17/09/2014

Evento em Brasília debate a mobilidade do conhecimento

Conselheiros da União Européia e do Brasil defenderam a implementação de medidas para estimular troca entre países

 

Teve início nessa segunda-feira (15), em Brasília, a 8ª reunião da Mesa-Redonda da Sociedade Civil União Europeia-Brasil. Durante o painel sobre Mobilidade do Conhecimento, principal tema do evento, conselheiros de ambas as delegações defenderam a implementação de medidas que propiciem e estimulem o compartilhamento do conhecimento entre os países europeus e o Brasil.

Para o português Mário Soares, representante do Comitê Econômico e Social Europeu (CESE), e Naomar Monteiro de Almeida, do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) ainda há muito que fazer para garantir o intercâmbio de conhecimento, pesquisa e inovação.

Embora tenham ressaltado os progressos proporcionados por programas de mobilidade específicos como o Erasmus e o Ciências Sem Fronteiras, Soares e Almeida ressaltaram a necessidade de avançar principalmente no que diz respeito à burocracia, fator que, segundo eles, limitaria a circulação de estudantes, professores e pesquisadores. 

A dificuldade de reconhecimento dos diplomas e a incompatibilidade entre as instituições de ensino no que diz respeito aos parâmetros de acreditação oferecidos por elas também foram apontados pelos conselheiros como grandes entraves.

O conselheiro do CDES frisou a criação de vários programas voltados para o ensino superior, bem como a ampliação do número de universidades, de campis, de docentes e matrículas. Cada universidade brasileira ainda possuí um sistema de acreditação próprio, o que faz com que, muitas vezes, a mobilidade nacional se torne mais difícil que a internacional”, explicou.

Mário Soares afirmou que a cooperação internacional tem papel muito importante nesse sentido, uma vez que pode fazer com que os Estados se comprometam em prol da mobilidade. O representante do CESE defendeu ainda que o direito universal à educação e ao acesso ao saber. “O direito ao conhecimento não pode ser uma opção”, pontuou.

O diálogo sobre a mobilidade do conhecimento no âmbito da Mesa-Redonda foi iniciado no última encontro entre CDES e CESE, realizado em Bruxelas, no ano passado. Na ocasião, o assunto foi escolhido pelos conselheiros como tema central da 8 reunião. 

A programação do evento continua nesta terça-feira (16) com painéis sobre mobilidade urbana, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e novos indicadores para além do PIB.

Fonte: Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×