Espanha oferece 20 bolsas de estudo para brasileiros
Interessados em estudar nas universidades espanholas têm até 7 de novembro para se inscrever no edital Conexão Cultura Brasil
A Universidade de Barcelona e a Complutense de Madrid estão oferecendo 20 bolsas para estudantes brasileiros em 2015. Os interessados em estudar em uma das instituições espanholas têm até o dia 7 de novembro para se inscrever no edital Conexão Cultura Brasil #Intercâmbios.
As duas universidades espanholas estão entre as instituições parceiras do edital, lançado no dia 31 de julho de 2014, e que conta com um investimento total de R$ 4 milhões. A expectativa é de que mais de 500 brasileiros recebam ajuda de custo para participar de eventos culturais e artísticos, festivais, cursos de arte, técnicos ou acadêmicos, assim como de eventos de negócios culturais, entre novembro de 2014 e março de 2015.
Barcelona
Na Universidade de Barcelona, há quinze bolsas parciais (50% do custo da matrícula) destinadas aos brasileiros: cinco vagas para o curso de Pós-Graduação em Cooperação e Gestão Cultural Internacional e dez para o curso de Pós-Graduação em Turismo Cultural, ambos realizados em modalidade semipresencial.
O curso de Cooperação e Gestão Internacional, que abordará as bases estratégicas de cooperação cultural, desenho de projetos e gestão e análise cultural aplicada, ocorre entre dezembro de 2014 e julho de 2015. A segunda etapa será presencial, entre os dias 12 e 30 de janeiro de 2015. O curso de Turismo Cultural, que terá foco em uma perspectiva interdisciplinar, será entre janeiro e julho de 2015, com uma etapa presencial que se estende entre 9 e 20 de março de 2015.
Madri
Na Universidade Complutense de Madri, a oferta é de cinco bolsas. Três dessas oportunidades são voltadas para interessados em compor um grupo de estudos e evento acadêmico sobre patrimônio imaterial.
O intercâmbio tem duração de um mês, tendo início em janeiro de 2015. As duas vagas restantes destinam-se à realização de estágio profissional, entre janeiro e março de 2015, na La Cultora, plataforma cultural vinculada ao mestrado em Gestão do Patrimônio Cultural da universidade. Uma dessas vagas é para pesquisador da área de impactos econômicos do patrimônio cultural, e a outra, para profissional com interesse em apoiar tecnicamente os projetos de patrimônio incubados pela plataforma.
Fonte: Ministério da Cultura