Evento apresenta práticas pedagógicas para alfabetização
Nesta terça-feira, 21 de outubro, o canal do Ministério da Educação (MEC) no YouTube transmitiu o webinário “Práticas e ações pedagógicas para a alfabetização de todas as crianças”, evento direcionado a professores da educação básica, equipes técnicas das secretarias de educação e articuladores da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (Renalfa).
O encontro on-line trouxe reflexões sobre diferentes conceitos de alfabetização em língua portuguesa e matemática. Além disso, foram discutidas estratégias didáticas eficazes, fundamentadas nos resultados das avaliações formativas elaboradas pelo MEC em parceria com as secretarias de educação e com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As práticas pedagógicas apresentadas buscam orientar o planejamento, a intervenção em sala de aula e o acompanhamento do processo de aprendizagem dos estudantes.
“As dificuldades dos estudantes do 1º ao 3º ano podem estar no campo da linguística, aquele da apropriação do sistema alfabético-ortográfico; ou no campo interativo, da compreensão do texto; ou ainda no campo sociocultural, da produção de texto. A partir de uma avaliação de como os seus estudantes estão no processo de alfabetização é que a professora saberá o melhor jeito de atuar”, explicou a professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Renata Sperrhake.
Também participante da mesa de discussões, a secretária da Secretaria Municipal de Educação de Queimadas (RN), Rachel Castanha, destacou que o município vai terminar o ano de 2025 com 97% das crianças alfabetizadas no 2º ano. “Costumo dizer para as pessoas que trabalham comigo que crianças de sete anos são como passarinhos de bico aberto, com fome de aprender, e resta a nós, gestores da educação, tomarmos a decisão política de oferecer o melhor para os nossos estudantes”, afirmou.
CNCA – O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada tem como finalidade garantir o direito à alfabetização das crianças brasileiras até o final do 2º ano do ensino fundamental e foca a recuperação das aprendizagens das crianças de 3º, 4º e 5º ano afetadas pela pandemia. O CNCA estabelece, entre seus princípios, a promoção da equidade educacional, sendo considerados aspectos regionais, socioeconômicos, étnico-raciais e de gênero; a colaboração entre os entes federativos; e o fortalecimento das formas de cooperação entre estados e municípios.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB) - 21.10.2025