Evasão nos cursos de EaD
Por Claudinei José Martini
Professor, Especialista em Educação a Distância, Mídias na Educação e Ensino de Ciências.
O uso do computador no processo de aprendizagem tem sido uma das formas mais recorrentes de introdução de seu uso nas atividades didáticas.
Atualmente, a EaD é a modalidade educacional com uso intensivo da tecnologia e da comunicação a serviço do conhecimento, tendo como principal característica a separação física entre professor e aluno, diferentemente do ensino presencial. Caracteriza-se também por levar o acesso ao saber e a informação à regiões distantes dos grandes centros, a um público que de outra forma permaneceria excluído deste processo se não houvesse a democratização do uso da informática. Tal concepção educacional, comprometida socialmente, jamais pode primar por uma noção estreita de formação de mão de obra, deve ir além disto, formando sujeitos atuantes e produtores de conhecimento.
Porém, a alta evasão acadêmica preocupa e impõe às Instituições de Ensino Superior o desafio de minimizar tal fato, conscientizando alunos da importância em relação a gerenciar o tempo de estudos necessários para um relevante desempenho, oferecendo informações sobre as responsabilidades de ambos, bem como o planejamento de estudos necessário para um bom desempenho escolar.
Como a EaD exige do aluno uma dedicação aos estudos maior do que o presencial, é equivocada a ideia que muitas pessoas fazem sobre a facilidade na realização de um curso on-line, mas por outro lado esta modalidade de aprendizagem desenvolve no estudante a disciplina, o comprometimento e a autonomia com os conteúdos propostos.
Diante disto, muitos autores e estudiosos do tema apontam a fuga de alunos das instituições de ensino pela dificuldade com relação ao gerenciamento do tempo de estudos, a redação de textos, a tutoria, a qualidade dos materiais didáticos e o sistema avaliativo.
Em artigo publicado, Santos et al (2009) apontava as mesmas características em pesquisa realizada junto a um curso de licenciatura, verificando que a maioria das causas de evasão se davam também extrinsecamente ao curso, fazendo referência a jornada de trabalho dos alunos e questões de problemas de saúde.
Entender melhor estes fatos e pensar estratégias metodológicas de flexibilização dos currículos podem evitar frustrações às expectativas criadas nos alunos ao iniciar um curso a distância.
REFERÊNCIA
SANTOS, Elaine Maria dos; OLIVEIRA NETO, J. D. Evasão na educação a distância: identificando causas e propondo estratégias de prevensão. Paidéi@ (Santos), v. 2, p. 1-28, 2009.
Santos, E.M. ; OLIVEIRA NETO, J. D. . Evasão na educação a distância: identificando causas e propondo estratégias de prevenção - Qualis B5 (educação). Paidéi@ (Santos), v. 2, p. 1-28, 2009