24/09/2024

Estudos do Patrimônio Arqueológico na cidade de Barra do Garças, Mato Grosso

No mês de fevereiro do corrente ano, a equipe de arqueólogos da Patrimônio Consultoria realizou, no município de Barra do Garças, Mato Grosso, atividades prospectivas como parte da Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico na área destinada ao projeto de Ampliação e Revitalização do Porto do Baé. O empreendimento visa à revitalização de uma área de lazer e turismo, incluindo a construção de uma pista de caminhada e uma ciclovia, com extensão aproximada de 1.370 metros e 4,02 metros de largura, margeando os rios das Garças e Araguaia, no centro da cidade de Barra do Garças.
Devido à interferência prevista no solo com a implantação do projeto, foi necessário realizar estudos arqueológicos para avaliar possíveis impactos sobre o Patrimônio Arqueológico local. Embora o município de Barra do Garças possua um passado histórico relevante e vários sítios arqueológicos já registrados, não foram identificados achados fortuitos de natureza arqueológica ou sítios arqueológicos na área específica do empreendimento que justificassem ações de salvamento.
No entanto, além da avaliação de impacto, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) solicitou a análise das gravuras e o monitoramento arqueológico durante o processo de instalação de uma proteção em vidro no remanescente arqueológico do Monólito Barra do Garças, ação realizada em julho. Durante esse processo, foram conduzidas atividades detalhadas de registro fotográfico, cópia das gravuras em folhas plásticas, medição precisa do monólito e da profundidade dos sulcos, além de uma análise técnica das gravuras, buscando identificar os métodos de produção, como raspagem ou picoteamento.
A Prefeitura de Barra do Garças está finalizando a preparação dos dados conclusivos a serem enviados ao IPHAN, para que este possa avaliar o relatório e emitir o parecer técnico sobre os estudos realizados. Ressalta-se a importância do contato com o IPHAN sempre que vestígios ou sítios arqueológicos forem identificados em uma determinada área, além da possibilidade de buscar apoio junto à superintendência do IPHAN em Mato Grosso ou universidades da região que desenvolvam pesquisas arqueológicas, contribuindo para a proteção e o estudo do patrimônio cultural.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×