07/10/2024

Estudos do Patrimônio Arqueológico na cidade de Urandi e Pindaí-Bahia

Imagem79

A equipe de arqueólogos da Patrimônio Consultoria conduziu, entre agosto e setembro de 2024, estudos de impacto ao patrimônio arqueológico na zona rural dos municípios de Urandi e Pindaí, visando à implantação dos empreendimentos da Mineração Ferro Verde e da Linha de Transmissão Ferro Verde, que fornecerá energia para a mineração. 
Embora a região tenha um passado histórico significativo, não foram encontrados elementos arqueológicos de cultura material móvel ou sítios arqueológicos na área destinada à Mineração Ferro Verde. No entanto, na área da Linha de Transmissão, foram identificados compartimentos ambientais de interesse arqueológico que demandarão investigação mais aprofundada por meio de sondagens na próxima fase dos estudos, prevista para ocorrer nos próximos três meses.
Nesse sentido, a Ferro Verde Mineração, em colaboração com a coordenação dos estudos arqueológicos, enviará em breve os dados conclusivos ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para avaliação do relatório e obtenção do parecer técnico referente aos estudos realizados. 
Ademais, é fundamental destacar que, ao se deparar com vestígios ou sítios arqueológicos em qualquer região, é imprescindível estabelecer contato com o IPHAN, especialmente com a superintendência do IPHAN na Bahia, ou com uma universidade local que desenvolva pesquisas nessa área de conhecimento.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×