15/10/2025

Evento destaca valorização dos profissionais da educação

Realizado pelo MEC, 1º Encontro Nacional dos Centros de Formação da Educação Básica reuniu representantes de todo o país para fortalecer políticas de formação continuada e integrar experiências regionais.

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), promoveu o 1º Encontro Nacional dos Centros de Formação da Educação Básica, entre os dias 7 e 10 de outubro. O evento ocorreu no auditório do edifício da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília, e reuniu cerca de 70 representantes dos centros de formação estaduais, distrital e das capitais, além de técnicos e gestores do MEC.  

O encontro teve como principal objetivo fortalecer e articular os centros de formação em todo o país, estimulando integração e troca de experiências, metodologias e boas práticas entre diferentes regiões. A iniciativa faz parte do Programa de Formação de Diretores e Técnicos da Educação Básica (Proditec), voltado à valorização e à formação continuada dos profissionais da educação.  

Segundo o coordenador-geral de Formação de Gestores e Técnicos da Educação Básica do MEC, Roberto Júnior, o evento representa uma mudança importante na política de formação do país. “O grande objetivo deste encontro é aproximar os centros de formação, promovendo a troca de informações sobre as diversas ações formativas. O principal propósito é fortalecer a aproximação entre o MEC e os centros de formação, para que possamos construir uma grande rede nacional de formação de profissionais da educação.”  

Programação – Durante quatro dias de atividades, que incluíram palestras, oficinas, painéis e momentos de socialização, os participantes discutiram temas centrais para a educação básica, como alfabetização, educação em tempo integral, formação de diretores e desafios do trabalho docente.  

A diversidade de experiências e realidades regionais foi uma das grandes riquezas do encontro. Para Maria Inez Pereira de Alcântara, da Secretaria Municipal de Educação de Manaus, o evento foi essencial para fortalecer as formações nos municípios. “O principal ganho é justamente essa aproximação entre o MEC e os centros de formação. Mostrou várias possibilidades de realizar esse trabalho de forma mais significativa para os professores e os demais profissionais da educação.”  

De Santa Catarina, Adecir Pozzer destacou a importância do intercâmbio de práticas como inspiração para os estados que estão estruturando seus centros. “Professores preparados certamente têm um impacto significativo na aprendizagem dos estudantes. É excelente ouvir tantas experiências belíssimas que ocorrem em todo o Brasil.”  

A riqueza das trocas também foi ressaltada por Clévia Suyene Cunha de Carvalho, da Secretaria Municipal de João Pessoa. “Foi uma iniciativa muito acertada do MEC essa aproximação com os centros de formação. Saímos daqui com uma bagagem ainda maior de experiências, ideias e reflexões.”  

Para Carla Mendonça Lisboa Bernades, da Secretaria Estadual de Goiás, o encontro trouxe entusiasmo e inspiração. “Nestes dias, estamos vivendo experiências maravilhosas, marcadas pelo compartilhamento de boas práticas.” Já Geisi dos Santos Nicolau, do Rio de Janeiro, resumiu o sentimento coletivo: “É um momento único e muito importante para estabelecermos relações com diferentes centros de formação do país. O encontro está incrível.”  

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB - 15.10.2025

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×