunos, as aulas ministradas com a ajuda de vídeos com multifunções em multiplataformas –como documentários, narrativos ou dramatizados com funções extras –podem revolucionar a aprendizagem, aumentado a qualidade e a produtividade de pesquisas.Isso tornaa busca do conhecimento incitante, com ilimitadas fontes e métodos em muitos ângulos e pontos de vista,miscigenando pesquisas e ampliando horizontes; não taxativa ou preconcebida, sempre procurando eliminar ruídos que impeçam de se propagarem e instigarem o pesquisador, o professor ou o aluno.

Não cabe aqui estabelecer níveis de inovação, uma vez que a tecnologia comunicativa está em constante mutação, por isso discorremos sobre tecnologias de última geração ou hi-tech. Em vista disso, os webdocsestão aprimorando meios e conceitos nessa constante e infindável busca do conhecimento.

A mídia feita para TV e cinema é passiva e não evolui além do que foi gravado. Já a mídia para multimeios tem a interatividade como chave-mestra, sendo os conteúdos informativos.

A digitalização da produção com programas e métodos totalmente digitais avançou a produção e a propagação do conhecimento, pois antes as fitas magnéticas eram manipuladas para montagem de som e imagens na produção final e na propagação por multe meios diferentes, como os padronizados para TV, rádio e cinema de anos atrás.

No meio acadêmico a trans mídia ou os multe meios podem enriquecer, além das aulas presenciais, uma legião de alunos de cursos a distância que têm como único meio de informação as tele aulas.

 

 

REFERÊNCIAS

 

ABED. Associação Brasileira de Educação a Distância. Disponível em: <http://www.abed.org.br/site/pt/>. Acesso em: 10 nov. 2017.

 

AVPRO. Dome/Cúpula: projeção em 360o. Disponível em: <http://avpro.pt/cupulas-projecao-360-graus/>. Acesso em: 11 nov. 2017.

 

BRASIL TALIAN. Sua rádio tem Programa Italiano (TALIAN)? Disponível em: <http://www.brasiltalian.com/2016/07/sua-radio-tem-programa-italiano-talian.html>. Acesso em: 10 jun. 2017.

 

CARRIÈRES DE LUMIÈRES. Disponível em: <http://carrieres-lumieres.com>. Acesso em: 22 jun. 2017.

 

CHAVES, Laís. Educação a distância é a que mais cresce no Brasil, segundo censo do MEC. Universia Brasil, 22 fev. 2016. Disponível em: <http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2016/02/22/1136578/educacao-distancia-cresce-brasil-segundo-censo-mec.html>. Acesso em: 19 jun. 2017.

 

DOCTELA. Descubra o que é webdocumentário. Disponível em: <http://doctela.com.br/webdoc/descubra-o-que-e-webdocumentario>. Acesso em: 12 jun. 2017.

 

EDUCOM USP. O que é educomunicação. 23 nov. 2011. Disponível em: <https://educomusp.wordpress.com/2011/11/23/o-que-e-educomunicacao>. Acesso em: 21 jun. 2017.

 

FUVESTIBULAR. 1 Periodização – Literatura Brasileira Vestibulando Digital. 14 fev. 2014. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=KTHxbh8FA7Q>. Acesso em: 10 maio 2017.

 

GALILEU. Filme sobre Van Gogh será a primeira animação longa-metragem feita somente com pinturas a óleo. 29 fev. 2016. Disponível em: <http://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2016/02/filme-sobre-van-gogh-sera-primeira-animacao-feita-somente-com-pinturas-oleo.html>. Acesso em: 22 jun. 2017.

 

GAZETA DE ALAGOAS. Realidade aumentada começa a transformar o mundo do trabalho. 21 dez. 2016. Disponível em: <http://gazetaweb.globo.com/gazetadealagoas/noticia.php?c=299041>. Acesso em: 12 maio 2017.

 

IADAROLA, John. Michael Jackson HologramatBillboard Music Awards.21 maio 2014. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=fVUvWOESZLY>. Acesso em: 10 jun. 2017.

 

INEP. Censo de Educação Superior.Disponívelem: <http://portal.inep.gov.br/censo-da-educacao-superior>. Acessoem: 19 nov. 2017.

 

INSTITUTO VANGUARDA. História da educação a distância no Brasil. Disponível em: <http://institutovanguarda.com.br/conteudo.php?id=2&tabela=hoCreditoEstudantil>. Acesso em: 26 out. 2017.

 

LEE, Bruno. Criado por brasileiros, software de projeção em domos está em 40 países. Folha de S. Paulo, 30 jun. 2017. Disponível em: <http://m.folha.uol.com.br/mercado/2017/06/1897065-criado-por-brasileiros-software-de-projecao-em-domos-esta-em-40-paises.shtml>. Acesso em: 3 jul. 2017.

 

RADIOFAM. Linha do tempo do rádio no Brasil. Disponível em: <http://projetos.eusoufamecos.net/radiofam/linha-do-tempo-do-radio-no-brasil/>. Acesso em: 12 out. 2017.

 

RIO NEGRO. La Nasatendráun simulador hecho por un argentino. 21 dic. 2007. Disponível em: <http://www1.rionegro.com.ar/diario/2007/12/21/200712v21s08.php#>. Acesso em: 15 maio 2017.

 

TV CULTURA. Um pouco de história. Disponível em: <http://www2.tvcultura.com.br/radioam/sobream.htm>. Acesso em: 11 jun. 2017.

 

 

 

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