Estudantes serão premiados por atividades de promoção dos direitos humanos
Por Juliane Sacerdote, da Agência Brasil
Brasília - Alunos do ensino médio e superior que relatarem suas experiências em projetos que envolvam a promoção dos direitos humanos podem concorrer ao Prêmio Direitos Humanos 2006. Em sua 12ª edição, o tema será Educação em Direitos Humanos e Construção da Paz.
Em entrevista à TV Nacional, Hebert Barros, assessor da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, destacou nesta sexta-feira (27) a importância do envolvimento dos jovens: "Além de escreverem sua reflexão, eles podem compartilhar suas experiências práticas, seja de projetos na própria escola ou em grupos da comunidade”.
O principal objetivo, na avaliação de Barros, é despertar o interesse dos jovens por temas como o cotidiano e uma “convivência melhor”, conseguida por meio do conhecimentos dos direitos humanos.
O prêmio envolve outras seis categorias, onde serão analisados projetos que tragam situações atuais, e em diversos estados. O assessor lembra que os projetos bem-sucedidos podem servir de exemplo para escolas ou outras instituições.
As inscrições vão até o dia 6 de novembro e as dúvidas podem ser esclarecidas por meio do e-mail pdh@sedh.gov.br