18/11/2020

Estudos arqueológicos são realizados em trechos da BR116 Sul na Bahia

Estudo do patrimônio arqueológico foram realizados em trechos da BR 116 Sul na Bahia para o licenciamento ambiental que permitirá a duplicação dessa via. Foram levantadas algumas áreas de interesse arqueológico que possivelmente com a anuência do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN) permitirá o salvamento arqueológico dos sítios levantados e/ou monitoramento das áreas impactadas com a duplicação.

Durante os estudos, os arqueólogos levantaram quatro sítios arqueológicos históricos com distribuição de vestígios em superfície e subsuperfície como louças (finas) brancas e decoradas, cerâmica, vidros, abobe e piso lajota estilo colonial. Foi levantado um outro sítio, este, multicomponencial com presença de provável duas ocupações no mesmo ambiente, mas em diferentes divisões de tempo. Um sítio com elementos pré-históricos e históricos apresentando como cultura material: cerâmica pré-histórica decorada (digitada), lasca de sílex e elementos colonial como fragmentos de vidro, telhas e louças distribuídos por uma área muito ampla.

Nesse contexto, o potencial arqueológico local, caracterizado a partir da pesquisa de dados secundários e primários traz importantes dados sobre a história pretérita de um determinando local, e agora destacado para os municípios de Brejões, Poções e Manoel Vitorino na Bahia.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×