06/11/2019

Evento gratuito destaca o ecossistema empreendedor acadêmico

Palestra_durante_ciclo_empreendedor_universit%c3%a1rio-1

O empreendedorismo deve ser fomentado e praticado desde a sala de aula e as universidades precisam enxergar melhor esse cenário. Essa é uma das ideias que especialistas vão defender durante o Ciclo Empreendedor Universitário (CEU), que acontece, dia 9 de novembro, na sede do BTG Pactual, em Botafogo. Gratuito e aberto ao público, as inscrições podem ser feitas pelo link https://www.sympla.com.br/cicloeubr

Entre os diversos assuntos, o programa vai debater sobre prós e contras do diploma universitário para o mercado de trabalho; vai falar como a educação muda vidas; como transformar um projeto de pesquisa em uma ferramenta de gestão; experiências de investidores que criaram negócios milionário; economia solidária e empreendedorismo comunitário; entre outros.

 

As conferências vão contar com a participação de importantes nomes do mercado, como, por exemplo, a Dra. Maria Beatriz Balena, reitora da Universidade Veiga de Almeida; Maria Frastrone, Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do IBMEC; prof. Dr. Gilberto Silva, partner da Multiversa; investidor anjo Ricardo Majela; Koffi Amouzou, diretor da escola de negócios da Faculdade São José.

Novo cenário empreendedor

Segundo Amanda Eloi, palestrante, administradora e fundadora do CEU, as universidades brasileiras estão, em sua maioria, desconectadas do mercado de trabalho e precisam conectar melhor os alunos com o mercado de trabalho, atuando sempre com foco em resolução e solução de problemas reais e atuais. “É preciso auxiliar os alunos no desenvolvimento de soluções, de forma a ensiná-los a colocar em prática toda a teoria de sala de aula”.

Eloi diz ainda que o cenário empreendedor tem modificado a cada ano. Por exemplo, a pesquisa do SEBRAE, divulgada recentemente sobre o perfil do microempreendedor individual (MEI), mostrou que jovens de 18 a 29 anos têm liderado o ranking dos que mais procuram o MEI. “Ou seja, a faixa etária de maior parte dos universitários. Por isso, esse é um tema tão importante para o meio acadêmico”.

- Para que as universidades possam se manter relevantes, precisam incentivar e apoiar o empreendedorismo acadêmico com a criação de empresas juniores, startups, incubadoras, laboratórios de fomento entre outros. A disciplina de empreendedorismo deveria ser mais fomentada no ensino presencialmente, já que é transdisciplinar e pode estar presente em todos os cursos de graduação - conclui.

Serviço:

Ciclo Empreendedor Universitário - CEU

Data: 09/11

Horário: das 9h às 19h

Gratuito e aberto ao público

Local: Sede da BTG Bactual no Rio de Janeiro

Endereço: Centro Empresarial Mourisco, Praia de Botafogo, 501 - Botafogo

Inscrições pelo link: https://www.sympla.com.br/cicloeubr

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×