29/06/2016

Especialistas pesquisam eficácia do PBL na modalidade online

*Carolina Fraga

Resultados mostram que a aprendizagem baseada em problemas também pode ser desenvolvida com sucesso no EAD

O Problem-Basead Learning (PBL), ou Aprendizagem Baseada em Problemas, é uma ferramenta utilizada por Instituições de Ensino para desenvolver um maior engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem. Comumente adotada em cursos de saúde, a metodologia tem se expandido no mundo e no Brasil, inclusive em outras áreas do conhecimento. Recentemente, outra novidade está chamando a atenção dos profissionais que se interessam por metodologias ativas, o OPBL, ou PBL Online, que é a versão virtual da Aprendizagem Baseada em Problemas. A metodologia foi tema de uma pesquisa publicada na revista “Education for Health”, em março deste ano, por uma equipe de pesquisadores brasileiros orientados pelo professor holandês Henk Van Der Molen. Dentre eles, o professor da Escola de Saúde Pública do Ceará e membro do programa Docência na Saúde, desenvolvido pela Carta Consulta, Dr. José Batista Cisne Tomaz.

Segundo o Professor José Batista, atualmente existem poucos dados disponíveis sobre a efetividade do PBL Online, embora alguns países já estejam utilizando a metodologia em cursos livres. “A literatura descreve bem os cursos à distância tradicionais, que utilizam aulas expositivas através de vídeos, por exemplo.  Porém, vários estudos demonstram que esta metodologia não é muito efetiva. O nosso desafio era mostrar como utilizar o PBL através de ferramentas à distância”, afirma.

Resultados

Para verificar a eficácia da metodologia, os pesquisadores desenvolveram um curso para capacitar 60 profissionais da área de saúde da grande Fortaleza e de alguns municípios do interior do estado do Ceará através do PBL Online. Foram quatro turmas de 15 alunos, cada uma contando com um facilitador.

José Batista explica que a preocupação foi manter os mesmos princípios e técnicas usados no PBL presencial, só que os adaptando ao ambiente online.

A principal ferramenta de interação utilizada foi o fórum virtual. Cinco situações-problema foram propostas ao longo do curso. A coordenação previa um tempo de 10 a 12 dias para que os participantes, divididos em pequenos grupos, pudessem discutir e resolver cada problema. Os alunos contaram com um chat para o aprofundamento de determinados aspectos levantados pelas situações-problema e para o esclarecimento de possíveis dúvidas. Além do fórum e do chat, foi utilizada uma biblioteca virtual onde os participantes tinham acesso ao material de pesquisa.

Através de testes cognitivos e de habilidades aplicados antes e após a realização do curso, foi medida a aprendizagem dos grupos de alunos. Os resultados demonstraram que o PBL Online trouxe ganho importante de conhecimentos e habilidades aos participantes.

Para o professor, o desenvolvimento educacional de um país continental como o Brasil demanda a utilização de metodologias que alcancem profissionais de diferentes regiões, daí a importância da pesquisa. “No Ceará, por exemplo, há mais de 1.300 equipes de saúde da família que muitas vezes não possuem capacitação em alguns atendimentos específicos. Como qualificar tanta gente presencialmente? O ensino à distância minimiza este tipo de problema. O curso pode ser feito em casa, no computador, usando as ferramentas de EAD”, conclui. 

A pesquisa pode ser acessada em: http://www.educationforhealth.net/article.asp?issn=1357-6283;year=2015;volume=28;issue=3;spage=187;epage=193;aulast=Tomaz

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