Evento apresenta materiais de matemática para anos iniciais
O webinário Matriz de Descritores e Materiais de Formação Matemática – Anos Iniciais, realizado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta terça-feira, 9 de setembro, apresentou os elementos que compõem a Matriz de Descritores, bem como os materiais de formação elaborados para apoiar o ensino e a aprendizagem da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental.
Representando o MEC, a coordenadora-geral de Formação de Professores, Lucianna Magri de Melo Munhoz, mediou o encontro com as professoras Fabiana Fiorezi de Marco e Mariana Martins Pereira, ambas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e autoras do material, disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC (Avamec).
“O único bom ensino é aquele que se adianta ao desenvolvimento”, foi citando o psicólogo russo Lev Vygotsky que a professora Fabiana Fiorezi deu início à sua apresentação. “Essa frase nos lembra que ensinar e avaliar não podem ser práticas isoladas e que precisam caminhar juntas para promover aprendizagem com sentido e significado para o sujeito. O ensino organiza e direciona as aprendizagens, enquanto a avaliação precisa acompanhar, analisar e retroalimentar esse percurso”, explicou.
A professora Mariana Martins completou que “a grande contribuição desse material é trazer à tona o que é essencial nos conceitos matemáticos porque a criança, compreendendo isso, consegue resolver todas as questões propostas”.
O público-alvo foram integrantes da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (Renalfa), além de equipes técnicas das secretarias de educação e professores da educação básica.
CNCA – O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada tem como finalidade garantir o direito à alfabetização das crianças brasileiras até o final do 2º ano do ensino fundamental e foca a recuperação das aprendizagens das crianças do 3º, 4º e 5º ano afetadas pela pandemia. O CNCA estabelece, entre seus princípios, a promoção da equidade educacional, sendo considerados aspectos regionais, socioeconômicos, étnico-raciais e de gênero; a colaboração entre os entes federativos; e o fortalecimento das formas de cooperação entre estados e municípios.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB - 09.09.2025