Estudos do Patrimônio Arqueológico na cidade de Pojuca-Bahia, Recôncavo Baiano
Equipe de Arqueólogos da Patrimônio Consultoria realizaram entre os dias 17 e 18 de julho do corrente ano, na zona rural do município de Pojuca, Bahia, atividades prospectivas relacionadas a Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico na área onde será implantado empreendimento Gasoduto Tiê-Cedro.
O empreendimento "Gasoduto Tiê-Cedro" tem como finalidade a movimentação de gás natural produzido, que receberá do compressor situado na Estação Tiê com destino as instalações onde será processado, na Unidade de Processamento de Gás Natural de Catu (UPGN de Catu). Este gasoduto está sendo projetado para escoar 100.000 Nm³/dia de gás natural de forma segura, estável e contínua, desde a Estação Tiê até Cedro. O trecho em licenciamento corresponde a 2.549,35 metros lineares. Devido à natureza de revolvimento do solo a implantação do empreendimento causará interferência sobre as condições vigentes do solo, sendo necessário os estudos do Patrimônio Arqueológico.
Apesar do passado histórico do Recôncavo Baiano onde está localizada a cidade de Pojuca, especificamente na área do empreendimento não foram encontrados achados fortuitos de natureza arqueológica ou sítios arqueológicos para salvamento.
Nesse contexto, a PetroRecôncavo, deverá nos próximos dias enviar os dados conclusivos ao IPHAN para avaliação do relatório e obter o parecer técnico dos estudos. Salienta-se, no entanto, a importância do contato com o IPHAN ao identificar vestígios ou sítios arqueológicos em uma determinada região, bem como a possibilidade de buscar apoio junto à superintendência do IPHAN Bahia ou as universidades próximas que desenvolvam pesquisas nessa área de conhecimento.